Curso de Comida em Potinhos

Overnight Oats

Os overnight oats são potinhos com uma série de ingredientes, como, futas, granola, iogurte e aveia. Essa novidade já é considerada como uma das novas tendências em comidinhas saudáveis. E não é por menos.

Como o nome indica são flocos de aveia (oats) que ficam durante a noite (overnight) no frigorífico. Mas não são só os flocos de aveia. Juntamos outras coisas boas, como fruta, iogurte e sementes e temos um pequeno almoço fantástico que mais parece sobremesa.

A iguaria é feita sempre em porções individuais, tem como matéria prima a aveia (do inglês, oat). Além de satisfazer o desejo por doces, se esbaldar com um copo é sinônimo de ingestão de muitas fibras — que ajudam o intestino a funcionar, controlam a gula e diminuem a absorção de açúcar e gorduras. O cereal também atua como antioxidante, eliminando os radicais livres, e contém betaglucana, substância que beneficia o sistema imunológico.

Ingredientes para 1 pessoa:

1º camada
3 colheres de sopa de flocos de aveia finos
2 colheres de sopa de leite

2º camada
Fruta a gosto (maçã ralada, frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga em pedaços…..)

3º camada
Iogurte (podem usar qualquer tipo de iogurte, natural, grego, de sabores, magro, sem açúcar… desde que não seja líquido.)

Opcional:
Sementes (chia, linhaça, sésamo, abóbora, girassol)
Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs….)
Canela em pó
Raspa de lima, limão ou laranja açúcar, mel ou adoçante

Preparação:
Num frasco hermético (que pode ser um frasco de compota com tampa lavado e esterilizado) coloquem os flocos de aveia e o leite e deixem uns minutos para que a aveia comece a embeber o leite. Sobre a aveia coloquem a fruta a gosto de modo a formar uma camada uniforme – neste caso juntei frutos vermelhos que estavam congelados .

Entretanto misture o iogurte (eu prefiro iogurtes naturais, gregos ou normais e sem açúcar, mas pode juntar depois um pouco de açúcar) com sementes de linhaça previamente trituradas e um pouco de raspa de lima. Envolva bem e coloque por cima dos frutos.
Tape o frasco e leve ao frigorífico durante a noite. De manhã, basta retirar, (e se quiser misturar alguns frutos secos) misturar tudo e comer diretamente do frasco. Sobremesa ao pequeno almoço.

Receitas de Comidas no Potinho

Warm Oats

Equivamente às overnight oats, mas que se pudesse aquecer no microondas.

Ingredientes
Para o creme de tapioca:
100 ml de leite
1 col. sopa de tapioca
1 col. sopa de chia
1 col sopa de açúcar de frutose

Para a aveia:
2 colher de sopa de flocos de aveia
4 colher de sopa de leite
1 colher de café de canela
1 colher de chá de açúcar de frutose

Para o puré de banana:
1/2 banana
1 colher de café de canela

Outros:
1/2 banana cortada em rodelas
3 colheres de sopa de granola

Confecção
Para o creme de tapioca:
Tradicional: Numa panela, misturar todos os ingredientes e cozinhar até engrossar.

Para a aveia:
Misturar tudo. Num frasco, colocar em camadas a mistura de aveia, a banana esmagada, umas rodelas de banana, o creme de tapioca, a granola e novamente umas rodelas de banana. Deixe no frigorífico e, de manhã, aqueça por 1 minuto no microondas. Coma morno!

Saladas em Potinhos

A Salada no Pote dura até 7 dias na geladeira, é prática e fácil de montar. O ideal é montar a salada de uma vez só para a semana toda, então você precisaria de 5 ou 7 potes. Os potes não precisam ser muito grandes, podem ser do tamanho da sua palma que será o suficiente para ficar satisfeita (o).

Resultado de imagem para camadas no pote saladaÉ importante acrescentar os itens pesados primeiro porque isso influencia na durabilidade da salada. A salada no pote você pode comer no pote mesmo se quiser, ela é prática na preparação e acaba economizando o seu tempo também, principalmente se você for uma pessoa que vive no corre-corre do dia-a-dia. Quando você chegar em casa, vai ter a saladinha pronta esperando por você!

É ideal para comer a noite, algo leve e assim você não vai deitar com o estômago pesado, inove nos molhos e nas variedades para não enjoar, tente acrescentar sempre alguma proteína como peito de frango, peixe e etc. Além disso, é uma excelente forma de acrescentar mais nutrientes mesmo se você não tem tempo de cozinhar, experimente, você vai gostar

Receitas de Salada no Potinho

É Simples!
Basta apenas que se prepare primeiro os molhos, escolha a quantidade de potinhos que você precisa para cada dia, ou escolha os sete da semana mesmo, assim facilita ainda mais. Esses molhos são preparados de modo caseiro, com azeites, ervas frescas, alho e temperos como manjericão e outros de seu agrado.

Depois de preparar o molho basta colocar as verduras e legumes que de certa forma aguentem os molhos por mais tempo, ou seja, as cenouras, tomates, pepinos e outros mais. Varie os sabores dos potinhos para ter uma alimentação balanceada. As pessoas podem ainda apostar em oleaginosas e cereais, eles poderão realçar ainda mais o sabor das saladas.

Pronto! Depois de escolher os tipos de folhas e legumes para adicionar e os tipos de molhos a serem feitos, as camadas aguentarão apenas uma semana, portanto, aposte neles em suas refeições e tenha mais praticidade e também conforto na hora de se alimentar de maneira saudável.

Lembre-se: Na hora de consumir, vire o potinho no prato de refeição, ou consuma nos ingredientes no pote mesmo, isso fica ao seu critério.

Salada de frango, 7 grãos e manga no Pote

Ingredientes
1 filé de peito de frango
1 folha de louro
1/4 de xícara (chá) de 7 grãos 1/4 de manga Palmer
1 xícara (chá) de folhas de rúcula
1 colher (chá) de vinagre
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
5 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:
Numa panela com 3 xícaras (chá) de água leve o frango para cozinhar em ao fogo médio. Tempere com sal e pimenta-do-reino e junte a folha de louro. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos ou até estar cozido. Retire o frango da panela, sem descartar o caldo, que será usado a seguir. Desfie o peito ainda quente.

Na panela com o caldo de peito de frango, cozinhe o 7 grãos pelo tempo sugerido na embalagem como se fosse macarrão. Quando estiver cozido, escorra o líquido.

Lave as folhas de rúcula em água corrente e deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas (para as sujeirinhas ficarem no fundo da tigela) e seque bem.

Descasque e corte a manga em fatias e as fatias, em tiras de 1 cm de espessura.

Com um batedor, misture numa tigelinha o azeite com o vinagre balsâmico e o mel. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Para montar a salada em pote de vidro e levar de marmita phyna para o escritório, arrume em camadas na seguinte ordem: molho, frango, 7 grãos, manga e rúcula. Na hora de comer, misture bem.

Salada com feijão branco

Ingredientes
Alface
Rúcula
Feijão branco
Brócolis
Cenoura
Beterraba
Milho
Azeite
Vinagre
Sal

Modo de preparo:
faça um molho com vinagre, azeite e sal e coloque na primeira camada. Depois coloque o feijão branco já cozido. Na sequência, os brócolis, a cenoura, a beterraba e o milho. Por fim, coloque as folhas de rúcula e alface.

Salada Caprese no Copinho

Ingredientes:
Mussarela de Búfala em bolinhas Tomate cereja
Manjericão
Sal e pimenta do Reino moídos na hora Azeite

Como Fazer:
Corte os tomates e o queijo em metades e coloque em um refratário. Tempere a gosto com azeite, sal, pimenta e manjericão picadinho. Misture tudo e coloque nos copinhos.

Salada clássica

Ingredientes
Tomate cereja
Mozzarela di Bufula
Azeitonas
Alface
Rúcula
Limão
Sal

Modo de preparo:
misture o limão com o sal e coloque ao fundo do pote, iniciando a primeira camada. Coloque a Mozzarela di Bufula, depois o tomate cereja e as azeitonas. Por fim, o alface e a rúcula.

Dicas para Fazer saladas no Pote

Use frascos de boca larga, eles são mais fáceis de preencher.

Antes de colocar suas folhas no pote, lave-as e seque muito bem.

Evite colocar os tomates picados, eles soltam muita água. Melhor são os tomate cereja.

Monte cada etapa para todos os frascos em vez de completar um frasco de cada vez.

Elas irão durar mais tempo de os ingredientes estiverem bem secos e o molho no fundo.

As saladas são ótimas aliadas de qualquer refeição, pois elas são leves e possuem pouquíssimas caloria.

Os alimentos armazenados não perdem as suas propriedades, e isso ajuda as mulheres a consumirem a qualquer dia de maneira satisfatória ao corpo e a sua dieta. Consuma essa salada de preferência com alimentações leves, prefira as verduras e legumes refogados e as carnes, opte pelas brancas, pois são mais saudáveis. Siga um cardápio rico em nutrientes que ajudam a manter a boa forma.

Receitas e molhos para montar a salada no pote

Vinagrete fácil de limão:

(Vai render o suficiente para 3 potes de salada)
Suco de um limão grande
½ xícara de azeite
4 dentes de alho (bem picados)
Boa pitada de sal marinho
Um pouco de pimenta preta

Misture todos os ingredientes e pronto!
Se achar muito picante, coloque um pouco de água filtrada.

Molho de vinagre de maça

Ingredientes
½ xícara de vinagre de maça
2 colheres de azeite extravirgem
Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e pronto!

Lasanha no potinho

Para a massa é só usar sempre a regra. 100g de farinha + 1 ovo + uma pitada de sal e aumentar sempre na mesma proporção. É uma massa bem dura e seca mesmo, porque quando a gente passa no cilindro ela amolece. Então se você não tem cilindro ai precisar adicionar água aos pouquinhos para que fique maleável. Corta-se em discos.

Para cozinhar a massa usa-se uma frigideira alta com água fervendo e sal. Cozinha-se por apenas 5 minutos, retira-se e coloca-se os discos sobre um pano de prato limpo.

Para a montagem coloca-se na seguinte ordem:
Camada de molho à bolonhesa
Disco de massa cozida;
Camada de molho à bolonhesa;
Queijo mozarela;
Camada de molho à bolonhesa;
Disco de massa cozida;
Camada de molho à bolonhesa;
Queijo mozarela e parmesão
Leva-se ao forno até gratinar.

Lasanha de bacalhau no potinho

Ingredientes
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 tomates sem sementes picados
4 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
3 xícaras (chá) de molho de tomate
4 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
Sal, pimenta do reino e cheiro verde picado a gosto
Azeite para untar
1 pacote de massa para lasanha pré-cozida(400g)
3 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado
Orégano para polvilhar

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite, em fogo médio, refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o tomate e refogue por mais 2 minutos. Adicione o bacalhau, o molho e deixe cozinhar por 2 minutos. Coloque a azeitona e tempere com sal, pimenta e cheiro verde. Corte a massa de acordo com o diâmetro dos potinhos que vai utilizar. Unte os potinhos com azeite e faça uma camada de molho, massa, molho e mussarela. Repita as camadas, terminando em mussarela. Polvilhe com orégano, coloque em uma fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar levemente.

Rendimento: 6 porções

Torta de Frango no Pote

Ingredientes
500gr de peito de frango cozido e cortado em cubinhos
100gr de manteiga ou margarina
2 cenouras pequenas cortadas em cubinhos
1 cebola média cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de batata cozidas cortadas em cubos
1 xícara (chá) de ervilha congelada
½ xícara (chá) de milho verde
3 xícaras (chá) de caldo de galinha
1 e ½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada
Massa folhada (massa pronta que se compra em supermercado)
6 potes para montar a torta

Modo de Preparo:
Em uma panela, leve ao fogo 3 colheres (sopa) manteiga e a cenoura por 5 minutos. Acrescente a cebola, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe até que a cebola fique transparente e a cenoura al dente. Acrescente o restante da manteiga. Espere derreter e coloque a farinha de trigo, mexa enquanto cozinha por 2 minutos. Despeje o caldo de galinha quente e o leite. Deixe que cozinhe, mexendo ocasionalmente, até engrossar, por cerca de 5 a 8 minutos.

Em seguida adicione as ervilhas congeladas, milho, frango cozido e salsinha picada. Mexa e se necessário acrescente mais sal e pimenta do reino. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte os potes com azeite ou margarina.Coloque os potes em uma assadeira. Coloque as batatas cozidas e cortadas em cubo no fundo de cada pote, uniformemente. Com uma colher despeje o recheio sobre as batatas enchendo os potes até a borda. Corte a massa folhada em rodelas, um pouco maior do que a boca do pote. Deixe o recheio esfriar um pouco antes de colocar a massa.

Com a massa folhada já cortada, tampe a boca do pote e deixe um pouco de massa na lateral. Com uma faca faça um corte na massa para ajudar na ventilação. Coloque a assadeira com os potes no forno e asse por 20 a 25 minutos ou até que a crosta esteja dourada. Retire e deixe esfriar por 10 minutos antes de servir.

Torta salgada de atum no pote

Bater no liquidificador 2 latas atum
1 lata pomarola
1 caixa creme de leite
1 xícara de catchup Sal e salsinha à gosto.

Montagem:
Recheio, pão, recheio, pão , recheio, batata palha. Decorar a gosto

Sanduba no Potinho

a1

a2

Bolos no Pote

Ingredientes:
1 bolo comum de caixinha (ou feito em casa mesmo, lembrando que se for o de caixinha sai mais barato);

Calda para molhar o bolo (pode ser utilizado refrigerante guaraná, leite comum, leite de coco, ou uma calda que a Taísa sempre usa: – 2 xícaras de açúcar e 2 colheres de sopa de essência de baunilha fervidas para cada litro de água utilizado).

1ª opção de recheio: Recheio de Morango

1/2 lata de leite condensado;
1 caixa de creme de leite;
25 g de suco de morango em pó (metade de um saquinho de suco em pó);
1 caixinha de morango;
1 caixinha de chantilly pronto.

Modo de fazer:
Bata o leite condensado, o creme de leite e o suco em pó na batedeira e reserve. Corte os morangos e também reserve para a hora da montagem.

2ª opção de recheio: Recheio de quatro leites

1/2 lata de leite condensado;
1 caixa de creme de leite;
3 colheres (sopa) de leite em pó;
4 colheres (sopa) de leite de coco;
1/2 colher (sopa) de emulsificante.

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes na batedeira até o recheio ficar parecendo sorvete. Reserve para a hora da montagem.

Preparo:
O preparo do bolo de pote é bem simples e quem estiver preparando pode usar a criatividade. Coloque em um pote de plástico ou vidro, uma camada do recheio, depois uma de bolo, outra de recheio, mais uma de bolo e finaliza com uma última camada do recheio. Quem preferir pode fazer as duas opções de recheio e fazer bolos com dois sabores.

Bolo de Natal no Pote

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 a 3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher de margarina
baunilha (a gosto)
1 massa de bolo de sua preferência.
1 caixa de morangos frescos picados
2 kiwis frescos picados
500ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pote plástico de 18 a 20 cm

Modo de Preparo:

Em uma panela, faça um creme branco com os 5 primeiros ingredientes e deixe esfriar. Faça a massa do bolo e deixe esfriar. Eu gosto de fazer a massa com 1 dia de antecedência. Em um pote plástico, forre com “plástico filme” para facilitar desenformar. Como tenho prática, fiz sem o plástico. Coloque 1 disco de massa no fundo do pote. Regue com guaraná ou uma calda rala.

Por cima da massa coloque uma porção de creme branco que estava reservado conforme a figura abaixo. Espalhe por toda a superfície da massa. Em uma batedeira, bata o creme de leite com 2 colheres (sopa) de açúcar até virar chantily. Espalhe uma camada de chantily por cima do creme branco. Arrume morangos por toda a superfície do chantilly.

Pegue outro disco de massa, passe uma camada de chantiy e coloque por cima dos morangos. Essa camada de chantily no bolo é para facilitar a colagem no morango. Se não colocar essa camada, será difícil cortar o bolo na hora de servir. Repita todo o processo. Molhe a massa com guaraná ou calda, passe uma camada de creme branco, uma camada de chantily e espalhe os Kiwis picados.

Passe chantily em um disco de massa e cole por cima do recheio de Kiwi. Molhe bem a massa com guaraná ou calda. O segredo é deixar o bolo molhadinho sem exageros. Após 6 horas, desenforme o bolo recheado em um pote e cubra com chantily.

Brownie de frutas vermelhas no pote

Ingredientes – Brownie
200 grama(s) de chocolate meio amargo
1 1/2 xícara(s) de chá de manteiga
5 colher(es) de sopa de cacau
3/4 xícara(s) de chá de farinha de trigo
150 grama(s) de nozes ou castanha-do-pará picadas
6 ovos, separando claras e gemas
1 1/4 xícara(s) de chá de açúcar refinado
1 1/2 xícara(s) de chá de açúcar mascavo

Ganache
300 grama(s) de chocolate branco
1 caixinha(s) de creme de leite
300 grama(s) de frutas vermelhas

Modo de preparo – Brownie
Misture o chocolate e a manteiga em uma tigela e derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve. E, em outra tigela, misture o cacau, a farinha de trigo e as castanhas. Reserve. Bata as claras em neve e despeje o açúcar refinado aos poucos. Com o auxílio de uma colher de pau, adicione as gemas e o açúcar mascavo. Em seguida, junte o chocolate derretido com a manteiga. Por último, coloque a mistura de farinha e cacau. Misture bem e leve ao forno a 180 ºC por 25 minutos.

Ganache
Derreta o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas por 40 segundos) e misture o creme de leite. Em potes de vidro,coloque um pedaço de brownie e as frutas vermelhas. Em seguida, cubra com a ganache. Leve à geladeira antes de servir.

 

Vídeos Recomendados

Clique AQUI – Comida em potinho de vidro é novo modismo
Clique AQUI – Simples e saudável: lanches práticos em potinhos
Clique AQUI – Salada no Pote: Como conservar as suas saladas
Clique AQUI – Receita de cookies no potinho com brigadeiro napolitano!
Clique AQUI – Bolo com Frutas no Potinho
Clique AQUI – DIY: Faça você mesma – BOLO NO POTE
Clique AQUI – Aprenda a fazer o doce de brigadeiro e bolo no potinho
Clique AQUI – Sanduíche fofo e bolo no vidrinho – Dia dos namorados
Clique AQUI – Salada no pote- Como fazer?

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011