Questões de Psicologia de Psicologia escolar e educacional

 /   /   /  Psicologia escolar e educacional

Pesquise mais Questões de Psicologia de Psicologia escolar e educacional abaixo,

CESPE - INCA - Tecnologista Jr - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

A pedagogia tradicional promove no aluno o hábito de tomar notas e memorizar, o profundo respeito pelas fontes de informação, seja o professor ou os textos e, a preferência pela especulação teórica.

CESPE - INCA - Tecnologista Jr - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

Na pedagogia renovada, o aluno é ativo e tem a oportunidade criticar os conteúdos dos programas, obtendo alta eficiência da aprendizagem de dados e processos, ao passo que o tipo dos reforços é determinado pelo programador do sistema.

CESPE - INCA - Tecnologista Jr - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

A pedagogia por condicionamento, inspirada nas teorias behavioristas, enfatiza a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos.

CESPE - INCA - Tecnologista Jr - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

O centro da atividade escolar na pedagogia libertadora não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, e sim o aluno, e o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, com o lema aprender a aprender.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

A teoria construtivista defendida por Piaget teve grande impacto tanto na Europa como nos Estados Unidos da América ( EUA ). Segundo essa teoria, o conhecimento não é adquirido apenas pelo impacto do ambiente externo, mas também pela ação do próprio sujeito epistêmico.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Vygotsky, o ensino escolar orienta e organiza os processos internos do desenvolvimento.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

Piaget reconhece a influência da afetividade nas estruturas mentais.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

Para a psicanálise, o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação problema. Isso significa que o ato inteligente depende de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

A emoção é o sistema de atividade que corresponde a situações reais e é entendida como uma reação postural na exteriorização da afetividade, sendo o elemento que estabelece o vínculo entre homem e meio.

CESPE - MEC - FUB - Psicólogo - Escolar - 2009
Psicologia / Psicologia escolar e educacional

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

Para a psicanálise a palavra vem no lugar da coisa e a aquisição da linguagem marca a passagem do imediatismo para as coisas mediatas e mediadas. A aquisição da linguagem assinala a passagem do biológico para o cultural.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.