Questões de Psicologia de Teoria psicogenética

 /   /   /  Teoria psicogenética

Pesquise mais Questões de Psicologia de Teoria psicogenética abaixo,

FCC - TJ - PE - Analista Judiciário - Psicólogo - 2012
Psicologia / Teoria psicogenética

O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos

a) 9 aos 14 anos, com o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e social.
b) 7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.
c) 6 aos 10 anos, quando deixa de ter dificuldade para realizar as operações no plano das ideias sem necessitar de manipulação ou referências concretas.
d) 10 aos 14 anos, quando é capaz de abstrair e generalizar, criando teorias sobre o mundo, principal mente sobre aspectos que gostaria de modificar.
e) 4 aos 7 anos, com o aparecimento da linguagem, incrementando a comunicação e a interação com os demais.

AOCP - Prefeitura de Ibiporã - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicogenética

Assinale a alternativa que apresenta, na sequência correta, os períodos de desenvolvimento humano segundo Jean Piaget.

a) Período pré-operatório, operatório, sensorial e motor.
b) Período sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
c) Período pré-operatório, operações formais, operações concretas e sensório motor.
d) Período sensorial, pré-operatório, operatório e motor.
e) Período motor, pré-operatório, operações formais e operações abstratas.

IDECAN - Prefeitura de Apiacá - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicogenética

Para explicar o processo de desenvolvimento intelectual, Piaget dividiu a sequência do desenvolvimento em estágios e períodos. Correlacione os estágios aos seus respectivos tipos de desenvolvimento.

1. Estágio sensório-motor.
2. Estágio objetivo-simbólico.
3. Estágio operacional concreto.
4. Estágio operacional-abstrato ou formal.

( ) Caracteriza-se pela capacidade de formular hipóteses e testá-las sistematicamente para se chegar a uma resposta para um problema. Nesse estágio, outra característica do indivíduo é sua capacidade de raciocinar ao contrário da realidade.
( ) É o início da interiorização dos esquemas de ação na representação - na linguagem, na imitação; a presença da mãe é muito importante e o principal elo com o mundo. O raciocínio dominante é a intuição. A linguagem começa a operar como veículo de pensamento.
( ) Baseia-se na evolução da percepção e da motricidade. O bebê vive uma experiência não diferenciada, tudo é um conjunto só. Tem padrões inatos, como sugar e agarrar. Situa-se nesta fase a origem do pensamento inteligente, uma inteligência prática que busca resultados favoráveis.
( ) Os processos de raciocínio da criança se tornam mais lógicos, ou seja, a criança evolui processos de pensamento lógico que podem ser aplicados a problemas concretos. Nesse estágio, a criança aprende melhor através da exploração e manipulação de seu ambiente.

A sequência está correta em

a) 4, 2, 1, 3
b) 1, 2, 4, 3
c) 4, 1, 3, 2
d) 2, 3, 1, 4
e) 1, 4, 2, 3

AOCP - Prefeitura de Ibiporã - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicogenética

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que preenchem as lacunas do texto seguinte: __ ocorre quando esquemas já existentes são usados para interpretar novas informações. Já a __ envolve mudança e adaptação dos esquemas.

a) adaptação / acomodação
b) assimilação / acomodação
c) adaptação / concentração
c) concentração / assimilação
e) interpretação / maturidade

CAIPIMES - SP Turismo - Psicólogo - 2010
Psicologia / Teoria psicogenética

O desenvolvimento cognitivo foi estudado por diversos autores, e dentre eles destaca-se Jean Piaget (1896 - 1980). Para ele, o desenvolvimento acontece através dos processos de assimilação, acomodação e equilibração. Relacione as definições apresentadas abaixo com seus respectivos conceitos:

I . Consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele já possui naquele momento específico da sua existência.
II . Processo de autorregulação do organismo, necessário para assegurar uma interação eficiente do indivíduo com o meio ambiente.
III . Consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento.

( ) Assimilação
( ) Acomodação
( ) Equilibração

A alternativa que corresponde à ordem correta da associação da definição com o conceito é

a) II, III, I.
b) I, III, II.
c) II, I, III.
d) III, II, I.

CIAAR - EAOT - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / Teoria psicogenética

De acordo com as teorias de Piaget, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica seus esquemas para se adaptar os elementos novos da realidade.
( ) Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.
( ) A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.
( ) A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e incorpora o mundo exterior e vai se transformando.

a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

FUNIVERSA - MPE - GO - Técnico em Psicologia - 2010
Psicologia / Teoria psicogenética

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

a) A reciprocidade, pois a noção de justiça supera a fase do estrito igualitarismo para basear-se na equidade. Os castigos convertem-se, assim, em algo motivado, não necessário e recíproco.
b) A criança não segue regras coletivas. Quando se depara com crianças dessa idade, percebe-se o que se chama de monólogo coletivo, pois estas estão na fase de egocentrismo.
c) A criança passa a tomar decisões por si mesma, analisando e compreendendo as regras de cunho universal.
d) A criança prefere brincadeiras individuais, analisa as regras de cunho universal e passa a segui-las, tomando decisões por si mesma, sem o referendo dos pais.
e) A consideração da responsabilidade centrando-se unicamente nas consequências materiais da ação, sem levar em conta a intenção que move a ação nem as circunstâncias que a rodeiam.

FCC - TJ - SE - Analista Judiciário - Psicologia - 2009
Psicologia / Teoria psicogenética

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, o período pré-operacional é esperado

a) dos 0 aos 24 meses, quando se formam os esquemas sensoriais-motores.
b) dos 2 aos 7 anos, em que o indivíduo inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos.
c) dos 7 aos 12 anos, em que se inicia a frequência à escola elementar, que será marcada por grandes aquisições intelectuais.
d) dos 8 aos 12 anos, quando ocorre um crescente incremento do pensamento lógico.
e) dos 12 anos em diante, quando tanto os esquemas conceituais como as operações mentais realizadas se referem a objetos ou situações que existem concretamente na realidade.

CONESUL - Pref- de Eldorado - RS - Psicólogo - 2008
Psicologia / Teoria psicogenética

Piaget trouxe importantes contribuições ao campo do desenvolvimento das funções do conhecimento e do pensamento, envolvendo sempre a maturação neurobiológica evolutiva e orgânica. Avalie os seguintes itens.

I. Pensamento pré-operatório e pré-conceitual concreto
II. Sensório-motor
III. Pensamento abstrato hipotético-dedutivo
IV. Pensamento ilusório

Quais são os estágios de Piaget?

a) Apenas I e II.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas I, II e IV.
e) Apenas I, II e III.

FUNRIO - CBM - RJ - Psicólogo - 2008
Psicologia / Teoria psicogenética

O conceito de "esquema" (Piaget) refere-se a

A) estado de desconforto ou satisfação interno.
B) estrutura básica orgânica responsável pela vivência de situações cotidianas.
C) unidade estrutural biológica, estática e variada.
D) disposição comportamental orientada para a ação.
E) unidade estrutural básica de pensamento ou ação.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.