Questões de Finanças Públicas de Déficit Público e Necessidade de Financiamento

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CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor de Orçamento e Fi - 2014
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.

Os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, aplicados compulsoriamente no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, não são computados como dedução no cálculo da dívida líquida do setor público.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor de Orçamento e Fi - 2014
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.

Se o governo federal perdoar a dívida de governos estaduais e municipais dos quais seja credor, o efeito contábil imediato desse perdão sobre a dívida líquida do setor público será nulo.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor de Orçamento e Fi - 2014
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.

O resultado primário é um conceito de déficit público que visa medir o esforço fiscal feito pelo governo dentro de um dado intervalo de tempo, incluindo no cálculo o efeito de déficits ou superávits passados sobre o esforço fiscal feito no período sob análise.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor de Orçamento e Fi - 2014
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.

O resultado primário de estados, municípios e suas estatais apresenta tendência de crescimento desde 2007, o que aumenta a sua contribuição para o superávit primário do setor público.

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Orçamento Público e Dese - 2014
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Considere:

I. Para financiar seus déficits orçamentários o governo poderá emitir títulos públicos, os quais poderão ser vendidos ao mercado, implicando assim em enxugamento da base monetária, ou serão vendidos ao Banco Central do Brasil, que os adquirirá mediante a emissão de moeda, com o objetivo único de regular a oferta monetária.
II. O endividamento público de uma economia só terá efeito sobre a taxa de juros vigente quando for financiado por meio da emissão de moeda.
III. O aumento do endividamento público pode ser uma das causas de elevação dos déficits públicos futuros, na medida em que seus juros constituem uma das despesas orçamentárias de um país.
IV. Não há qualquer limite para o endividamento público de um país como proporção de seu Produto Interno Bruto, posto que os adquirentes de títulos públicos sempre considerarão tais títulos de risco zero, já que eles deverão ser honrados pelo go verno desse país.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II.
b) III e IV.
c) II e III.
d) I e III.
e) II e IV.

ESAF - STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá - 2013
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) representa a necessidade do governo em financiar-se. Assim, no que diz respeito à NFSP e ao déficit público, não se pode afirmar que:

a) o déficit primário é apurado pela diferença entre as receitas não financeiras e os gastos não financeiros.
b) a NFSP corresponde ao conceito de déficit nominal apurado pelo critério "acima da linha".
c) um ponto importante a ser destacado em relação ao déficit público e seu financiamento é o comportamento da variável dívida ao longo do tempo.
d) na NFSP no conceito operacional, são deduzidas as despesas com as correções monetária e cambial pagas sobre a dívida.
e) na apuração do déficit público sob o conceito de competência, as despesas são consideradas como tendo ocorrido no momento ou período em que são de fato pagas.

FGV - Senado Federal - CONSULTOR LEGISLATIVO - Assessoramento em Orçament - 2012
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Com relação aos conceitos de dívida líquida do setor público, das necessidades de financiamento do setor público - NFSP e dos conceitos de resultados primário e nominal, avalie as alternativas a seguir:
I. As necessidades de financiamento do setor público (NFSP) no conceito nominal medidas como função do PIB são uma função direta da inflação e constituem um resultado da variação da dívida fiscal bruta.
II. O conceito de dívida líquida do setor público é que ela é igual à dívida bruta subtraída dos ativos financeiros em poder do setor público, como os créditos junto ao setor privado doméstico ou as reservas internacionais em poder do BC.
III. As NFSP no conceito primário representam a diferença entre as NFSP no conceito nominal e as despesas de juros nominais incidentes sobre a dívida líquida do setor público, calculadas pelo critério de competência e descontada a receita de juros relativa à aplicação das reservas internacionais.

Assinale

a) se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras.
b) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
c) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.
d) se todas as afirmativas forem verdadeiras.
e) se nenhuma afirmativa for verdadeira.

CESGRANRIO - EPE - AGC - Finanças e Orçamentos - 2010
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

Acerca das necessidades de financiamento do setor público, analise as afirmativas a seguir.

I - Na apuração do resultado nominal, devem ser acrescentados ao resultado primário os valores pagos e recebidos de juros nominais junto ao sistema financeiro, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
II - A necessidade de financiamento do setor público, no conceito primário, exclui das necessidades de financiamentos nominais o pagamento de juros nominais que incide sobre a dívida fiscal líquida.
III - A principal diferença entre o resultado primário e o resultado operacional do governo consiste no fato de que, no primeiro, são computados os juros sobre a dívida pública e no segundo, não.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I,II e III.

FCC - TJ - PA - Analista Judiciário - Economia - 2009
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

No Brasil, a forma utilizada pelo Banco Central para medir o déficit público são as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), que corresponde à variação da dívida líquida do Setor Público. As NFSP podem ser medidas nos conceitos nominal, operacional e primário. A diferença entre as NFSP no conceito nominal e primário corresponde ao valor

a) dos juros nominais sobre a dívida fiscal líquida.
b) das amortizações da dívida pública externa.
c) da atualização monetária do estoque da dívida fiscal líquida.
d) da poupança corrente do setor público menos o valor do investimento privado.
e) dos juros reais sobre a dívida pública interna.

ESAF - SEFAZ-CE - Analista Analista Contábil-Financeiro - 2007
Finanças Públicas / Déficit Público e Necessidade de Financiamento

De acordo com a Teoria das Finanças Públicas, assinale a única opção falsa no que diz respeito a efeitos e relações da inflação no déficit público e na carga tributária.

a) Uma forma que os governos encontraram para minimizar o efeito Tanzi é adotar a desindexação do sistema tributário.
b) A senhoriagem é definida como receita total do governo oriunda do aumento da base monetária.
c) Existe um nível de inflação que maximiza a receita do imposto inflacionário e, a partir desse ponto, a queda da base de arrecadação mais que compensa o aumento da inflação, que funciona como a alíquota do imposto.
d) O efeito Tanzi defende que a inflação reduz a receita tributária em termos reais em decorrência da defasagem entre o fato gerador do imposto e sua efetiva coleta.
e) Uma das principais fontes de financiamento do déficit público é a emissão monetária, podendo-se afirmar que um excesso de aumento da oferta de moeda na economia gera aumento dos preços e os detentores da moeda acabam arcando com uma redução em seu poder aquisitivo.



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