Questões de História

 /   /  História

Pesquise mais Questões de História Utilizando o Filtro abaixo,

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes.

Uma estrutura fundamental do sistema feudal era a relação de senhorio (dominium), estabelecida entre uma classe senhorial (a nobreza ), que dominava a classe dos vassalos (os camponeses).

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes.

A sociedade feudal baseava-se em uma estrutura hierárquica quádrupla, cujo topo era ocupado pelos reis e pela nobreza; em seguida, posicionavam-se o clero e os religiosos leigos; logo abaixo, os comerciantes e os burgueses (moradores das cidades); e, na base inferior, os camponeses.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes.

O protecionismo foi fator significativo para a transformação do sistema feudal para o capitalismo. Enquanto na Idade Média ele ocorria localmente, com as corporações de ofício de cada cidade responsáveis pela sua aplicação, a partir do século XIV, com a centralização do poder nos Estados, os reis e príncipes passaram a ser responsáveis pela criação e pelo cumprimento de leis de proteção às atividades econômicas.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes.

O surgimento dos termos feudal e feudalismo ocorreu em consequência das mudanças políticas, sociais e intelectuais do século XVIII, a exemplo do Iluminismo e da Revolução Francesa.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

Com base na expansão marítima europeia e na colonização das Américas, julgue os itens de 79 a 81.

A mais lucrativa atividade das colônias portuguesas na América no início do século XVII era a plantação e a comercialização de açúcar, mas, com a invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654) e a posterior retomada da região, a cultura da cana-de-açúcar foi levada para as Antilhas, fazendo concorrência à produção brasileira e motivando uma grave crise comercial em Portugal.)

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

Com base na expansão marítima europeia e na colonização das Américas, julgue os itens de 79 a 81.

Parte considerável da exploração e colonização das Américas foi possibilitada pela iniciativa privada, que recebia dos reis o monopólio da exploração econômica de uma área por tempo determinado.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

Com base na expansão marítima europeia e na colonização das Américas, julgue os itens de 79 a 81.

A expansão marítima europeia começou com os noruegueses, que, por volta do século X, navegaram pelo Atlântico estabelecendo colônias na Groelândia e na Terra Nova (Canadá). Esse momento, no entanto, foi curto e, apenas quando os portugueses se lançaram à exploração das ilhas oceânicas e da costa da África, iniciou-se a chamada era das navegações.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos.

Em uma concepção mítica, comum na Antiguidade, a história é entendida como uma progressão linear em direção ao futuro, enquanto a historiografia científica, surgida a partir do século XIX, entende a trajetória temporal do homem como um círculo que retorna ao mesmo ponto após um determinado período.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos.

Considerando-se que a história é o conhecimento do passado, é correto afirmar que discutir o presente ou o futuro é uma questão de menor importância para a historiografia.

CESPE - SEE - AL - Professor - História - 2014
Questões de História / Geral

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos.

A tradicional divisão da história humana em Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna surgiu com os eruditos renascentistas, mas a Idade Contemporânea surgiu apenas no século XIX, com a reorganização do ensino de história na França.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.