Curso de Receitas de Pão Caseiro

História do Pão

O pão é um alimento que resulta do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal.

Seu uso na alimentação humana é antiquíssimo. Pelas informações que se têm, a história mais remota do pão se origina em milhares de anos a.C., quando era feito com glandes de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água fervente para tirar o amargor. Em seguida, essa massa secava-se ao sol, e se faziam broas com farinha.

Conta ainda a história que, antes de servirem para fazer pão, as farinhas, de diversos cereais, eram usadas em sopas e mingaus. Posteriormente se passou a misturar nas farinhas mel, azeite doce, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando-se espécie de bolos, que teriam precedido o pão propriamente dito. Esses bolos eram cozidos sobre pedras quentes ou sob cinzas.

História do Pão (cont…)

No Egito, o pão era o alimento básico. Segundo Heródoto, era amassado com os pés, e normalmente feito de cevada ou espelta, espécies de trigo de qualidade inferior.

Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Com o pão no Egito também se pagavam salários: um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja.

Os judeus também fabricavam seus pães na mesma época, porém não utilizavam fermentos por acreditarem que a fermentação era uma forma de putrefação e impureza. A Jeová só ofereciam pão ázimo, sem fermento, o único que consomem até hoje na Páscoa.

Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, tendo passado, posteriormente, a ser fabricado em padarias públicas, surgindo, então, os primeiros padeiros.

Isto teria acontecido, segundo o filósofo romano Plínio, o Antigo, depois da conquista da Macedônia, em 168 a.C. Na Antiguidade, os deuses – e os mortos – egípcios, gregos e romanos eram honrados com oferendas de animais, flores em massa de pão. Era comum, ainda, entre egípcios e romanos, a distribuição de pães aos soldados, como complemento do soldo, tendo perdurado este costume na Idade Média.

Importância do pão na alimentação

A importância do pão é considerada porque ele é rico em carboidratos, proteínas vegetais e fibras, no caso do pão integral. Juntos, eles contribuem para a saúde e melhoram a função intestinal. E falando em pão integral, é importante ressaltar que ele também é rico em vitamina B, substância que auxilia no equilíbrio do sistema nervoso.

No entanto, muitas pessoas pensam que a importância do pão limita-se a essas substâncias e que, ingerir este alimento em demasia, contribui para o aumento de peso. Muito mais que isso, o pão representa fonte de energia para o corpo.

Por isso, a importância de incluir o pão na dieta é essencial para garantir um dia bem produtivo e saudável. Logo, a falta de carboidratos no organismo causa fraqueza, infecções e mal-estar.

Quanto ao excesso de peso, recomenda-se que o pão não seja eliminado da dieta e sim seja equilibrado com outros ingredientes durante todas as refeições.

O Pão Caseiro

O pão feito em casa fica mais saboroso e nutritivo, pois você mesma verifica a qualidade dos ingredientes que irá utilizar no seu preparo. O pão é preparado com alguns ingredientes básicos

Farinha de trigo

É o ingrediente mais importante no preparo do pão, pois é utilizada para dar liga à massa. Para medir corretamente a farinha de trigo de uma receita, não aperte nem dê pancadinhas na xícara, mas nivele-a com as costas de uma faca.

Fermento

É o ingrediente responsável pelo crescimento do pão. Temos dois tipos de fermento:

Fermento fresco ou para pão
Fermento granulado em pó

Pode ser comprado em tabletes ou solto, por peso, em padarias. Mas lembre-se de que esse tipo de fermento deve estar sempre fresco (se esfarela facilmente está bom). Conserve-o sempre em geladeira. O uso de uma quantidade exagerada de fermento em uma receita interfere no sabor do pão.

Sal

É o ingrediente responsável pelo sabor do pão. O uso exagerado do sal em receita diminui a velocidade de ação do fermento.

Líquidos

São utilizados para misturar os ingredientes secos. A quantidade correta de líquidos em uma receita é muito importante, pois uma pequena ou grande quantidade de líquidos ou farinha em uma receita resultará num pão de mioso e casca áspera. Para medir corretamente, coloque a xícara numa superfície plana (mesa ou pia) e derrame o líquido até atingir a medida necessária.

Açúcar

Responsável pelo aumento da velocidade da fermentação, e dá cor à casca. Uma quantidade exagera de açúcar poderá resultar em pão esfarelado.

Observação: O uso do sal e açúcar numa receita de pão é muito importante, pois são esses dois ingredientes os responsáveis pelo equilíbrio do crescimento.

Gordura

É o ingrediente responsável pela maciez do pão. Uma quantidade exagerada de gordura poderá resultar num pão esponjoso. Em caso de gordura sólida, como por ex. a banha, o ideal para medi-la é proceder da seguinte forma: coloque a gordura em uma colher ou xícara, de acordo com a receita, depois aperte bem para preencher os espaçois vazios e, por último, nivele com uma espátula ou as costas de uma faca.

DICAS PARA PREPARAR O PÃO

Os pães caseiros não tem conservantes (substâncias químicas utilizadas para aumentar o tempo de conservação do produto. Por esse motivo, para aumentar o tempo de duração, frescura e maciez, o ideal é guarda-los depois de frios em sacos plásticos transparentes ou embrulhados em papel alumínio por 3 ou 4 dias, ou então guardados na geladeira. O pão caseiro feito com leite conserva-se por tempo prolongado e apresenta melhores condições para ser torrado.

PROCEDIMENTO NO PREPARO DA MASSA DO PÃO CASEIRO


Mantenha a cozinha sempre limpa e organizada.

Leia cuidadosamente a receita a ser feita.

Verifique se em casa há todos os ingredientes necessários para a elaboração da receita.

Siga sempre a receita, utilizando medidas sempre exatas.

Separe todos os utensílios e ingredientes perto do lugar onde se vai trabalhar.

PÃES CASEIROS ENRIQUECIDOS

O tipo, a qualidade e a quantidade dos ingredientes são fatores importantes na determinação do valor nutritivo do pão caseiro. Podemos enriquece-lo substituindo um ingrediente por outro ou variando as quantidades dos ingredientes em uma determinada receita.

a1

Receitas de Pão

RECEITA BÁSICA DE PÃO

Ingredientes:
15 g de fermento de padaria ou biológico
1 e ½ xícaras (chá) de água morna
2 ½ colheres (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de margarina

Modo de fazer:
Em uma bacia, dissolva o fermento na água morna, em seguida acrescente o restante dos ingredientes e amasse bem, até que a massa esteja macia e soltando completamente dos completamente das mãos.

Modele os pães e coloque em forma untada. Cubra com um pano limbo e deixe crescer por uma hora ou até que dobre de volume. Leve ao forno quente para assar por aproximadamente 60 minutos.

Rendimento: 2 pães de 350 g, aproximadamente

PÃO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes:
1 xícara (chá) de água
1 ovo
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
30 g ou 2 fermentos de padaria ou biológicos
1 colher (chá) de sal
5 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha de trigo. Despeje em uma vasilha, junte a farinha aos poucos e amasse bem. Coloque a massa em forma untada com óleo. Deixe descansar por meia hora. Asse em forno quente por mais meia hora.

Rendimento: 2 pães de 355 g aproximadamente

PÃO DE FARINHA INTEGRAL

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de água morna
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
14 g de fermento de padaria ou biológico

Modo de fazer:
Desmanche o fermento e o açúcar em 1 colher (sopa) de água morna. Coloque a farinha numa vasilha e misture o fermento dissolvido. Acrescente o restante da água. Bata bem até desgrudar das mãos. Deixe crescer até dobrar o volume da massa. Amasse novamente e coloque em forma untada. Leve ao forno para assar por 1 hora.

Rendimento: 1 pão de 510 g aproximadamente

PÃO DE QUEIJO COM POLVILHO AZEDO

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de polvilho azedo
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sobremesa) de sal
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo (não muito cheia)
2 ovos
2 xícaras (chá) de queijo mineiro (meia cura, ralado)

Modo de fazer:
Misture bem o polvilho, o sal e a água.Coloque para ferver o leite e o óleo. Ao verver, escalde o polvilho e coloque os ovos e o queijo. A massa fica firme e macia. Enrole as bolinhas, untando a mão em óleo. O forno deve ficar no quente até crescer, depois coloque no forno brando.

PÃO DE QUEIJO COM POLVILHO DOCE

Ingredientes:
1 prato bem cheio de queijo
1 pratobem cheio de polvilho doce
½ litro de leite
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
6 ovos (mais ou menos)
Sal a gosto

Modo de fazer:
Ferver o leite, colocar a manteiga, escaldar o polvilho, deixar esfriar, colocar o queijo e ir pondo os ovos aos poucos, até dar o ponto de enrolar. Fazer as bolinhas e assar em forno bem quente.

PÃO DE MANDIOQUINHA

Ingredientes:
1 lata de leite moça
30 g de fermento de padaria ou biológico
5 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo(700 g)
4 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
½ kg de mandioquinha cozida e amassada (espremedor)
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Numa tijela, dilua ¼ de lata de leite moça em ½ xícara (chá) de água. Numa vasilha, junte o restante da farinha e do leite moça com os outros ingredientes. Acrescente a massa líquida já crescida e amasse bem. Forme dois pães e deixe crescer até dobrarem de volume. Leve ao forno quente préaquecido por ½ hora.

PÃO DE MINUTO

Ingredientes:
1 lata de leite moça
3 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de Pó Royal (fermento em pó)
1 gema para pincelar

Modo de fazer:
Misture bem o leite moça, os ovos e a manteiga. Peneire a farinha junto o fermento e, com a ponta dos dedos, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e maleável. Com pequenas porções de massa forme bolinhas e coloque numa assadeira untada. Pincele as bolinha com a gema e leve para assar por cerca de ½ hora, em forno médio, pré aquecido.

PAEZINHOS DE SALSICHA

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícara (chá) de queijo ralado
1 xícara (chá) de banha
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de Pó Royal (fermento em pó)
½ colher (sopa) de sal

Modo de fazer:
Amassar tudo junto e depois de amassado, pegue as bolinhas, abra-as na palma da mão, enrolando com uma fatia de salsicha e passe gema desmanchada com 1 colher (chá) de café adoçado e colocar logo para assar.

PÃO DE MANDIOCA

Ingredientes:
30 g de fermento de padaria ou biológico
½ xícara (chá) de água morna (aproveite a água que cozinhou a mandioca)
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
1 ½ colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer:
Descasque a mandioca (aproximadamente ½ kg), lave-as e cozinhe em água quente. Reserve a água. Passe pelo espremedor a mandioca para obter o purê. Dissolva o fermento na água morna em que cozinhou a mandioca.Junte o óleo, o açúcar e o sal ao purê de mandioca. Coloque metade da farinha e amasse bem. Junte o restante da farinha e amasse por mais uns 8 minutos, e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente e forme dois pães. Coloque-os em uma forma untada e enfarinhada, passe gema por cima, cubra-os e deixe crescer por 1 hora. Asse em forno quente por 50 minutos

Rendimento: 2 pães de 460 g Valor calórico total: 2.993 calorias

PÃO DE FUBÁ

Ingredientes:
½ litro de leite
3 colheres (sopa) de margarina
2 ovos inteiros
4 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de Pó Royal (fermento em pó)
Erva-doce e canela a gosto

Modo de fazer:
Leve ao fogo o leite, o sal, o fubá e a margarina. Vá mexendo com uma colher de pau até formar um angu grosso. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata ligeiramente os ovos, junte a canela, a erva-doce, o fermento e misture bem ao angu. Acrescente a farinha de trigo à massa. Coloque um pouco de fubá na mão, ponha um pouco na massa, forme os pãezinhos e leve à forma untada. Asse em forno quente por 25 a 30 minutos aproximadamente.

Rendimento: 3 pães de aproximadamente 70 g

PÃO DE BATATA

Ingredientes:
30 de fermento de padaria ou biológico
½ xícara (chá) de água morna (aproveite a água em que cozinhou a batata)
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de sal
2 xícaras (chá) de purê de batata
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer:
Cozinhe as batas com casca. Descasque-as e passe pelo espremedor, meça 2 xícaras (chá). Dissolva o fermento na água morna. Misture o óleo, o açúcar e o sal ao purê de batatas. Junte o fermento à metade da farinha e bata bem. Junte o restante da farinha e amasse por 8 minutos. Ponha numa vasilha untada e cubra-a para dobrar de volume. Assim que a massa estiver crescida, amasse por mais um minuto e forme 2 pães. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, passe gema por cima, cubra-os, deixe crescer por 1 hora e leve ao forno para assar.

Rendimento: 10 porções

PÃEZINHOS DE CEBOLA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 ½ colheres (chá) de Pó Royal (fermento em pó)
½ xícara (chá) de cebola ralada
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de leite
1 ovo

Modo de fazer:
Cozinhe a cebola com 1 colher (sopa) de margarina durante dois minutos, ou até ficar macia, mas não dourada. Retire do fogo e reserve. Peneire junto à farinha de trigo, o fermento e o sal. Coloque-os numa bacia e vá acrescentando a margarina aos poucos, misturando até obter uma consistência graduada. Adicione a cebola, o ovo e o leite, e mexa bem durante 5 minutos. Ponha essa massa sobre a mesa polvilhada com farinha de trigo, e amasse levemente durante 1 minuto. Abra-a com um rolo, na espessura de 1 cm, e corte com um copo. Coloque em assadeira untada. Asse em forno moderado, previamente aquecido, durante 12 a 15 minutos

Rendimento: 15 pães

RECEITA BÁSICA DE PÃO DOCE

Ingredientes:
¼ de lata de leite moça
1 tablete de fermento de padaria ou biológico
½ kg de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
1 colher (café) de sal
½ xícara (chá) de água

Modo de fazer:
Numa tigela, dilua o leite moça em ½ xícara de água morna e dissolva aí o fermento. Junte uma quantidade de farinha suficiente para dar consistência de massa líquida, como para panqueca. Cubra a massa e deixe descansar até crescer ou formar bolhas. Sobre a mesa ou numa tigela grande faça um montinho com a farinha que sobrou. Abra uma cova de farinha e junte os ingredientes com a ponta dos dedos, acrescentando água aos poucos até dar liga. Trabalhe bem a massa durante 5 minuto, até que fique bem firme e lisa. Em seguida, dê o formato que quiser. Se for rechear, abra a massa, recheie e enrole como rocambole. Coloque o pão numa assadeira, cubra e deixe descansar em lugar protegido até dobrar de volume. Leve o pão para assar em forno quente por ½ hora.

VARIAÇÕES DE RECHEIO 

RECHEIO DE COCO

Rale um coco médio (250 g). Meça 1 colher (sopa) de coco ralado e reserve. Junte o coco ralado a ¾ da lata de leite moça e misture. Espalhe o recheio na massa antes de dar forma ao pão. Misture uma gema com o que restou no fundo da lata de leite moça, pincewle o pão e polvilhe com como reservado antes de ir ao forno.

RECHEIO DE RICOTA

Numa tigela, amasse 250 g de ricota, junte ¾ de leite moça e a r aspa de casca de ½ limão. Misture bem. Antes de dar forma ao pão, espalhe na massa e salpique de modo uniforme com 100 g de oassas sem senebtes, Nustyre 1 gena cin i que restou na lata de leite moça e picele o pão antes de ir ao forno.

RECHEIO DE AMEIXA

Numa tigela com 3 xícaras (chá) de água, ferva 3 saquinhos de chá preto. Retire os saquinhos, junte 200g de ameixa preta picada e deixe ferver até obter a consistência de purê.. Deixe esfriar e junte ¾ de lata de leite moça, misturando com 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Easpalhe o recheio na massa antes de dar forma ao pão. Misture 1 gema com o que restou no fundo da lata de leite moça e pincele o pão antes de ir ao forno

RECHEIO DE MAÇÃ

Descasque e pique 6 maçãs ácidas médias e leve ao fogo com 100g de passas sem sementes, 1 colher (sopa) de canela em pó e 1 colher (sopa) de açúcar. Tampe e deixe ferver em fogo baixo até que as maçãs fiquem macias. Junte ¾ de lata de leite moça, mexendo até levantar fervura. Deixe esfriar e espalhe o recheio na massa. Misture 1 colher (sopa) de canela em pó com o resto do leite moça e pincele o pão. Leve ao forno.

RECHEIO DE BANANA

Descasque 6 bananas nanicas pequenas e corte em rodelas. Leve ao fogo numa panela juntamente com ¾ de leite moça, misturando com 1 colher (sopa) de canela em pó. Deixe cozinhar até tomar consistência de doce mole. Deixe esfriar. Espalhe o recheio na massa antes de dar forma ao pão. Misture 1 gema com 1 colher (sopa) de açúcar e pincele o pão antes de ir ao forno.

PÃO DE MINUTO (DOCE)

Ingredientes:
200 g de batata-doce cozida e amassada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 e ½ colher (sopa) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de Pó Royal (fermento em pó)
1 colher (café) de sal

Modo de fazer:
Misture a bata-doce com a farinha de trigo. Coloque os demais ingredientes e amasse com as pontas dos dedos. Faça pãezinhos e deixe em repouso 10 minutos, em assadeira untada e polvilhada. Leve para assar em forno quente.

Rendimento: 32 pãezinhos

PÃO DE MEL

Ingredientes:
½ kg de açúcar mascavo
½ kg de farinha de trigo
1 colher (café) de cravo em pó
1 colher (café) de canela em pó
Noz moscada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de mel

Modo de fazer:
Faça uma calda com açúcar; Depois de fria, ponha na calda a farinha, o cravo, a canela, a nozx-moscada e o bicarbonato dissolvido em leite. Bata os ovos e ponha a massa por cima dos ovos e por último a xícara de mel. Faça os pães e asse em formas untadas e enfarinhadas. Forno quente. Cubra com glacê de açúcar e leite, após tirar os pães do forno.

PÃO DE BATATA DOCE

Ingredientes:
30 g de fermento de padaria ou biológico
1 a ½ xícara (chá) de água morna (aproveite a água em que cozinhou a bata-doce)
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de sal
2 xícaras (chá) de purê de batata-doce
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer:
Lave e cozinhe a batata-doce (aproximadamente ½ kg). Reserve a água que cozinhou a batata. Descasque a bata e passe pelo espremedor, reserve. Dissolva numa vasilha o fermento com a água que usou parta cozimento da bata-doce. Junte o óleo, o açúcar, o sal e o purê de batata-doce. Coloque a metade da farinhae misture bem. Acrescente o restante da farinha e amasse por uns 8 minutos. Deixe crescer a massa até dobrar de volume]Amasse novamente e forme dois pães. Coloque-as em uma forma untada er enfarinhada, passe gema por cima, cubra-os, deixe crescer por uma hora. Asse em forno quente por 50 minutos

Rendimento: 2 pães de 430 g aproximadamente

PÃO DOCE

Ingredientes:
8 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
3 ½ colheres (sopa) de margarina
45 g de fermento de padaria ou biológico
2 ovos inteiros
1 ½ xícaras (chá) de água morna

Modo de fazer:
Em uma bacia desmanche o fermento na água morna, em seguida acrescente o restante dos ingreedientes e amasse bem, até que a massa esteja macia e soltando completamente das mãos. Unte uma forma grande para pudim (forma com buraco no meio). Coloque a massa, cubra a forma com um pano limpo e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume. Leve ao forno quente para assar por aproximadamente 1 hora

PÃO PULMANN

Ingredientes:
100g de fermento de padaria ou biológico
2 ovos
3 copos de leite
1 copa de óleo
1 copo de açúcar
1 kg de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Desmanche o fermento no leite morno, coloque óleo, açúcar, sal, bata os ovos levemente (clara e gema juntos), acrescente a mistura e por último a farinha. Amasse um pouco (não sovar a massa). Coloque essa massa nho centro de uma assadeira retangular, untada. Deixe crescer e levo ao forno.

OBS: depois de crescida, a massa toma toda a forma.

PÃO GOSTOSO

Ingredientes:
1 garrafa (cerveja) de água
2 ovos inteiros
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
4 fermento de padaria ou biológico
1 kg de farinha de trigo

Modo de fazer:
Coloque no liquidificador a água, os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento. Em uma bacia, coloque a farinha de trigo e vai-se acrescentando aos poucos o líquido do liquidificador, misturando com uma colher de pau, até colocar todo o líquido. Depois, bate-se bem a massa e coloque em formas, deixando descansar, até a bolinha do copo subir (mais ou menos 40 minutos). Assar em forno quente. Dão 2 pães e a massa fica mole.

PÃO DE MASSA MOLE

Ingredientes:
3 ovos
50 g de fermento de padaria ou biológico
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
1 garrafa (cerveja) de água morna
1 kg de farinha de trigo

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ingredientes, menos a água e a farinha de trigo. Em uma tigela, coloque a mistura do liquidificador, a água e a farinha, e vá mexendo bem. Faça os pãezinhos e coloque em forma alta. Deixe crescer por meia hora, e quando estiver bem crescido, ligue o forno, meia hora antes de enformar.

Vídeos Recomendados

Clique aqui para assistir: Receita de pão doce
Clique aqui para assistir: Pão Italiano
Clique aqui para assistir: Pão caseiro bem simples
Clique aqui para assistir: Pão do Padeiro cansado

 

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011