Questões de Administração de Aprendizagem organizacional

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ESAF - STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá - 2013
Administração / Aprendizagem organizacional

A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas.

As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto:

a) Domínio pessoal
b) Modelos mentais
c) Visão compartilhada
d) Aprendizagem individual
e) Pensamento sistêmico

FCC - ARCE - Analista de Regulação - Administrador - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

No processo de DO (Desenvolvimento Organizacional), a questão que permite avaliar e comparar o status quo da estrutura organizacional e seus componentes em relação ao desempenho é

a) a interação de interesses.
b) o momento organizacional.
c) o choque de duas éticas.
d) a análise e gerenciamento das mudanças.
e) a saúde organizacional.

FCC - ARCE - Analista de Regulação - Administrador - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor ou ao Cliente ) é um dos emblemas da via de ação dupla em que se transformou a relação com os clientes e públicos em geral. Há 30 ou 40 anos a comunicação era sempre unidirecional, das organizações (marcas) para as pessoas (seus públicos). O SAC trouxe a possibilidade de interação e, com isso, de aprendizagem. As informações do SAC, se bem gerenciadas, são uma excepcional fonte de pesquisa de

a) performance e atividades das organizações.
b) comportamentos e estruturas organizacionais.
c) comportamentos e atividades dos colaboradores.
d) comunicações, autoridade e responsabilidades das pessoas.
e) hábitos, atitudes e valores das pessoas.

FCC - SPPREV - Analista em Gestão Previdenciária - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

A discussão de como atingir resultados superiores tem predominância na premissa básica que combina as análises interna e externa da organização. A abordagem que propõe o comando do desempenho nos recursos internos como principais determinantes da competitividade organizacional é a

a) competição baseada em sistemas informacionais.
b) visão baseada em valores.
c) ação focada em seu setor.
d) ação focada em seu mercado.
e) visão baseada em recursos.

CESGRANRIO - CHESF - Administração - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional. Nesse sentido, a eficácia organizacional

a) é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.
b) é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.
c) é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.
d) depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.
e) visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.

FCC - TCE - AP - Analista de Controle Externo - Contabilidade - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar que

a) o modelo caracteriza-se por valer-se, entre outros, do compartilhamento aberto de informações e de um clima organizacional que requer atenção e confiança entre os colaboradores.
b) a liderança tem um papel importante neste modelo de organização, por combinar a cooperação entre liderados e um enfoque na eficácia dos processos.
c) é crucial numa organização de aprendizagem que os colaboradores sejam livres para trabalhar uns com os outros, devendo ser eliminadas barreiras estruturais e físicas existentes.
d) em uma organização de aprendizagem os líderes devem atuar tanto na direção e controle de equipes como enquanto facilitadores e apoiadores da mesma.
e) as organizações de aprendizagem podem ser caracterizadas como um projeto organizacional, ao invés de uma filosofia organizacional que tem implicações em um projeto de mudança.

CONSULPLAN - TSE - Analista Judiciário - Administrativa - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

No campo de estudo da aprendizagem organizacional, dois conceitos são fundamentais: dado e informação. Tais conceitos possibilitam a construção do conhecimento. Das alternativas a seguir, NÃO corresponde a uma característica de um dado.

a) Ser possível a captura simplificada.
b) Ser base para ações coordenadas.
c) Ser um conjunto de fatos a respeito do mundo.
d) Possuir natureza eminentemente quantitativa.

CONSULPLAN - TSE - Analista Judiciário - Administrativa - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

Considerando o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.

I. É um conhecimento proveniente da racionalidade.
II. É um conhecimento sequencial.
III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada.
IV. É um conhecimento com base na teoria.

Está correto somente o que se afirma em

a) I, III
b) II, IV
c) III
d) I, II, IV

CONSULPLAN - TSE - Analista Judiciário - Administrativa - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

As organizações de aprendizagem compreendem organizações que se encontram em constante aprendizagem e o seu desenvolvimento ocorre à medida que seus colaboradores adquirem novos conhecimentos. Nessas organizações ocorre um fenômeno denominado tensão criativa que é considerada o motor da inovação nas organizações. Em relação à tensão criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas características.

a) Reflexão crítica.
b) Pensamento holístico.
c) Empowerment.
d) Empatia.

FCC - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia Organizacional - 2012
Administração / Aprendizagem organizacional

Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de

a) conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.
b) ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.
c) políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.
d) objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.
e) intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.



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