Questões de Raciocínio Lógico de Outros

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FCC - PGE - BA - Analista de Procuradoria - Calculista - 2013
Raciocínio Lógico / Outros

Em uma feira, todas as barracas que vendem batata vendem tomate, mas nenhuma barraca que vende tomate vende espinafre. Todas as barracas que vendem cenoura vendem quiabo, e algumas que vendem quiabo, vendem espinafre. Como nenhuma barraca que vende quiabo vende tomate, e como nenhuma barraca que vende cenoura vende espinafre, então,

a) todas as barracas que vendem quiabo vendem cenoura.
b) pelo menos uma barraca que vende batata vende espinafre.
c) todas as barracas que vendem quiabo vendem batata.
d) pelo menos uma barraca que vende cenoura vende tomate.
e) nenhuma barraca que vende cenoura vende batata.

FCC - PGE - BA - Analista de Procuradoria - Calculista - 2013
Raciocínio Lógico / Outros

A oposição é a espécie de inferência imediata pela qual é possível concluir uma proposição por meio de outra proposição dada, com a observância do princípio de não contradição. Neste sentido, que poderá inferir-se da verdade, falsidade ou indeterminação das proposições referidas na sequência abaixo se supusermos que a primeira é verdadeira? E se supusermos que a primeira é falsa?

1ª - Todos os comediantes que fazem sucesso são engraçados.
2ª - Nenhum comediante que faz sucesso é engraçado.
3ª - Alguns comediantes que fazem sucesso são engraçados.
4ª - Alguns comediantes que fazem sucesso não são engraçados.

a) Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é falsa e a 4ª é verdadeira. Se a 1ª é falsa, a 2ª é verdadeira, a 3ª e a 4ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas).
b) Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é falsa e a 4ª é verdadeira. Se a 1ª é falsa, a 2ª é verdadeira, a 3ª e a 4ª são verdadeiras.
c) Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é verdadeira, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª é falsa, a 3ª e a 4ª são falsas.
d) Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª é falsa, a 3ª e a 4ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas).
e) Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª e a 3ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas) e a 4ª é verdadeira.

FCC - PGE - BA - Analista de Procuradoria - Calculista - 2013
Raciocínio Lógico / Outros

Há uma forma de raciocínio dedutivo chamado silogismo. Nesta espécie de raciocínio, será formalmente válido o argumento cuja conclusão é consequência que necessariamente deriva das premissas. Neste sentido, corresponde a um silogismo válido:

a) Premissa 1: Todo maceronte gosta de comer fubá. Premissa 2: As selenitas gostam de fubá. Conclusão: As selenitas são macerontes.
b) Premissa 1: Todo maceronte gosta de comer fubá. Premissa 2: Todo maceronte tem asas. Conclusão: Todos que têm asas gostam de comer fubá.
c) Premissa 1: Nenhum X é Y. Premissa 2: Algum X é Z Conclusão: Algum Z não é Y.
d) Premissa 1: Todo X é Y. Premissa 2: Algum Z é Y. Conclusão: Algum Z é X.
e) Premissa 1: Capitu é mortal. Premissa 2: Nenhuma mulher é imortal. Conclusão: Capitu é mulher.

FCC - PGE - BA - Analista de Procuradoria - Calculista - 2013
Raciocínio Lógico / Outros

Considere como verdadeiras as seguintes afirmações:

“Algum pândego é trôpego.” “Todo pândego é nefelibata.”

Deste modo, a assertiva necessariamente verdadeira é:

a) Todo pândego trôpego não é nefelibata.
b) Algum pândego trôpego não é nefelibata.
c) Algum pândego é nefelibata.
d) Todo pândego nefelibata é trôpego.
e) Algum pândego que não é trôpego não é nefelibata.

CESGRANRIO - Banco Central - Analista Área 1 - Manhã - 2010
Raciocínio Lógico / Outros

Analise as frases abaixo e assinale:

S: caso a declaração contenha um equívoco do ponto de vista da lógica verbal;
N: em caso contrário.

( ) Pretendendo acabar com as baratas que havia em sua casa, comprou remédio para insetos.
( ) De acordo com o calendário de datas festivas do Brasil, em novembro há um feriado.
( ) Sua vida mudou radicalmente; pode-se dizer que deu um giro de 3600.

A sequência correta das letras, de cima para baixo, é

a) S - N - N
b) S - N - S
c) S - S - N
d) N - S - N
e) N - S - S

FCC - Polícia Militar - BA - Polícial Militar - 2009
Raciocínio Lógico / Outros

Observe que na sentença abaixo há duas palavras destacadas e dois espaços em branco.


Cachorro está para . . . . . assim como pernilongo está para . . . . . .


Preenchidos corretamente os espaços, a primeira palavra deve ter com a segunda a mesma relação que a terceira tem com a quarta. Nessas condições, as respectivas palavras que devem ocupar as lacunas são:

a) cadela - pernalonga
b) pelo - garra
c) mordida - ferrolhada
d) latido - zumbido
e) raiva - picada

FCC - TCE - GO - Técnico de Controle Externo - Técnico Administrati - 2009
Raciocínio Lógico / Outros

Na sentença seguinte falta a última palavra. Você deve escolher a alternativa que apresenta a palavra que MELHOR completa a sentença.

Devemos saber empregar nosso tempo vago; podemos, assim, desenvolver hábitos agradáveis e evitar os perigos da . . .

a) pobreza.
b) ociosidade.
c) bebida.
d) doença.
e) desdita.

FCC - TCE - MG - Auxiliar de Controle Externo - 2007
Raciocínio Lógico / Outros

É dada uma sentença em que falta a última palavra. Você deve procurar nas alternativas a palavra que MELHOR completa a sentença.
Em qualquer país do mundo, a despeito do regime e da severidade das leis, a moralidade administrativa sempre foi e será um problema. Para garanti-la, desenvolvem-se mecanismos de

a) corrupção.
b) acomodação.
c) estimulação.
d) produtividade.
e) controle.

FCC - TCE - MG - Auxiliar de Controle Externo - 2007
Raciocínio Lógico / Outros

É dada uma sentença em que falta a última palavra. Você deve procurar nas alternativas a palavra que MELHOR completa a sentença.
Para um verdadeiro entendimento, nem sempre é preciso concordar com tudo. O diálogo é proveitoso mesmo quando marcado por

a) amenidades.
b) divergências.
c) intolerâncias.
d) exaltações.
e) pausas.

FCC - Banco Central - Analista - Area 1 - 2006
Raciocínio Lógico / Outros

Distinguir pensamentos, emoções e reações é um instrumento importante para avaliar a inteligência pessoal de um indivíduo e permitir que ele tenha uma consciência desenvolvida e eficaz de si mesmo. Considerando os pensamentos como processos cognitivos, as emoções como resultados psicológicos e as reações como respostas físicas, analise o seguinte fato. Você acaba de assumir um novo trabalho e um de seus colegas está querendo deixá-lo mal perante o chefe. O que você faria?

1) Se sentiria muito incomodado pela atitude de seu colega.
2) Procuraria o chefe para uma conversa em particular.
3) Se questionaria se representa uma ameaça para ele.

As opções de respostas, 1, 2 e 3, são respectivamente caracterizadas como

a) pensamento, emoção e reação.
b) pensamento, reação e emoção.
c) emoção, pensamento e reação.
d) emoção, reação e pensamento.
e) reação, pensamento e emoção.

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