Questões de Arquitetura de Interpretação e Desenho de projetos

 /   /   /  Interpretação e Desenho de projetos

Pesquise mais Questões de Arquitetura de Interpretação e Desenho de projetos abaixo,

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Arquitetura - Segurança do T - 2011
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

A fase do projeto que permite compor os custos parciais de modo a alterar os custos totais da construção, é:

a) Anteprojeto - fase de representação das informações técnicas provisórias, dos elementos componentes e do inter-relacionamento das atividades de projeto.
b) Projeto Legal - fase de representação dos desenhos e das informações técnicas para aprovação do projeto pelas autoridades competentes.
c) Estudo de Viabilidade - fase de avaliações e recomendação das alternativas para a concepção da edificação.
d) Projeto Executivo - fase de representação final dos desenhos e informações técnicas, necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.
e) Projeto Básico - fase de representação das informações técnicas necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Arquitetura - Segurança do T - 2011
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

As especificações técnicas (ET) descrevem de maneira

a) completa, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados na construção.
b) parcial, as especificações dos materiais e discriminação dos serviços.
c) genérica, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados nas construções.
d) objetiva, a identificação da obra, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação de serviços.
e) específica, os materiais e procedimentos especiais.

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Arquitetura - Segurança do T - 2011
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Considere abaixo as diretrizes básicas para construção de um complexo judiciário.

I. Localização acessível ao público; disponibilidade de transporte público na região; proximidade com outros edifícios institucionais.
II. Entradas para o público independentes e dotadas de sistema de segurança; três padrões de circulação interna ( judicial, pública e controlada ), independentes.
III. Área pública com circulação, espera, banheiros, quiosques de informação (tripulados ou não), telefones públicos, acesso a sala de arquivos para depósito ou retirada de documentos e salas de audiência pública.
IV. Segurança do edifício, com subsistemas para CFTV (Circuito Fechado de TV); sistema integrado de segurança ( Catracas, identificadores biométricos, etc ) e sala para segurança.
V. Biblioteca para o uso dos juízes, advogados e funcionários; cafeteria com refeitório e/ou snack-bar para o público e área independente para os juízes.

As opções que devem ser consideradas para projeções do crescimento populacional demanda processual, e aumento do espaço físico são:

a) III e V.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) I, III e V.
e) IV e V.

FCC - TRF 4ª - Analista Judiciário - Arquitetura - 2010
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

O projeto arquitetônico completo corresponde às seguintes fases:

I. Determinação de um partido e elaboração de soluções arquitetônicas, considerando as principais exigências contidas no programa proposto pelo cliente, devendo receber sua prévia aprovação.
II. Desenhos finais da solução arquitetônica aprovada, considerando todas as exigências previstas nas preliminares e programa de necessidades, com aprovação final do cliente.
III. Configuração técnico-jurídica, padronizada pelas normas técnicas, das soluções arquitetônicas aprovadas pelo cliente e, posteriormente, pelos órgãos públicos competentes, para cada tipo de uso e ocupação.
IV. Conjunto de documentos técnicos com desenhos, memórias e especificações necessários às licitações e/ou execuções da obra. Detalhamento de todos os desenhos aprovados no anteprojeto aprovado pelo cliente.
V. Auxílio ao cliente/executor da obra e o complemento do projeto, que se desenvolve conjuntamente com a execução desta, até a sua entrega.

As definições I a V correspondem, respectivamente, a:

a) Estudos Preliminares, Anteprojeto, Projeto de Execução, Aprovação de Projeto e Assistência à Execução da Obra.
b) Anteprojeto, Projeto de Execução, Estudos Preliminares, Aprovação de Projeto e Assistência à Execução da Obra.
c) Anteprojeto, Estudos Preliminares, Projeto de Execução, Assistência à Execução da Obra e Aprovação de Projeto.
d) Estudos Preliminares, Anteprojeto, Aprovação do Projeto, Projeto de Execução e Assistência à Execução da Obra.
e) Aprovação de Projeto, Projeto de Execução, Anteprojeto, Assistência à Execução da Obra e Estudos Preliminares.

FCC - ALE - SP - Agente Téc- Legislativo - Arquitetura - 2010
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Existem diferentes métodos de locação, os quais variam em função do tipo e da extensão da edificação.

É correto afirmar que em

a) um hospital de grande porte, com projeção horizontal extensa, executado em patamares, com estrutura pré-fabricada em terreno com desnível, utiliza-se procedimento misto (topográfico e manual) para locação e de cavaletes para demarcação.
b) uma pequena obra residencial, em terreno plano, monobloco térreo, executada em alvenaria tradicional, utiliza-se, necessariamente, procedimento topográfico para locação e estacas para demarcação.
c) um shopping center de grande envergadura, monobloco vertical, executado com estrutura pré-fabricada em terreno plano, utiliza-se procedimento misto (topográfico e manual) para locação e cavaletes para demarcação.
d) um pavilhão para exposições, com projeção horizontal extensa, executado com estrutura pré-fabricada em terreno plano, utiliza-se procedimento topográfico para locação e cavaletes para demarcação.
e) um posto de gasolina, em terreno plano, executado com estrutura pré-fabricada, utiliza-se armação de madeira em volta da obra (gabarito) e linha e estaca para demarcação.

FCC - ALE - SP - Agente Téc- Legislativo - Arquitetura - 2010
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Dentre as descrições de projetos de arborização urbana para a cidade de São Paulo, abaixo, apresenta consonância entre paisagismo, rede elétrica e suportes de sinalização a expressa em:

a) A rede elétrica e as placas de sinalização serão implantadas dentro das áreas verdes públicas, possibilitando que as calçadas permaneçam livres.
b) A rede elétrica será implantada nas calçadas leste e sul. As árvores de grande porte serão plantadas nas calçadas oeste e norte. As placas de sinalização serão instaladas nas calçadas sem arborização com suporte de fixação tipo bandeira dupla.
c) A rede elétrica será implantada nas calçadas laterais, o canteiro central será arborizado com espécies de médio e grande portes. As calçadas laterais terão árvores de pequeno porte, alternando com as placas de sinalização fixadas em suportes tipo coluna simples ou pórtico.
d) A rede elétrica e as placas de sinalização fixadas em suportes tipo bandeira dupla ou pórtico serão implantadas no canteiro central, que será impermeabilizado. Nas calçadas laterais, árvores de pequeno e médio portes serão plantadas.
e) A rede elétrica será implantada nas calçadas oeste e norte, e, sob elas, serão plantadas árvores de pequeno porte. As árvores de porte médio serão plantadas nas calçadas leste e sul. As placas de sinalização terão como suporte de fixação braço projetado nos postes de eletricidade, ou em bandeira simples.

FCC - TRT 3ª - Analista Judiciário - Arquitetura - 2009
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.
II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.
III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.
IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) IV.

FCC - TRT 3ª - Analista Judiciário - Arquitetura - 2009
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

A coordenação modular e o emprego de componentes construtivos são comumente relacionados em projetos em que se tem preocupação de racionalização da construção. Considere as dimensões estimadas das seguintes peças pré-fabricadas de um projeto modulado:

pilares externos: 30 X60 cm.

pilares internos: 30 X 30 cm (até um pavimento), 30 X 45 cm (até dois pavimentos) e 30 X 60 cm ( até três pavimentos ).

lajes alveolares: 15 cm (para vãos até 7,20 m) e 20 cm ( para vãos até 10,80 m ).

vigas de apoio das lajes alveolares (parte pré-fabricada ): 30 X 60 cm ( vãos até 10,80 m, com continuidade nas duas extremidades ), 30 X 0 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade em uma só extremidade) e 30 X 80 cm ( vãos até 10,80 m, sem continuidade ).


Com estas informações, constata-se que a modulação dos ambientes, medidos a partir dos eixos da estrutura, em centímetros, é de

a) 50
b) 80
c) 90
d) 100
e) 150

FCC - METRO - SP - Analista Trainee - Arquitetura - 2008
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Em um projeto de arquitetura, alem das plantas e respectivos cortes, sao necessarias especificacoes tecnicas de materiais de acabamento e modo de execucao, que devem estar contidos

a) no caderno de encargos.
b) no orcamento.
c) em notas de servico especifico.
d) nas clausulas do contrato com o fornecedor.
e) no manual de manutencao predial.

FCC - METRO - SP - Analista Trainee - Arquitetura - 2008
Arquitetura / Interpretação e Desenho de projetos

Dentre as vantagens que a Coordenacao Modular traz para a elaboracao de projetos e para a construcao, destaca-se a

a) personalizacao da aparencia das edificacoes.
b) padronizacao das solucoes de projeto.
c) utilizacao da mao-de-obra ja existente, sem necessidade de treinamento.
d) existencia de grande numero de fornecedores de materiais e servicos.
e) intercambialidade de subsistemas e componentes.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.