Curso de Sobrancelhas depilação

Entendendo os pêlos e a Pele

pelos

Em alguns locais do corpo humano, os pelos parecem não fazer falta. É o caso dos pelos do queixo, do buço e das axilas. No entanto, eles servem para proteger a nossa pele.

Pêlos como cabelos protegem o couro cabeludo do efeito dos raios solares. Já os cílios impedem que a claridade afete os olhos de forma excessiva.

Em outras partes do corpo, os pelos têm a função de não deixar a poeira e diferentes impurezas invadirem nosso organismo. É o caso dos pelos que ficam nas cavidades do nariz e dentro da orelha e que, às vezes, nem vemos. Eles funcionam como um filtro da sujeira externa. Por isso, por mais que a ausência de pelos nesses locais seja desejada, o profissional deve tomar o cuidado de não retirá-los em excesso.

Na depilação, o ideal é retirar das narinas e das orelhas somente os pelos visíveis, ou seja, os que ficam para fora e interferem na aparência das pessoas. Nesse caso, pode-se usar cera depilatória ou instrumentos específicos, como uma tesourinha com pontas arredondadas (que diminui o risco de machucar a pele) ou aparadores de pelos.

Além da atenção especial com os pelos, há muitos cuidados a serem tomados com a pele no momento da depilação. A pele é uma camada que envolve o corpo humano. Ela tem várias funções.

1)Proteger contra o sol, a sujeira, as impurezas e os organismos que estão no ar.

2)Captar sensações quando alguém ou alguma coisa nos toca (percepção tátil), como a sensação de dor que ocorre quando damos pancadas ou batidas, muitas vezes sem querer.

3)Regular a temperatura do nosso corpo.

4)Manter a quantidade de água do corpo, protegendo-o contra a desidratação.

5)Produzir diversas sensações, como calor, frio, dor etc. Isso acontece porque a pele tem terminações nervosas que vêm do cérebro

6)A pele do nosso corpo é composta de três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas atua de um jeito para garantir que a pele cumpra suas funções.
Epiderme – É a camada superior da pele, que fica em contato com o ar e a protege do sol, de sujeiras etc.
Derme – É a camada do meio da pele. Ali nascem os pelos e se formam as glândulas sudoríparas e sebáceas. As sensações de calor, frio, dor têm origem nessa camada.
Hipoderme – É a camada mais profunda da pele.

Tipos de pele

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Oleosa

Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.

A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

Pele Mista

Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Pele Sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

Depilação e os tipos de pele

Cada tipo de pele requer cuidados específicos no momento de depilar e de escolher os produtos que podem ser usados. Veja alguns desses cuidados a seguir.

Na pele seca, os poros fechados podem dificultar a retirada dos pelos mais resistentes, tornando a depilação um pouco mais dolorida.

Já na pele oleosa, a aderência das ceras é mais difícil. É preciso tirar um pouco a oleosidade antes de aplicar esses produtos. Para isso pode-se passar um pouco de talco e evitar a aplicação de qualquer tipo de creme hidratante ou óleo antes da depilação.

As peles mais sensíveis e acneicas, que ficam irritadas ou escamam com facilidade, exigem maior atenção.

A espessura dos pêlos e a depilação

Há problemas relacionados aos pelos que devem ser observados antes de qualquer tipo de depilação.

O mais comum é a foliculite, conhecida popularmente como pelo encravado. Trata-se de uma infecção que ocorre nos folículos pilosos e é causada por bactérias. Ela pode assumir o aspecto de uma espinha ou de pontos pretos (os pelos que não conseguem romper a pele).

Há pessoas que sofrem com esse problema sem nenhuma razão aparente. Outras desenvolvem a foliculite por causa do excesso de calor, umidade ou pela alta sensibilidade da pele ao uso constante de lâminas no barbear ou na depilação. A depilação, para quem tem foliculite, pode provocar manchas na pele, pois, por causa da infecção, há maior produção de pigmentos.

Mas saiba: após a depilação com cera, o uso de hidratante, álcool, perfume, talco e desodorante também pode causar foliculite, principalmente em pessoas que tenham tendência a desenvolvê-la. Nesse caso, procure usar produtos específicos para evitar esse problema.

Outra doença de pele igualmente relacionada aos pelos é o furúnculo. Ela resulta da ação de bactérias que causam uma inflamação nos folículos pilosos ou nas glândulas sebáceas. Ocorre, principalmente, em regiões do corpo onde há mais atrito e transpiração e nas quais existem muitos pelos, como pescoço, face, axilas, virilhas e nádegas.

Além da foliculite e do furúnculo, há um terceiro problema relacionado à presença de pelos: o hirsutismo, que é o crescimento de pelos grossos e escuros nas mulheres em áreas onde normalmente eles não deveriam aparecer.

Algumas pessoas pensam que esses pelos indesejados só nascem no rosto da mulher que sofre de hirsutismo. Mas eles podem aparecer em vários lugares, em diferentes quantidades, e, como depilador, você deve reconhecê-los

Depilação da sobrancelha Passo-a-Passo

Consiga uma régua ou lápis. Para fazer uma depilação da sobrancelha correta, é necessário tomar algumas medidas. Uma depilação da sobrancelha não é complicado, e para obter sobrancelhas perfeitas, este passo é crucial.

Com um lápis ou uma régua marca 4 linhas imaginárias: seu nariz, até o início da sobrancelha (A-B), a partir do seu nariz até o fim da sobrancelha (C-D) da aresta de topo do nariz até o fim da sobrancelha (G-H ) e virada para a frente na extremidade da pupila do lado oposto do nariz (E-F). Consulte a imagem a seguir:
imagem-a-seguir

Faça os pontos-chave. Depois de conseguir as medidas deve colocar pequenas marcas como um guia para a depilação da sobrancelha seja eficaz. A marca da linha E-F marca o ponto mais alto da sobrancelha, as outras linhas definem por onde começar e terminar a sobrancelha.

Decida a espessura de sua sobrancelha. O próximo passo para a depilação da sobrancelha é decidir a maior parte delas. Depilar. Agora simplesmente executa a depilação da sobrancelha nas áreas em torno das marcas com o método de sua escolha.

 

Métodos de depilação de sobrancelhas

Pinça:
Esse é método mais tradicional de todos e pode demorar um pouco mais do que a cera ou a linha, por exemplo. Mas a depilação com pinça tem a vantagem de remover o pelo pela raiz, fio a fio, e esse método ainda deixa os pelos das sobrancelhas mais curtos, além de não agredir tanto a pele.

Cera:
O método preferido de algumas e o pior para outras que dizem não suportar a dor, embora muitas tantas achem moleza, então, o que muitos desconfiam é que esse movimento de “puxar a cera”, com o tempo, vai se tornando suportável.

Porém, a cera tem a desvantagem de poder causar manchas na pele a longo prazo, por outro lado, quanto ao fato de poder causar flacidez no tecido, a depilação com cera causa um trauma muito superficial, agride a camada protetora da pele, mas não consegue levar ao rompimento das fibras de colágeno ou elastina.

Mas o método pode, sim, causar manchas. Como agride a pele, a cera pode ocasionar um processo inflamatório em que há estímulo na produção de melanina e, por isso, leva ao escurecimento da região das sobrancelhas.

Linha:
A depilação de sobrancelhas com linha é uma técnica milenar, criada no Egito, para muitas é o método mais doloroso, porém, a desvantagem para por aí, é a única desvantagem, é um processo menos agressivo que os demais, reduz o crescimento dos pelos e não escurece a região depilada, e mais, é super indicado para quem faz uso de cosméticos com ácido ou possui algum tipo de alergia.

Depilação de Sobrancelha com Pinça:

1º Passo:

Limpe a região da sobrancelha com demaquilante, loção ou tônico. Esses produtos abrem os poros e facilitam a depilação. Em seguida penteie a sobrancelha para alinhar os fios dentro do desenho.

2º Passo:

Com o cabo da escovinha delimite os pontos de início, curvatura e final da sobrancelha seguindo as proporções do seu rosto e marque um lápis, como ilustra a imagem acima.

3º Passo: 

Com a pinça retire os pêlos que ficam entre as duas sobrancelhas (meio dos olhos) e fora da marcação final da sobrancelha. Retire também os excessos de pêlo que estão abaixo ou acima do desenho original ou feito pela designer de sobrancelha. Penteie novamente a sobrancelha e corte os pêlos que estão muito compridos

4º Passo:

Corrija as falhas com um lápis universal para sobrancelha ou sombra marrom opaca com o auxílio de pincel chanfrado. E para retirar o excesso de sombra ou lápis passe uma camada de rímel incolor, que também irá manter as sobrancelhas no lugar durante o dia inteiro.

retirar-excesso 1234

Depilação de Sobrancelha com Cera

Tem de possuir estes itens: o óleo de depilação, as tiras de musselina e um kit de depilação à cera. Cremes depilatórios funcionam bem para as sobrancelhas. Pinças também são úteis para remover os fios mais difíceis de serem depilados com a cera.

1º Passo

Pegue um bastão de rímel descartável . Dobre-o em um ângulo para ser usado como um pente para as sobrancelhas. Escove o cabelo da sobrancelha para fora do caminho com a bastão.

2º Passo

Coloque o óleo de depilação na área da sobrancelha. Use apenas uma pequena quantidade para preparar a área para a depilação.

3º Passo

Escove o cabelo da sobrancelha para cima e para fora do caminho. Puxe para baixo os fios que deseja retirar em pequenos segmentos com o bastão de rímel.

4º Passo

Passe cera em pequenas áreas da sobrancelha de cada vez. Isto evita áreas depiladas demais. Aplique uma pequena quantidade de cera com uma pequena espátula nos fios a ser removidos. Coloque a cera no sentido do crescimento dos fios

5º Passo

Coloque um pequeno pedaço de musselina sobre a cera e pressione várias vezes, no sentido do crescimento dos pelos. Puxe a musselina para baixo e certifique-se de que não existem quaisquer pelos indesejáveis presos na cera.

6º Passo

Segure a pele esticada. Puxe a musselina rapidamente na direção contra o crescimento dos pelos. Remova qualquer excesso de cera, colocando uma parte limpa na parte de trás da musselina sobre a área com cera, pressionando e depois puxando de volta. Remova com pinças qualquer fio que tenha ficado disperso.

Depilação de Sobrancelha com linha

Materiais Necessários:
Carretel de linha de costura forte
Tesourinha
Lápis de sobrancelha
Escova de sobrancelhas
Adstringente

Decida antes o formato das suas sobrancelhas. Use um lápis para sobrancelha para fazer as bordas e marcar suas sobrancelhas exatamente como as quer. Isso irá ajudá-la a ‘ficar na linha’ quando estiver fazendo as sobrancelhas e evita que você remova muito pelo. Se você estiver depilando outra parte do seu rosto ou corpo, você não precisa desenhar ou delimitar nada, a menos que você não esteja removendo todo o pelo e precise de uma linha guia

Corte o excesso de pêlo.
Se você estiver modelando suas sobrancelhas, corte os pelos longos antes de depilar para evitar puxá-los completamente. Use um aplicador de rímel para pentear os pelos para cima e depois corte as pontas que estão sobrando com uma tesourinha. Use um pincel de maquiagem para tirar os pedaços cortados do seu rosto.

Prepare a linha.
Corte um pedaço de linha de algodão que seja do comprimento aproximado do seu antebraço; quanto menor a linha que você usar, mais controle terá. Amarre as pontas para criar um círculo.

pelin

Estique o círculo entre suas mãos.
Segure a linha para que fique esticada entre os dedões e indicadores. Gire sua mão direita no sentido do relógio para enrolar a linha seis ou sete vezes ou até que você tenha 2,5cm de linha enrolada entre suas mãos.

mao

Teste a linha.
Segure a linha com seus dedões e indicadores dentro da laçada de cada lado, depois afaste seu dedão e indicador direito. As voltas da linha devem se mover em direção a sua mão esquerda. Agora, feche o espaço entre seu dedão e o indicador direitos e abra o espaço entre o dedão e indicador esquerdos. Esse é o movimento da linha que prenderá os pelos na linha enrolada e os puxará.

linha

Comece a depilação.
Comece nos maiores pelos que você quer remover, alinhe as voltas da linha com esse pelo. Abra os dedos da mão direita em um movimento regular, movendo a espiral para baixo, e depois abra os dedos esquerdos para trazer a espiral de volta. Continue esses movimentos, trabalhando da base para o alto, alinhando a espiral de linha cuidadosamente antes de movê-la para cima e para baixo na área de remoção até que todos os pelos indesejados tenham sido removidos.

removido

Trate qualquer parte irritada.
Quando estiver terminando de depilar, sua pele pode estar um pouco vermelha ou inflamada. Se estiver, cubra a área depilada com um adstringente suave, como hamamélia, para acalmar e limpar os poros. A depilação dura entre 2-4 semanas dependendo da velocidade de crescimento dos seus pelo.

Vídeos Recomendados

Clique AQUI – Tv Transamérica – Depilação das sobrancelhas

Clique AQUI – Minha Sobrancelha + Depilação com Linha

 

 

 

 

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011