Questões de Pedagogia

 /   /  Pedagogia

Pesquise mais Questões de Pedagogia Utilizando o Filtro abaixo,

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Ao considerar a educação como um ato pedagógico e também político, é correto afirmar que um traço marcante, nas teorias críticas atuais, é

a) a valorização da pessoa do educando enquanto aprendiz e como ser histórico, político e social.
b) o desenvolvimento de técnicas capazes de treinar o aprendiz para sua função no mercado de trabalho.
c) a transversalidade de temas que possibilitam superar as dinâmicas próprias das disciplinas.
d) a compreensão dos limites de aprendizagem geneticamente determinados em cada indivíduo.
e) o conhecimento incorporado pelos educandos de forma cumulativa por meio da transmissão científica e planejada dos conteúdos.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

No Século XVIII, a Revolução Francesa trouxe o lema igualdade, liberdade e fraternidade e uma teoria educacional considerada revolucionária para a época, pois afirmava os direitos do indivíduo, apoiava-se no humanismo igualitário e indicava que o processo civilizatório deveria ser universal. Passados mais de 200 anos dos ideais da Revolução Francesa e dos períodos históricos que a sucederam, constata-se que

a) a exclusão escolar permanece e a uma grande parte da população ainda é negado o direito à educação.
b) não é possível a transmissão de conhecimentos de forma contextualizada.
c) não é possível se conseguir organizar a escola como espaço de saber para todos.
d) é comum a organização escolar baseada na integração entre teoria e prática.
e) há avanço das áreas científicas no compartilhamento dos saberes desenvolvidos, em diferentes ambientes.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Ao examinar o acesso à educação em vários períodos históricos, as teorias críticas atentam para o fato de que a escola

a) deve cumprir seu papel de oferecer uma educação de qualidade aos alunos capazes e intelectualmente prontos para assimilar os conhecimentos ensinados.
b) tanto pode servir para a construção da cidadania como prática libertadora, como para as práticas de dominação, visando à reprodução da sociedade vigente.
c) precisa definir os objetivos a serem alcançados de acordo com a capacidade cognitiva de cada grupo social a ser atendido.
d) deve ser espaço de exercício de disciplina e de desenvolvimento do autocontrole, para formar indivíduos capazes de seguirem as regras coletivas de sua comunidade.
e) tem como objetivo fazer com que os alunos reconheçam seu espaço na sociedade, de acordo com sua inserção no mercado de trabalho.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Quando se discute que o paradigma da inclusão não é específico para alunos com deficiência, apresentando um resgate histórico do igual direito de todos à educação de qualidade, são feitas objeções no entendimento deste conceito. Parece que já está condicionada a ideia de que a inclusão é para alunos da educação especial passarem das classes e escolas especiais para as turmas do ensino regular. Este raciocínio, muitas vezes,

a) não permite discutir amplamente as causas das várias deficiências existentes.
b) privilegia a discussão de uma determinada deficiência em relação a outra.
c) não possibilita sensibilizar o professor para as necessidades dos alunos deficientes.
d) dificulta a discussão sobre outras formas de exclusão como a que sofrem os alunos de educação de jovens e adultos.
e) impede a discussão mais profunda do processo de exclusão que as crianças deficientes visuais e auditivas sofrem em sala de aula.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:

I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.
II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.
III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.
IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e IV.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Com base na concepção piagetiana de aprendizagem, conclui-se que cabe ao professor

a) planejar as atividades intelectivas em conformidade com o ano escolar dos alunos.
b) criar situações que estimulem o aluno a pensar, pesquisar, estudar e analisar a questão a ele apresentada.
c) escolher os conteúdos e organizar materiais didáticos de acordo com os diversos interesses dos alunos.
d) elaborar uma rotina de estudo para que o aluno conquiste sua autonomia de pensamento.
e) ensinar primeiramente os conteúdos mais simples para gradativamente chegar aos mais complexos.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Um professor foi convidado para ministrar um curso de inglês para os funcionários de uma empresa. Em seu contrato de trabalho estava prevista remuneração para a realização de aulas, a produção própria de uma apostila, o planejamento e a preparação das aulas. Transcorridos 5 dias de aulas, o coordenador do curso percebeu que alguns textos da apostila elaborada pelo professor eram cópia literal de outra publicação encontrada na Internet. Considerando os fatos, o coordenador conversou com o professor e afastou-o do curso, levando o caso para ser analisado pelo Departamento Jurídico da empresa. Esta resolução está

a) incorreta, pois punições como esta são formas autoritárias de se lidar com a questão.
b) correta, pois é a partir de punições exemplares que se consegue manter a ordem numa empresa.
c) incorreta, pois a internet é considerada um veículo de divulgação de informações que pode e deve disponibilizar recursos para os professores.
d) equivocada, tendo em vista que a obrigação do professor é ministrar aula e não produzir material para suas aulas.
e) correta, pois, eticamente, a cópia sem a devida citação ou autorização do autor da obra é uma fraude, contrariando a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98).

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

A cidadania se dá com a participação eficiente e criativa no contexto social, o exercício concreto de direitos e deveres [...] O conceito de cidadania se estende a todos indivíduos na sociedade, sem discriminação de raça, gênero, idade, credo religioso [...] De acordo com as ideias acima, cidadania exige

a) o cumprimento das determinações legais da Constituição do país, por parte de todos os membros de uma sociedade, indistintamente.
b) consciência de pertença a uma comunidade e também de responsabilidade partilhada, tendo em vista a vida em comum.
c) obediência às regras coletivas de cada comunidade, de acordo com a regulamentação jurídica formal.
d) compromisso do indivíduo frente às necessidades de seu grupo social, desconsiderando as suas necessidades.
e) compreensão de seus deveres junto a todos os membros de sua comunidade.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Segundo Paulo Freire, uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. Diante disso, é correto afirmar que a educação deve

a) propiciar um ensino baseado nas experiências científicas das pessoas aprendentes.
b) valorizar a sociedade do conhecimento que se baseia nas ciências humanas.
c) enfrentar o desafio de ensinar informações de forma mnemônica, a fim de conseguir que o aluno compreenda o conhecimento científico.
d) alicerçar-se nos conhecimentos prévios dos alunos, para tentar motivá-los a aprender os conhecimentos científicos transmitidos pela escola.
e) criar as condições para que o educando vá assumindo o papel de sujeito da produção de sua inteligência do mundo.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Questões de Pedagogia / Geral

Em objeção a uma escola uniforme, Howard Gardner afirma que

a) nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades; nem todos aprendem da mesma maneira.
b) as habilidades mentais/intelectivas são determinantes para o sucesso profissional de uma pessoa.
c) sem o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, o ser humano não consegue se desenvolver integralmente.
d) a inteligência espacial comanda a organização mental do indivíduo, pois é ela que possibilita a com preensão global do mundo.
e) o professor, para saber se seu aluno é ou não inteligente, pode submetê-lo a testes de aptidão escolar.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.