Curso Aprenda a pesquisar no google Básico

Historial

Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da Internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projecto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objectivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram seu objectivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.

Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador percam o menor tempo possível, sem distrações.

Fundada em:   04 de Setembro de 1998

Local:   Mountain View, Santa Clara, Califórnia, EUA

Sede:   Mountain View, Santa Clara, Califórnia, EUA

Principais pessoas: Eric E. Schmidt, CEO/Director

Sergey Brin, Presidente de Tecnologia

Larry E. Page, Presidente de Produtos Slogan

Indústria:   Internet

Produtos:   Lista de ferramentas e   serviços do Google

Nº empregados:   10.674 (Ano 20011 – 26 316)

Página oficial:   www.google.com

O que é um Motor de Busca?

Um motor de busca é uma base de dados de ficheiros da Internet obtida através de um programa de computador e no qual se pode pesquisar. A indexação é feita a partir dos ficheiros obtidos. Não existe nenhum critério de selecção para os ficheiros obtidos.

Um motor de busca é constituído por:

Aranha, programa que percorre a WWW de ligação em ligação, identificando e lendo páginas.

Index, base de dados que contêm uma cópia de cada página recolhida pela Aranha.

Motor de busca, software que permite aos utilizadores realizarem buscas, sendo os resultados ordenados por ordem de relevância.

Pesquisa Básica:

Para fazer uma pesquisa no Google, basta digitar algumas palavras-chave sobre o tema em questão e pressionar a tecla “[Enter]” ou clicar no botão de (Pesquisa Google) para obter uma lista de resultados referentes as palavras-chave.

googlepes

Palavras descartáveis:

“http”;

“.com”;

assim como dígitos ou letras sozinhas uma vez que só tornam mais lenta a pesquisa:

“e”, “a”, “o”, etc… googlee

Maiúsculas, minúsculas ou acentos interessam?

Não reconhece a diferença:

“FESTA”     =   “festa”;

“FesTA”   =   “festa”;

“água”  =  “agua”  ;

“excelência”   =  “excelencia”;

P.S. – Embora ele aceite [“água”= “agua”], não devemos escrever com erros ortográficos para não nos habituarmos no dia-a-dia.

Elementos presentes nas páginas de resultados:

A => Tópicos – Seleccione o tópico adequado ao tipo de pesquisa que pretende:

Web – procura em toda a rede Internet, desde páginas web, blogs, ficheiros, etc;

Imagens – mostra todas as imagens referentes ao tema escrito;

Grupos – são grupos em regra de discussão sobre determinados temas ou assuntos;

Noticias – permite ver as noticias que circulam na net e procurar pelas mais atualzadas;

B => Botão “Pesquisa“ – Prima este botão para submeter outra pesquisa. Pode também fazê-lo premindo a tecla ‘Enter‘;

pesq

C => Pesquisa Avançada – Liga a uma página que lhe permitirá restringir a sua pesquisa, se necessário;

D => Campo de Pesquisa – Para solicitar uma pesquisa no Google, escreva algumas palavras-chave sobre o assunto a pesquisar.  Prima Enter ou pressione o botão “Pesquisa Google” para obter uma lista de resultados relevantes.

E => Preferências – Liga a uma página que lhe permite definir preferências, incluindo o número de resultados por página a apresentar por defeito, a linguagem, e como monitorizar os resultados usando o filtro SafeSearch.

F => Barra de Estatísticas – Descreve a sua consulta e indica o número de resultados devolvidos, assim como a quantidade de tempo necessária para completar a consulta;

G => Título da Página – A primeira linha do resultado é o título da página web encontrada. Ocasionalmente, em vez de um título encontrará um URL, o que significa que essa página não tem título;

H => Texto debaixo do título – Este texto é um excerto da página-resultado com os seus termos de pesquisa a negrito. Estes excertos permitem-lhe prever o contexto no qual os seus termos de pesquisa aparecem na página.

I => URL do Resultado – Este é o endereço web do resultado.

J => Tamanho – Este número é o tamanho da parcela do texto da página web encontrada.

K => Na Cache – Fazer click no link em cache irá permitir-lhe ver o conteúdo da página no momento em que foi indexada pelo motor de busca. Se, por alguma razão, o link do site não o leva à página actual, pode visualizar a versão em cache e encontrar a informação de que necessita aí. Os seus termos de pesquisa são realçados na versão em cache.

L => Páginas Semelhantes – Quando selecciona o link de Páginas Semelhantes num resultado concreto, o Google irá automaticamente procurar a web por páginas relacionadas com esse resultado.

Outros elementos presentes:

Pesquisa nos resultados – este link permite-nos fazer uma nova pesquisa dentro da pesquisa feita anteriormente.

Ou seja, se procurei pelo termo “Médico”, e agora pretendo que me apareça os resultados que forem da especialidade de “Reumatologia”, então devo: Deslocar-me para o fim da página, e clicar no link (Pesquisar nos Resultados);

De seguida escrever o segundo termo pretendido, como se encontra no exemplo abaixo e depois clicar em [Pesquisar nos Resultados].

imagem1 imagem2

Ferramentas e Idiomas – depois de clicar no link, abre-se uma página que me vai permitir:

imagem3 imagem4

imagem5

Truques para refinar a pesquisa:

Frequentemente, o simples adicionar de palavras a uma pesquisa de âmbito alargado, pode reduzir o número de resultados obtidos, até encontrar o que pretende, para isso irei dar algumas dicas nas próximas páginas.

É ainda possível procurar por frases, bastando para tal adicionar marcas de citação (informática e processamento de dados).

Dois tipos de Pesquisa:

1.Modo de Pesquisa Avançada.

imagem6

2.Pesquisa com Marcas de Citação ou parametrizada;

“” ; + ; ; ~ ; OR ; AND ; allintext: ; allintitle: ; etc…

Pesquisa Avançadaimagem7

Esta caixa de texto permite-me seleccionar o Idioma pretendido.imagem8

 

 

 

Apenas – só apareceram os ficheiros com a extensão seleccionada na figura ao lado;

Não – aparecem todas as extensões menos a seleccionada na caixa ao lado direito

imagem9imagem10

Permite-me seleccionar o tipo de Ficheiro pretendido. ->

 

 

 

 

Em qualquer altura – devolve todas as pesquisas referentes a qualquer data;

Últimas 24 horas – devolve todas as pesquisas referentes as ultimas 24 horas;

Última Semana – devolve todas as pesquisa existentes com data referente aos últimos 7 dias;

– (…);

Último ano – devolve todas as pesquisa existentes com data inferior a um ano.

imagem11Em qualquer lugar da página – mostra todas as ocorrências referentes aos temas em qualquer lugar da página;

No titulo da página – devolve todas as pesquisas, onde o tema está presente no titulo da página;

No corpo da página – devolve todas as pesquisas, onde o tema está presente no corpo da página;

No endereço da página – devolve todas as pesquisas, onde o tema está presente no endereço da página;

Em Links para a página – devolve todas as pesquisas, onde o tema está presente em Links dirigidos a página.

imagem14

Apenas –mostra somente as pesquisas seleccionadas referentes ao domínio escolhido no campo de inserção;

Não – mostra todos os domínios existentes menos os seleccionados no campo de inserção. imagem12

Não filtrados por licença – retorna e devolve todas as pesquisas sem filtros de licença;

Livre de usar ou compartilhar – devolve todas as pesquisas de uso livre e que permitem a partilha, Exemplo: (software gratuito)

Com a excepção para usos comerciais;

Livre de usar ou compartilhar, mesmo compartilhar – devolve todos os itens de pesquisas de uso livre e livre partilha, mesmo para usos comerciais;

Livre de usar ou modificar – devolve todos itens de pesquisa de uso livre onde é permitido fazer a alteração ao original;

Exemplo: “S.O. Linux”

Livre de usar, compartilhar ou modificar, mesmo comercialmente – os itens pesquisados são de uso livre, de livre partilha ou alteração referente ao original e é permitida a sua livre comercialização.

imagem14

Pesquisa por página específica

 a2

https://baixaki.ig.com.br – este endereço pertence a um site de onde se pode fazer downloads.

Logo: vai-me devolver uma pesquisa a onde as páginas serão semelhantes e referentes a conteúdos idênticos ao desta página em questão.

Vai-me devolver todas as páginas que contenham algures dentro delas um link que me redirecione para esta página

Pesquisa com Marcas de Citação:

Busca básica
Texto da busca O que será pesquisado
feriado viagem As duas palavras
Bermudas OR Grécia A palavra Bermudas ou a palavra Grécia
Paz e amor A frase exacta: Paz e amor.
salsa dance A palavra salsa, mas não a palavra dance
banana +abacaxi A palavra banana e a palavra abacaxi
Google ~tutorial As duas palavras e os sinónimos da segunda (guia,

ajuda, manual …)

Busca avançada:
Palavra-chave Definição Exemplo
allinanchor: Todas as palavras

pesquisadas aparecem

nos textos âncora de

links para a página.

allinanchor: telefones
inanchor: Termos aparecem em

textos âncora de links

para a página.

pizzaria inanchor:gourmet
allintext: Todas as palavras

pesquisadas aparecem

no texto da página.

allintext: trabalho bem pago
intext: Termos aparecem no

texto da página.

Agricultura intext:batata
Palavra-chave Definição Exemplo
allintitle: Todas as palavras

pesquisadas aparecem

no título da página.

allintitle: Google Advanced
title: Termos aparecem no

título da página.

flu shot intitle:help
allinurl: Todas as palavras

pesquisadas aparecem

na URL da página.

allinurl: google faq
inurl: Termos aparecem na

URL da página.

inurl:print site:www.linux.org
Busca restrita:
Palavra-chave Definição Exemplo
date: Busca apenas entre um

intervalo de meses

ONU date: 3
site: Busca apenas em um website

ou domain.

Teste site:www.lse.ac.uk,

Teste site:edu

[#]..[#] Busca por um intervalo de

números.

DVD player $100..150
filetype:

ou ext:

Busca arquivos do tipo

especifico.

Batata filetype:pdf

Batata ext:pdf

link: Mostra páginas que apontam

para a URL.

link:www.google.com
safesearch: Exclui conteúdo adulto. safesearch: sexo idade
Ferramentas calculadora básica:
Operador Função Exemplo
+ ou plus Adição 12 + 34 ou three plus four
ou minus Subtracção 3.4 – 5.6 ou five minus two
* ou times Multiplicação 56 * 7 ou six times nine
/ ou divided by Divisão 7 / 8 ou ten divided by

two

% of ou percent of Percentagem de 45% of 39
mod ou % Resto (o resto da

divisão)

15 mod 9 ou 15 % 9
Operador Função Exemplo
^ ou ** Potenciação 2^5 ou 2**5
the nth root of Raiz enésima 4th root of 16,

[Raiz quadrada] sqrt(16),

[Raiz Cubica] cube root of 109

reciprocal of Inverso de reciprocal of 7
Ferramentas de conversões:
Unidade Como usar:

unid. antiga in unid. nova

Unidades possíveis
Dinheiro 25 USD in Euros  US Dollars (USD), Euros,

Britain Pounds (GBP)

Massa 150 lbs in kg kilogram ou kg, grams ou g,

grains, pounds ou lbs,

carats, stones, tons, tonnes

Comprimento 3 miles in km meters ou m, miles, feet,

Angstroms, cubits, furlongs

Volume x gallons, liters ou l, bushels,

teaspoons, pints

Unidade Como usar:

unid. antiga in unid. nova

Unidades possíveis
Área 2 acres in sq km square kilometers, acres,

hectares

Temperatura 98.6 f in c Celsius ou c, Fahrenheit ou f
Time 1 year in seconds days, seconds ou s,

centuries, sidereal years,

fortnights

Electricidade 100 volts in picovolts volts ou v, picovolts, amps

ou a, ohms, henrys

Unidade Como usar:

unid. antiga in unid. nova

Unidades possíveis
Energia 160 lbs*40 ft in

Calories

Calories, British thermal

units (BTU), joules, ergs,

foot-pounds (Atenção:

Calories” são as kilocalorias

chamadas “calorias” pelos

nutricionistas)

Força 1 hp in watts,

500 V * 3 A in KW

watt ou W, kilowatts ou KW,

megawatts ou MW,

horsepower ou HP

Unidade Como usar:

unid. antiga in unid. nova

Unidades possíveis
Ângulo 90 degrees in radians degrees ou radians
Quantidade 1 great gross in dozens dozen, baker’s dozen,

gross, great gross, score

Informática 2 bytes in bits bits, bytes, kbytes
Unidade Como usar:

unid. antiga in unid. nova

Unidades possíveis
Sistema

Numérico

1500 in hex, 64 in

binary, LVII in decimal

decimal, hexadecimal ou

Hex, octal, binary, roman numerals (Prefixe números  hexadecimais com Ox, números octais com Oo e números benários com Ob.

Exemplo: Ox7f + Ob100101)

Serviços GOOGLE:
Nome URL Definição
Google Imagens images.google.com Busca de imagens
Google News news.google.com. Mostra as noticias mais recentes.
Froogle www.froogle.com Busca de produtos em

lojas.

Google Groups groups.google.com Arquivo do grupo de

discussão Usenet .

Nome URL Definição
Google Catalogs catalogs.google.com Busca em catálogos online.
Google Labs labs.google.com Test-drive de produtos e serviços do Google.
Blogger www.blogger.com Comece seu blog aqui.
Google Maps maps.google.com Mapas e fotos de satélite do mundo.
Nome URL Definição
Google Videos video.google.com Busca de vídeos.
Google Music www.google.com/musicsearch Busca de músicas.
Google Alerts www.google.com/alerts Receba via e-mail os resultados da sua busca.
Google Escola scholar.google.com Busca pela literatura escolar.
Nome URL Definição
Google Directory directory.google.com Busca baseado em directórios (categorias).
Google Moon moon.google.com Mapas e fotos de satélite da Lua.
Google Books books.google.com Busca avançada pelo conteúdo de vários livros.
Ferramenta de Idiomas www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR Tradutor de textos e sites do Google.

 

O GOOGLE como calculadora:

Para utiliza-la é bastante simples, basta acessa a página do Google, digitar a conta que queremos fazer ou as unidades para conversão e apertar <Enter> ou clicar em “Pesquisa Google” e sua conta ou conversão será feita.

Mas você sabe os símbolos utilizados para o cálculo? Vamos à uma lista:

* (asterísco) = Multiplicação. Ex: 8 * 4 = 32

/ (barra) = Divisão. Ex: 32 / 8 = 4

+ (sinal de positivo) = Soma. Ex; 1 + 1 = 2

– (sinal de negativo) = Subtração. Ex: 2 – 1 = 1

^ (acento circunflexo) = Exponenciação. Ex: 2^3 = 8

Cálculos Complexos

É possível também utilizar expressões aritméticas para que o Google calcule automaticamente essas expressões, por exemplo, você pode digitar ((3 * 9)^2) + (4 * 3) e o Google dará o resultado corretamente, nesse caso, 741.

Convertendo Unidades

Existe também a função de conversão de unidades sendo que, para isso, basta você digitar x unidades para unidade  (ex: 2 galões para litros) e você terá a resposta de que 1 galões equivalem à 7,57082357 litros. Tente converter, por exemplo, milhas para quilômetros, polegadas para centímetros e outras que você tenha necessidade, basta respeitar a lógica deX unidades para unidade-destino e você terá a sua conversão feita automaticamente.

Resumos

1. “KEEP IT SIMPLE”

Não há nada que o Google mais goste que simplicidade! Ao tentar pesquisar por algo, seja directo. Se procura por automóveis usados insira “automóveis usados“, mas se no entanto quiser restringir a pesquisa a apenas carros usados de uma determinada marca, insira “automóveis usados bmw” ou “bmw usados“.
A simplicidade irá fazer muito por si.

2. UTILIZE PALAVRAS-CHAVE SIMPLES

O uso de palavras-chave poderiam ser incluídas no ponto anterior visto que são um factor para simplificar a pesquisa, no entanto é importante referir determinados pormenores.
Não utilize frases feitas na primeira pessoa nem frases complexas tais como “quero comprar um computador com muitas luzes para mim“. Se pretende pesquisar sobre compra de computadores, basta inserir “comprar computador“!
Provavelmente irá obter resultados semelhantes em qualquer uma das pesquisas, mas no primeiro caso, estes serão menos abrangentes e menos directos do que realmente deseja.

3. ESCREVA PORTUGUÊS CORRETAMENTE

Mesmo usando abreviaturas e recorrendo ao calão, o Google por vezes ajuda e até “adivinha” o que queríamos dizer. No entanto como poderá calcular, não é um bom método e pode priva-lo de muitos resultados relevantes para a sua pesquisa.

4. DESCREVA O QUE PESQUISA POR POUCAS PALAVRAS

Ao efectuar uma pesquisa, não se esqueça que o Google utiliza todas as palavras, e cada palavra que colocar irá limitar a quantidade de resultados obtidos. Utilize poucas palavras, e se não obtiver o que deseja, vá acrescentando palavras que vão de encontro ao que pretende. Comece por pouco e continue a partir daí. Nunca o contrário!

5. EXCLUA ALGUMA PONTUAÇÃO

O Google refere que na maioria dos casos a pontuação utilizada nas pesquisas é ignorada, tais como @#$%^&*()=+[] e outros caracteres especiais. No entanto existem excepções! Quando são usados caracteres como + ao referir a linguagem de programação “C++”, o Google não irá ignorar. O mesmo acontece com o ‘ $ ‘ e ‘ € ‘ no caso de pesquisar quantias monetárias e também o ‘ _ ‘ para unir algumas palavras.

Ajuda google:

https://www.google.com/support/?hl=pt_BR

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011