Questões de Psicologia de Documentos psicológicos

 /   /   /  Documentos psicológicos

Pesquise mais Questões de Psicologia de Documentos psicológicos abaixo,

FCC - TJ - PE - Analista Judiciário - Psicólogo - 2012
Psicologia / Documentos psicológicos

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia de número 007/2003 instituiu o Manual de documentos escritos produzidos por psicólogos. O relatório psicológico é

a) um documento produzido pelo psicólogo no enquadre pericial judiciário e que deve obedecer os parâmetros científicos na elucidação dos termos técnicos.
b) uma peça de natureza e valor científicos, devendo conter a narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário.
c) um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicopatológicas de quem, por requerimento, o solicita.
d) similar ao atestado emitido por psicólogo, já que deve estar acompanhado das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que o sustentam.
e) um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

FCC - INFRAERO - Analista Superior I - Psicólogo - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

As provas situacionais aplicadas nos processos de seleção estão relacionadas

a) aos resultados do trabalho.
b) à avaliação da personalidade do candidato.
c) à solução de conflitos entre os candidatos.
d) às tarefas do cargo.
e) à avaliação de estilo de liderança.

UFSC - UFSC - Psicólogo - Clínico - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliações Psicológicas, elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia.

( ) O Atestado Psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
( ) A finalidade do relatório psicológico, que deverá conter no mínimo cinco itens (identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão), será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
( ) Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo máximo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.
( ) No relatório ou laudo psicológico, a descrição da demanda consiste na narração das informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) V - V - F - F
b) V - V - F - V
c) F - F - V - F
d) V - V - V - F
e) F - F - V - V

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Psicologia - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

Um psicólogo redigiu um relatório psicológico, considerando o que diz o Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP nº 007/2003), em que consta que o relatório deve conter 5 itens. O nome do item que não consta do modelo apresentado neste Manual é

a) identificação.
b) descrição da demanda.
c) procedimento.
d) encaminhamento.
e) conclusão.

FCC - TRT 1ª - Analista Judiciário - Psicologia - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

Consta na Resolução CFP nº 007/2003, que ao redigir um parecer, o psicólogo deve responder aos quesitos, quando houver, de forma sintética e convincente, não deixando nenhum quesito sem resposta, sendo que quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão

a) "não coube na avaliação".
b) "resposta desconhecida".
c) "sem conhecimento prévio".
d) "sem elementos de convicção".
e) "resposta insustentada".

- UFPA - Psicologo - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

Para o Conselho Federal de Psicologia, uma declaração tem como conceito e finalidade

I declarar comparecimento do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário.
II declarar acompanhamento psicológico do atendido.
III declarar informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
IV registrar sintomas, situações ou estados psicológicos.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) I, II, III e IV.

- UFPA - Psicologo - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

A respeito de Pareceres Psicológicos, é correto afirmar:

a) Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
b) A finalidade do parecer será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, com relato sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, com a solicitação de acompanhamento psicológico.
c) O Parecer tem como fim justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante; justificar se o solicitante está apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução; solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, com subsídio na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP n.º 015/96.
d) É um documento que informa a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de explicitar o comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; registra o acompanhamento psicológico do atendido; apresenta informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
e) Quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão "inconclusivo". Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar "aguarda mais estudo".

- UFPA - Psicologo - 2011
Psicologia / Documentos psicológicos

Em relação à diferença entre Relatório Psicológico, Laudo Psicológico e Atestado Psicológico, é correto afirmar:

a) O atestado não deve expor o registro do sintoma, situação ou condições psicológicas. O Laudo deve deixar estas informações explicitadas. O relatório somente deve apresentar o sintoma e as condições psicológicas.
b) O atestado deve expor a conclusão da avaliação psicológica. No Laudo, a conclusão deve ser acompanhada pela metodologia empregada pelo psicólogo. No Relatório devem constar somente as informações do andamento da avaliação, sem exposição das conclusões.
c) No atestado, o prognóstico é descrito. O encaminhamento, as intervenções e o diagnóstico são descritos pelo Laudo. O prognóstico e evolução do caso, a orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, a solicitação de acompanhamento psicológico são descritos no Relatório.
d) O atestado explicita somente o diagnóstico da avaliação Psicológica. O Laudo explicita somente o encaminhamento, as intervenções e o diagnóstico. O Relatório apresenta o prognóstico e evolução do caso, a orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, a solicitação de acompanhamento psicológico.
e) O Atestado tem como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas do cliente. O relatório, que é sinônimo de Laudo Psicológico, apresenta o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, a orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, a solicitação de acompanhamento psicológico.

FCC - TRT 9ª - Analista Judiciário - Psicologia - 2010
Psicologia / Documentos psicológicos

A Resolução CFP no 007/2003 institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e estabelece que o relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

Na conclusão do documento, o psicólogo vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referências

a) que foram encaminhadas pelo juiz.
b) que subsidiaram o trabalho.
c) recebidas de outros profissionais envolvidos no estudo.
d) obtidas com os familiares.
e) compostas a partir da declaração de terceiros.

FCC - TRE - RS - Analista Judiciário - Psicólogo - 2010
Psicologia / Documentos psicológicos

Avaliação psicológica clínica, em que geralmente o psicólogo tem que responder a quesitos, tendo por objetivo fornecer subsídios para questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei. Trata-se de

a) prevenção.
b) diagnóstico diferencial.
c) diagnóstico multifatorial.
d) prognóstico.
e) perícia forense.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.