Questões de Psicologia de Saúde pública

 /   /   /  Saúde pública

Pesquise mais Questões de Psicologia de Saúde pública abaixo,

FCC - TJ - PE - Analista Judiciário - Psicólogo - 2012
Psicologia / Saúde pública

O Manual de Prevenção das DST/HIV/Aids em Comunidades Populares do Ministério da Saúde (Brasília, DF, 2008) aponta que a Aids hoje atinge a todos os grupos sociais, independentemente de classe, sexo, raça ou etnia, orientação sexual e faixa etária, o que significa que estamos todos vulneráveis. A ideia de vulnerabilidade, segundo o Manual, surgiu para explicar que a relação entre a saúde e a doença

a) de uma pessoa depende de ela ter tido DST (doença sexualmente transmissível) anterior e se foi bem sucedida no tratamento, sem recorrências.
b) de uma pessoa ou de um grupo está diretamente relacionada à orientação recebida dos professores na escola.
c) de indivíduos depende de como se apresentam "pontos fortes", que definem a exposição ao HIV.
d) depende de pessoa a pessoa e se ela utilizou do serviço de saúde a partir dos 10 anos, quando entrase na puberdade.
e) não se dá em função das atitudes das pessoas, mas está diretamente relacionada ao ambiente e suas relações.

FCC - TJ - PE - Analista Judiciário - Psicólogo - 2012
Psicologia / Saúde pública

Na visão sistêmica da dependência química, em relação ao surgimento do abuso de drogas, acredita-se que a família tem um papel de

a) vítima.
b) coautoria.
c) algoz.
d) agressora.
e) vitmizadora.

- UFPA - Psicologo - 2011
Psicologia / Saúde pública

A respeito da Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, é correto afirmar:

a) Essa Lei regula, exclusivamente na região Norte e Nordeste, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
b) Essa Lei institui a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.
c) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
d) Estão incluídas, no âmbito dessa Lei, ações de vigilância sanitária e epidemiológica, mas não se incluem ações de saúde do trabalhador.
e) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Saúde pública

A atenção primária em saúde é vista como a chave para o planejamento de políticas eficazes de saúde. As resoluções da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata, Cazaquistão, em 1978, implicaram em importantes modificações na concepção de saúde e no que fazer para obtê-la. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

a) A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença.
b) Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde, baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis.
c) Os cuidados primários de saúde têm em vista os principais problemas de saúde da comunidade, proporcionando serviços de proteção, cura e reabilitação.
d) O levantamento de campo, as proposições e a execução da adequada provisão dos cuidados de saúde devem ser determinados pelas ações da equipe multiprofissional de saúde.
e) As políticas, estratégias e planos nacionais de ação em saúde devem ser executados juntamente com outros setores.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Saúde pública

Uma das importantes diretrizes das atuais políticas de saúde é a diretriz da humanização. Entretanto, a humanização nos serviços de saúde tem sido dificultada por uma série de fatores. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

a) A humanização é prejudicada pelas condições precárias de trabalho que levam a falhas, estresse e defesas psíquicas dos profissionais e resultam em má acolhida aos pacientes.
b) A humanização é prejudicada pela vertente positivista da racionalidade biomédica, que ignora as necessidades subjetivas, culturais e pessoais dos pacientes, o que leva a um atendimento impessoal, focado no sintoma e não na pessoa que sofre.
c) A humanização é prejudicada pelo uso da tecnologia como substitutivo da relação profissional-paciente, o que dificulta a comunicação e empatia entre ambos.
d) Na atualidade, alguns cursos de medicina têm procurado modificar os currículos, de forma a oferecer uma visão de humanização desde os primeiros períodos.
e) Os Grupos de Trabalho de Humanização são dispositivos que objetivam melhorar os processos do trabalho em saúde, sendo centralizados nas unidades primárias de saúde.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Saúde pública

O Programa de Saúde da Família, instituído em 1994. pelo Ministério da Saúde, vem se constituindo como uma das mais importantes estratégias na Atenção Primária em Saúde. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A atuação dos programas de saúde da família é limitada aos postos de saúde em comunidades carentes.
II. A atuação dos profissionais que participam do Programa de Saúde da Família limita-se a intervenções na área primária de saúde.
III. O Apoio Matricial visa dar suporte técnico às equipes de Atenção Básica, como no caso dos Programas de Saúde de Família, em suas necessidades de lidar com casos de saúde mental, especialmente os casos mais graves e/ou de pacientes crônicos.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Saúde pública

A partir das Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde, os fatores relacionados a seguir foram considerados importantes para os cuidados de saúde, à exceção de um. Assinale-o.

a) A qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria são considerados essenciais para a promoção da saúde.
b) Uma adequada provisão de saúde implica na combinação de estratégias: ações do Estado, da comunidade, de indivíduos, do sistema de saúde e de parcerias intersetoriais.
c) A prevenção primária é constituída de medidas que visam desenvolver uma saúde melhor.
d) A prevenção primária pode ser específica ou inespecífica.
e) A atenção primária é igual à prevenção primária.

CESPE - HUB - Psicologia - 2010
Psicologia / Saúde pública

A respeito do sistema único de saúde ( SUS ), julgue os itens a seguir.

O SUS é formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público. As instituições públicas estaduais e municipais participam desse sistema com prestação de serviço complementar.

CESPE - HUB - Psicologia - 2010
Psicologia / Saúde pública

A respeito do sistema único de saúde ( SUS ), julgue os itens a seguir.

A Lei Orgânica da Saúde (LOS) n.º 8.080/1990 e a n.º 8.142/1990 foram editadas para dar cumprimento ao mandamento constitucional de disciplinar legalmente a proteção e a defesa da saúde no Brasil. A LOS n.º 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e a LOS n.º 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

CESPE - HUB - Psicologia - 2010
Psicologia / Saúde pública

A respeito do sistema único de saúde ( SUS ), julgue os itens a seguir.

O SUS representa a materialização de uma concepção acerca da saúde no Brasil segundo a qual as condições de saúde da população, como preconizadas pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ), são expressas pelos dados de morbidade e de mortalidade, considerados epidemiologicamente e em função de fatores demográficos de cada região brasileira.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.