Interpretação de texto – Acerte todas as questões do seu concurso

Série Dicas

Interpretação de texto para concurso é um tema de grande importância. Todas as principais bancas, como Cebraspe, Vunesp, FCC, FGV tem esse tópico garantido na prova de português. É relevante tanto para provas de nível médio, como de nível superior, então é super importante que você saiba como interpretar! Acompanhe o artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre interpretação de texto!

interpretação de texto

O que é interpretação de texto?

Interpretar um texto é destrinchar as informações essenciais do discurso, de forma que a mensagem seja entendida pelo leitor. É importante não só para português, mas para todas as matérias, porque qualquer questão exigirá que o candidato seja capaz de entender o que é pedido nos enunciados.

Qual é a importância da análise do discurso para a leitura e interpretação de texto?

A Análise do Discurso  é uma ciência que consiste em analisar a estrutura de um texto e, a partir disto, compreender as construções lógicas presentes. A análise do discurso é uma adaptação contextual da estrutura discursiva, levando em consideração os princípios básicos da comunicação verbal: emissão, recepção e compreensão.

Mas o ponto mais importante da análise do discurso é o sentido e ele varia! Muda em função do contexto, da estética, da ordem do discurso e da forma como o texto foi construído. O sentido do discurso é sempre determinado pela forma como o leitor o interpreta. Sua finalidade é transmitir uma mensagem que alcance seu objetivo, mesmo que esse dependa da interpretação do receptor.

Interpretação de textos para concursos

Nas questões de concurso é importante compreender e interpretar. O nível da compreensão é entender aquilo que está escrito. Já o nível da interpretação pede que o leitor deduza informações levando em consideração o sentido do texto, que tem de estar relacionadas à lógica textual, para chegar a determinadas conclusões com base naquilo que o autor do texto escreveu.

Também é importante, na interpretação textual, prestar atenção à pontuação, já que uma vírgula pode mudar o sentido de uma ideia, além de outros elementos gramaticais como conjunções e preposições.

O que é um texto dissertativo?

Antes de falar sobre como interpretar um texto, vale a pena estudar sobre os textos dissertativos, que são os mais explorados pelas bancas de concurso. Um texto dissertativo poderá ter duas classificações: expositivo ou argumentativo.

  • Dissertativo expositivo: na categoria expositiva o autor do texto apenas apresenta seu ponto de vista sobre o assunto, sem o propósito de convencer o leitor. 
  • Dissertativo argumentativo: há a intenção de convencer e persuadir o leitor através de conhecimentos plausíveis, além do ponto de vista do autor.

Os mais comuns em questão de concursos são os dissertativos argumentativos, logo é importante treinar bastante para ser capaz de compreender com êxito a ideia expressa pelo autor.

Como interpretar um texto?

Passos fundamentais: analisar, compreender e interpretar.

Por meio da análise, primeiro há a identificação do tipo do texto, a problemática, os argumentos utilizados pelo autor, dentre outros.

A compreensão leva em consideração recursos de linguagem, referências e contexto.

O último passo é  a interpretação de texto, que é a junção de todos os elementos.

Como resolver uma questão de interpretação de texto?

Primeiro, leia com muita atenção. Marque as palavras-chave de cada período. Outra dica que poderá facilitar é passar o texto para a ordem direta: sujeito + verbo + complemento.

Depois, leia todas as alternativas, e muito cuidado para não ser induzido ao erro ou cair em pegadinhas. Se possível, anote o erro em cada cada uma delas.

Três pontos de atenção ao verificar as alternativas:

  • Sentido além do contido no texto principal;
  • Informações incompletas;
  • E informações omissas, mas deduzíveis (não estão expressas, mas o contexto mostra sua existência).

Outras dicas para interpretação textual

1 – LEIA COM ATENÇÃO: Leia o texto com calma e atenção. Se for o caso, anote os pontos importantes e reformule frases na ordem direta.

2 – ATENÇÃO AO QUE SE PEDE: Às vezes a interpretação está voltada a uma linha ou palavra do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma.

3 – CUIDADO COM A INTERPRETAÇÃO: Não fuja do contexto apresentado pelo autor.

4 – DIVIDA O TEXTO: Para melhor compreensão, divida o texto em parágrafos ou partes.

5 – CUIDADO COM VOCÁBULOS: muitas bancas usam sinônimos ou antônimos para tentar confundir os candidatos, além de palavras similares na escrita, mas com significados distintos.

6 – OLHE TODAS AS ALTERNATIVAS: Analise todas as alternativas, ainda que ache que a primeira está correta.

7 – FAÇA MUITAS QUESTÕES: Faça várias questões da banca do seu concurso! O treino é super importante para não cair em pegadinhas ou erros que poderiam ser evitados.

Aproveite o banco de questões do Estude Grátis! Estude interpretação de texto aqui.

Aproveite essas dicas e bons estudos!


2 Comentários

  1. Uandha Cristiny Neves Silva disse:

    Muito bom. Obrigada por contribui com o meu conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Carregando...