Questões de Psicologia de Teoria psicanalítica

 /   /   /  Teoria psicanalítica

Pesquise mais Questões de Psicologia de Teoria psicanalítica abaixo,

FCC - TRE - AP - Analista Judiciário - Psicologia - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais. Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão

a) no pré-consciente.
b) na consciência.
c) no subconsciente.
d) no prazer.
e) no inconsciente.

FCC - TRE - AP - Analista Judiciário - Psicologia - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

Características adultas que estão associadas à fixação parcial na fase anal são:

a) ordem, parcimônia e obstinação.
b) vergonha, repulsa e moralidade.
c) ansiedade, medo e moralidade.
d) vergonha, confusão e medo.
e) agressividade, vergonha e repulsa.

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Psicologia - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

A finalidade da entrevista inicial em Psicanálise é avaliar a analisibilidade e a acessibilidade do pretendente à análise. A acessibilidade corresponde à disponibilidade e capacidade de o paciente permitir

a) que o analista lhe pergunte sobre seu passado.
b) o agendamento das entrevistas subsequentes.
c) um acesso ao seu inconsciente.
d) que o analista lhe pergunte sobre suas preocupações atuais.
e) que o analista lhe recomende ações construtivas.

IDECAN - Prefeitura de Apiacá - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Uma vez que alguns eventos mentais "parecem" ocorrer espontaneamente, Freud começou a procurar e descrever os elos ocultos que ligavam um evento consciente a outro. Quanto ao pensamento teórico de Freud, marque a alternativa INCORRETA.

a) A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais e, quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estariam no inconsciente.
b) O inconsciente é apático e inerte, não havendo uma vivacidade e imediatismo em seu material. Memórias muito antigas quando liberadas à consciência, perdem sua força emocional.
c) Quanto à catexia, Freud afirmou que o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada ou investida na representação mental de uma pessoa, ideia ou coisa. A libido que foi catexizada perde sua mobilidade original e não pode mais mover-se em direção a novos objetos. Está enraizada em qualquer parte da psique que a atraiu e segurou.
d) As leis lógicas do pensamento não se aplicam ao Id, havendo, assim, impulsos contrários lado a lado, sem que um anule o outro, ou sem que um diminua o outro. O Id seria o reservatório de energia de toda a personalidade.
e) Enquanto consciência pessoal, o Superego age para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porém, ele também pode agir inconscientemente. As restrições inconscientes são indiretas e podem aparecer sob a forma de compulsões ou proibições.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

A psicanálise, após Freud, inclui diferentes compreensões teórico-técnicas, o que vai determinar modificações no setting analítico. Alguns conceitos, entretanto, estão presentes nas diferentes correntes psicanalíticas. Assinale a alternativa que indica o conceito presente em diferentes correntes psicanalíticas.

a) o conceito de objeto transicional.
b) o conceito de uso do corte.
c) o conceito da técnica ativa.
d) o conceito de transferência.
e) o conceito de significante.

FCC - INFRAERO - Analista Superior I - Psicólogo - 2011
Psicologia / Teoria psicanalítica

Freud acreditava que os sonhos e os atos falhos são meios disfarçados de expressar

a) impulsos inconscientes.
b) pulsões conscientes.
c) energia psíquica.
d) um elo de comunicação entre consciente e inconsciente.
e) os desejos sexuais reprimidos.

FCC - TRE - RS - Analista Judiciário - Psicólogo - 2010
Psicologia / Teoria psicanalítica

Uma possibilidade de o indivíduo conseguir o reconhecimento do seu meio familiar e social é por intermédio do recurso inconsciente de, desde criança, adaptar-se às expectativas que os demais valorizam e impõem como condição para a aceitação, admiração e amor. Em linguagem winnicottiana, este processo institui a formação de um "falso

a) raciocínio".
b) testemunho".
c) self".
d) superego".
e) setting".

CESPE - DPU - Psicólogo - 2010
Psicologia / Teoria psicanalítica

Assinale a opção correta quanto à concepção psicanalítica acerca da dependência química.

a) Mesmo considerando a incurabilidade da toxicomania, o psicanalista trata as dependências químicas.
b) Segundo Freud, ao usar drogas o sujeito visa de forma masoquista aumentar a dor de existir.
c) O dependente químico visa preservar a incompletude humana desfazendo-se do objeto ideal.
d) As toxicomanias de suplemento referem-se à formação de uma prótese narcísica.
e) A droga assume uma função paradoxal na vida psíquica e na busca do sujeito por uma autodestruição.

FGV - DETRAN - RN - Assessor Técnico - Psicologia - 2010
Psicologia / Teoria psicanalítica

Em J. Laplanche / J.B. Pontalis encontramos "o Complexo de Édipo não é redutível a uma situação real, à influência efectivamente exercida sobre a criança pelo casal parental. Ele retira sua eficácia do facto de fazer intervir uma instância interditória (proibição do incesto) que barra o acesso à satisfação naturalmente procurada e que liga inseparavelmente o desejo à lei (ponto que J. Lacan acentuou). Isto reduz o alcance da objecção introduzida por Malinovski e retomada pela chamada escola culturalista, segundo a qual, em determinadas civilizações em que o pai é desprovido de toda a função repressiva, não existiria Complexo de Édipo, mas um complexo nuclear característico de tal estrutura social: na realidade, nessas civilizações, os psicanalistas procuram descobrir em que personagens reais, e mesmo em que instituição, se incarna a instância interditória, em que modalidades sociais se especifica a estrutura triangular constituída pela criança, o seu objeto natural e o portador da lei." Considerando os estudos psicanalíticos presentes na citação, sobre o Complexo de Édipo, podemos afirmar:

a) Em determinadas civilizações em que o pai é desprovido da função repressiva, não ocorre a vivência do Complexo.
b) O Complexo de Édipo não é universal.
c) A interdição do incesto não é a lei universal que diferencia cultura e natureza.
d) A relação triangular constituída pela criança, com sua instância interditória pode se especificar em diferenciadas modalidades sociais.
e) O que irá ser interiorizado para a estruturação psíquica da pessoa, é somente o processo de interdição vivido pela criança em sua relação com o casal parental.

FCC - TRT 9ª - Analista Judiciário - Psicologia - 2010
Psicologia / Teoria psicanalítica

Existem alguns autores fundamentais para o estudo da Psicoterapia Breve psicanalítica, entre eles, está E. Gilliéron, que

a) descreve três tipos de personalidade baseado em J. Bergeret e não aceita a ideia de campo relacional de D. Malan.
b) defendeu a proposta de atenção e negligências seletivas e não considera importante determinar com precisão a data da última sessão.
c) propôs 30 a 40 sessões para a Psicoterapia Breve e não considera a relação interpessoal fator importante para a compreensão na Psicoterapia.
d) acredita que toda relação com o outro fundamentase numa imagem que o sujeito tem sobre os outros.
e) estudou a importância do enquadre na Psicoterapia Breve, discutindo como o término pré-fixado da terapia influencia o conjunto terapeuta-paciente e propôs seguir o livre curso das associações dos pacientes.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.