Questões de Administração de Marketing institucional

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FBC - Câmara Municipal de Itaboraí - Auxiliar de Departamento Pessoal - 2012
Administração / Marketing institucional

A função organizacional que busca estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes é

a) pesquisa e desenvolvimento.
b) marketing.
c) recursos humanos.
d) produção.
e) finanças.

FCC - ARCE - Analista de Regulação - Administrador - 2012
Administração / Marketing institucional

A imagem é um grupo de representações mentais tanto afetivas quanto racionais, que um indivíduo ou um grupo de pessoas associa a uma organização, como resultado de

a) seus sucessos anteriores, de suas pretensões futuras e dos recursos disponíveis.
b) seus objetivos claramente identificados, da estrutura de suporte e das tecnologias disponibilizadas.
c) suas experiências, crenças, atitudes, sentimentos e informações.
d) suas formações, seus desejos e, principalmente, suas motivações grupais.
e) suas características de ação e da conduta interna na organização.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Administrador Júnior - 2012
Administração / Marketing institucional

Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas.
A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é

a) aumentar sua receita ao receber pelos serviços que não são consumidos por aqueles que os compram mas não consomem o serviço adquirido.
b) gerar um fluxo de caixa positivo apesar do prejuízo acumulado ao longo do tempo provocado pelos descontos concedidos.
c) fazer vendas complementares e atrair novos clientes.
d) ganhar economia de escala proporcionada pelo volume de vendas.
e) eliminar suas campanhas de marketing, já que o mercado conhecerá a empresa através desse meio de divulgação.

FUMARC - Prefeitura de Belo Horizonte - Analista - Gestão de Recursos Estratégicos - 2012
Administração / Marketing institucional

A empresa XWT tem como principal negócio o desenvolvimento e comercialização de sistemas customizados para o varejo. Pretende fortalecer a sua imagem no mercado desenvolvendo ações que projetem a empresa junto ao seu públicoalvo. Tais ações visam a criar atitude favorável, credibilidade e preferência dos clientes, influenciando positivamente na decisão de compra. Marque a seguir a opção que indica CORRETAMENTE qual aplicação do marketing a empresa deve fazer uso, nessa situação:

a) institucional
b) social
c) de retenção
d) de relacionamento

CESGRANRIO - PETROBRAS - Administrador Júnior - 2012
Administração / Marketing institucional

Uma empresa está introduzindo um novo produto no mercado. Suas vendas, como se esperava, são baixas, os custos por cliente, elevados e, consequentemente, os lucros são negativos. O produto atrai os clientes inovadores e não há muitos concorrentes.
Nessa fase do ciclo de vida do produto, o objetivo de marketing deve ser

a) maximizar a participação de mercado.
b) reduzir gastos e tirar o máximo da marca.
c) criar consciência de produto e experimentação.
d) maximizar lucros, defendendo a participação de mercado.
e) diminuir poder de concorrentes e maximizar vendas diretas.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Administrador Júnior - 2012
Administração / Marketing institucional

Uma empresa de transportes treina sua equipe de forma contínua e lhe oferece o melhor suporte possível para o trabalho, levando em conta a segurança e motivação de seus trabalhadores. Seus uniformes, além de serem elegantes, foram desenhados para que tivessem o maior conforto possível, os veículos de entrega são novos e têm manutenção constante. As pesquisas de satisfação dos clientes mostram que eles estão contentes com o comportamento dos funcionários e as entregas acontecem no prazo previsto e da forma mais cordial possível. Ainda assim, a expectativa, com relação aos serviços da empresa, é muito baixa dentre aqueles que ainda não utilizaram seus serviços, o que faz com que a demanda seja reduzida. Há uma lacuna entre o serviço percebido e o serviço esperado.
Tendo em vista os tipos de marketing no setor de serviços, verifica-se que o problema dessa transportadora está relacionado com o marketing

a) externo
b) interno
c) direto
d) interativo
e) de relacionamento

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Administrador Júnior - 2011
Administração / Marketing institucional

Uma empresa transportadora brasileira contratou um consultor para estudar a imagem da empresa frente aos seus clientes. A pesquisa apontou que a maioria dos clientes considerava a empresa pouco flexível e lenta ao realizar as entregas. Para reverter esse quadro, o consultor sugeriu que a empresa alterasse sua marca, renovasse a frota de caminhões e desenvolvesse material de comunicação com textos e imagens que passariam a ideia de eficiência e rapidez. As ações sugeridas pelo consultor estão relacionadas à seguinte característica exclusiva dos serviços:

a) perecibilidade
b) inseparabilidade
c) intangibilidade
d) variabilidade
e) simultaneidade

FCC - Banco do Brasil - Escriturário - 2011
Administração / Marketing institucional

No processo de gestão do marketing de serviços, a técnica de pesquisa de compreensão da satisfação dos clientes, em que a empresa contrata pesquisadores para utilizarem seus serviços, pesquisadores estes que não serão identificados pelos atendentes de marketing, é denominada:

a) Venda.
b) Grupos de foco.
c) Compra direta.
d) Compra misteriosa.
e) Painel de clientes.

FCC - Banco do Brasil - Escriturário - 2011
Administração / Marketing institucional

Maneira de se comunicar com o mercado de forma impessoal, utiliza os meios de comunicação de massa ou eletrônicos, visa formar imagem e construir a percepção desejada na mente do público-alvo, e o anunciante da mensagem é conhecido. Trata-se de:

a) marketing digital.
b) promoção.
c) relações públicas.
d) propaganda.
e) publicidade.

FCC - COPERGÁS - Técnico Administrativo - 2011
Administração / Marketing institucional

A Copergás vai lançar uma campanha sobre as vantagens do gás veicular [...] vai investir R$ 100 mil numa campanha de marketing para apontar as vantagens do gás natural veicular (GNV) [...]. A campanha, que terá como peças outdoors, backbus e spots de rádio, vai conscientizar o consumidor [...]. Desde o início deste mês, o preço do GNV nos postos pernambucanos caiu de R$ 1,84 por metro cúbico para R$ 1,69. As palavras grifadas do texto são variáveis de ações de marketing denominadas

a) matriz BCG.
b) composto logístico.
c) marketshare.
d) segmentação de mercado.
e) composto de marketing.



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