Concurso Engenheiro Florestal – Saiba Mais

Série Dicas

O concurso engenheiro florestal é de nível superior, mas um engenheiro poderá aplicar para vagas de nível médio. Com editais abertos principalmente em prefeituras, todos os anos há vagas para a área. Saiba mais no artigo abaixo.

concurso engenheiro florestal

O que faz um engenheiro florestal?

O engenheiro florestal é responsável por avaliar o potencial dos diversos ecossistemas e planejar o crescimento de negócios com cuidado quanto à sustentabilidade e preservação da flora e da fauna locais na comercialização e produção de bens, ou no manejo da área afetada.

As principais áreas de atuação são: fiscalização, manejo florestal, tecnologia de produtos florestais, silvicultura, educação.

Concurso Engenheiro Florestal

Abrem vagas para engenheiros florestais, principalmente em prefeituras, universidades federais e agências de meio ambiente. Tanto para engenheiro, quanto para analista ambiental.

Requisitos Cargo Engenheiro Florestal

Curso Superior em Engenharia Florestal e registro no respectivo Conselho de Classe.

Funções Engenheiro Ambiental

Analista Ambiental :  Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito municipal, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais. Executar outras tarefas referentes ao cargo; executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, compatíveis com a função.

Engenheiro Florestal: Buscar a preservação dos recursos naturais em harmonia com a produção econômica; Realizar estudos sobre a produção e a seleção de sementes, buscando o melhoramento genético das espécies vegetais, analisando as condições do meio ambiente; Elaborar estudos e projetos técnico-científicos visando implantar reflorestamento puro e misto, para formação de florestas econômicas ecológicas; Elaborar estudos e projetos técnico científicos visando desenvolver o plantio de árvores frutíferas tropicais; Prestar assistência técnica aos responsáveis pelo funcionamento e manutenção do viveiro de produção de mudas florestais e de árvores frutíferas tropicais da Secretaria Municipal de Agricultura para atender à demanda local dos produtores rurais; Elaborar o inventário florestal efetuando o monitoramento continuo dos parâmetros técnicos no campo, para acompanhar o desenvolvimento de florestas plantadas e avaliar seu crescimento, seu estado fisiológico e determinar a época de corte; Estudar e elaborar métodos de exploração racional de florestas de cicio rápido, plantadas com fins econômicos; Executar outras tarefas referentes ao cargo; Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, compatíveis com a função.

Quais são as matérias mais cobradas?

As matérias comuns para todos os cargos mais cobradas são:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções de Direito.

Abaixo estão as dez matérias específicas mais cobradas em um concurso de engenheiro florestal:

  • Ecologia Florestal;
  • Dendrometria;
  • Sementes, produção de mudas e viveiros florestais;
  • Silvicultura:  Implantação e condução de povoamentos florestais;
  • Manejo Florestal;
  • Código Florestal;
  • Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais;
  • Inventário Florestal;
  • Colheita Florestal;
  • Recuperação de áreas degradadas.

Qual é o salário de um concurso engenharia florestal?

Varia de para cada órgão, mas gira em inicial de R$ 2000,00 até R$ 7000,00, ou mais, a depender da carreira.

Quais são as fases do concurso?

Geralmente um concurso engenheiro florestal é dividido em:

  • Prova objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Avaliação de Títulos.

Qual o prazo de vigência de um concurso engenheiro florestal?

As seleções podem ser válidas por até dois anos, a contar da data de divulgação do resultado final, com possibilidade de ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Como estudar concurso engenheiro florestal?

Hoje, o diploma de graduação não é a única garantia de destaque profissional. É preciso ir além e buscar formas de se aperfeiçoar em sua área de atuação. Nesse aspecto, ingressar em cursos de especialização e de pós-graduação é uma excelente forma não só de garantir um diferencial no currículo, mas de adquirir novos conhecimentos para concurso engenheiro florestal.

Procurar bons cursos online, apostilas e pdf’s é uma opção. Olhar editais antigos, resolver questões de anos anteriores, bem como focar nas matérias específicas é uma alternativa. Também podem conferir questões para a área no próprio Estude Grátis.

Gostaram das dicas? Escreva nos comentários.

nível fundamental concursos públicos abertos processo  seletivo todos os níveis 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Carregando...

Leia o post anterior:
Concurso Defensoria Pública SP – Saiba Mais

O concurso Defensoria Pública SP oferece vagas para nível superior para graduados em Direito. Saiba mais no artigo abaixo.  ...

Fechar