Questões de Raciocínio Lógico de Matrizes e determinantes

 /   /   /  Matrizes e determinantes

Pesquise mais Questões de Raciocínio Lógico de Matrizes e determinantes abaixo,

FCC - TRT 12ª - Téc. Judiciário - Administrativa - 2010
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Em uma Unidade do Tribunal Regional do Trabalho foi realizada uma palestra sobre "Legislação Trabalhista" na qual cada um dos ouvintes, cuja quantidade estava entre 50 e 100, pagou uma mesma taxa de participação que correspondia a um número inteiro de reais. Se, pelo pagamento da taxa de participação foi arrecadado o total de R$ 585,00, então a quantidade de ouvintes que havia na palestra era um número

a) divisível por 13.
b) múltiplo de 11.
c) divisível por 7.
d) par.
e) primo.

ESAF - Ministério da Fazenda - Assistente Técnico-Administrativo - 2009
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Seja uma matriz quadrada 4 por 4. Se multiplicarmos os elementos da segunda linha da matriz por 2 e dividirmos os elementos da terceira linha da matriz por -3, o determinante da matriz fica:

a) Multiplicado por -1.
b) Multiplicado por -16/81.
c) Multiplicado por 2/3.
d) Multiplicado por 16/81.
e) Multiplicado por -2/3.

CESPE - AUGE - MG - Auditor Interno - 2009
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Em um concurso estadual, foram aprovados x candidatos, que serão distribuídos para trabalharem em y cidades do estado. Na hipótese de serem encaminhados 2 candidatos para cada cidade, sobrarão 70 candidatos para serem distribuídos. Entretanto, no caso de serem encaminhados 3 candidatos para cada cidade, será necessário convocar mais 40 candidatos classificados nesse concurso.

Para determinação dos valores x e y, obtém-se um sistema linear de duas equações com incógnitas x e y. A ele está associada uma matriz M, formada pelos coeficientes das variáveis das suas equações. Assinale a opção correta a respeito da solução desse sistema.

a) A matriz M tem determinante diferente de zero.
b) O sistema é homogêneo.
c) O sistema é compatível e indeterminado.
d) A matriz M é não-inversível.
e) A matriz M não pode ser transformada por meio de operações elementares sobre suas linhas na matriz identidade 2 por 2.

ESAF - STN - Analista de Finanças e Controle - 2005
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Considere duas matrizes quadradas de terceira ordem, A e B. A primeira, a segunda e a terceira colunas da matriz B são iguais, respectivamente, à terceira, à segunda e à primeira colunas da matriz A. Sabendo-se que o determinante de A é igual a x, então o produto entre os determinantes das matrizes A e B é igual a:

a) -xb) -xc) xd)
e) 1

ESAF - SEFAZ-MG - Auditor Fiscal da Receita Estadual - 2005
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

A, B e C são matrizes quadradas de mesma ordem, não singulares e diferentes da matriz identidade. A matriz C é igual ao produto A Z B, onde Z é também uma matriz quadrada. A matriz Z, portanto, é igual a:

a) A B C
b) A C Bc) A C Bd) A B Ce) C B A

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2005
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

O menor complementar de um elemento genérico xij de uma matriz X é o determinante que se obtém suprimindo a linha e a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz Y = yij, de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B = (bij). Sabendo-se que (aij ) = (i+j) e que bij = i , então o menor complementar do elemento y é igual a:

a) 0
b)
c)
d) 8
e) 80

ESAF - SEFAZ-MG - Gestor Fazendário - 2005
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Considere duas matrizes de segunda ordem, A e B, sendo que B = 21/4 A. Sabendo que o determinante de A é igual a

-1/2, então o determinante da matriz B é igual a:

a) 21/2b) 2
c) 2 -1/4
d) 2 -1/2e) 1

ESAF - MPU - Técnico - Admnistrativa - 2004
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

A matriz S = sij, de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B=(bij). Sabendo-se que (aij ) = i +je que bij = ij, então a razão entre os elementos s e s12 determinante da matriz S é igual a

a) 1.
b) 3.
c) 4.
d) 2.
e) 6.

ESAF - SERPRO - Analista de Recursos Financeiros - 2001
Raciocínio Lógico / Matrizes e determinantes

Genericamente, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz S = sij,de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B = (bij). Sabendo-se que (aij ) = i+je que bij = (i+j), então a razão entre os elementos s e s é igual a:

a) 1/5
b) 2/5
c) 3/5
d) 4/5
e) 1



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.