Questões da Banca UFPR

Encontre Questões da Banca UFPR com o filtro abaixo,

UFPR - TJ - PR - Administrador - 2013
Administração / Geral

Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com as práticas de recursos humanos da coluna da esquerda. 1. Administração de cargos e salários. ) 2. Incentivos salariais e benefícios sociais. ) 3. Recrutamento e seleção. ) 4. Análise e descrição de cargos. ) 5. Treinamento e desenvolvimento de pessoas.

) ( ) Diagnóstico das necessidades de treinamento e desenvolvimento de carreiras. ) ( ) Recompensas, plano de remuneração e plano de benefícios. ) ( ) Atribuição de novas tarefas ao cargo, folha de pagamento e remuneração. ) ( ) Atividade de agregar pessoas e selecionar. ) ( ) Atribuição de tarefas ao cargo e desenho do cargo.

) Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 5 - 2 - 1 - 3 - 4.
b) 3 - 5 - 1 - 2 - 4.
c) 5 - 2 - 4 - 3 - 1.
d) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.

UFPR - TJ - PR - Psicólogo - 2013
Legislação Especial / Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90

Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública.
3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:

a) 1 e 2 apenas.
b) 1, 3 e 4 apenas.
c) 3 e 4 apenas.
d) 1, 2 e 3 apenas.

UFPR - TJ - PR - Assistente Social - 2013
Serviço Social / Geral

Mioto (2001) apresenta características e elementos que devem ser considerados na realização da perícia social, os quais dão sustentação a ela e orientam a ação do perito. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A competência técnica se refere à base de conhecimentos de que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social, consistente em teorias, diretrizes, leis e normatizações relativas às políticas e programas sociais. ) 2. A competência teórico-metodológica para realização de perícia social se refere à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, tais como entrevista, observação, visita domiciliar e documentação. ) 3. Todo processo de perícia social é também um processo de intervenção, isto é, à medida que o assistente social entra em contato com uma situação social ou com os sujeitos nela envolvidos, ele intervém e, além disso, produz modificações. ) 4. A perícia social tem implicações na vida dos sujeitos envolvidos na situação, sendo que o assistente social, com seu parecer, poderá estar selando o destino de muitas vidas, ao subsidiar a tomada de decisões de outros profissionais. Respondem a elementos ou características da perícia social:

a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1 e 2 apenas.
c) 2, 3 e 4 apenas.
d) 3 e 4 apenas. )

UFPR - TJ - PR - Administrador - 2013
Administração / Geral

Considerando que a reforma administrativa consolidou-se a partir da identificação de quatro setores do estado brasileiro, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Núcleo estratégico. ) 2. Atividades exclusivas de Estado. ) 3. Serviços não exclusivos. ) 4. Produção de bens e serviços para o mercado. ( ) Universidades, hospitais, centros de pesquisa, museus etc. ) ( ) Empresas estatais competitivas no mercado. ) ( ) Presidente da República, Ministros de Estado e a cúpula dos ministérios. ) ( ) Polícia, forças armadas, órgãos de fiscalização e regulamentação e órgãos responsáveis pelas transferências de recursos.

) Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 3 - 1 - 2 - 4.
b) 1 - 4 - 2 - 3.
c) 4 - 3 - 1 - 2.
d) 3 - 4 - 1 - 2.

UFPR - TJ - PR - Assessor Jurídico - 2013
Direito Penal / Crime (Teoria Geral do Crime)

O arrependimento eficaz:

a) pode ocorrer durante a execução e após a consumação do crime.
b) somente se caracteriza depois da cogitação e antes da preparação do crime.
c) somente se caracteriza depois da preparação e antes da execução do crime.
d) se caracteriza depois do início da execução e antes da consumação do crime.)

UFPR - TJ - PR - Assessor Jurídico - 2013
Direito Penal / Crimes contra a Fé Pública

Sobre o estelionato e o delito de moeda falsa, assinale a alternativa INCORRETA.

a) No estelionato previdenciário, manifestado pelo recebimento sucessivo das parcelas do benefício, tem-se a figura de um crime permanente cujo lapso prescricional começa a contar da data em que cessa a permanência, para aquele que recebe os valores mensalmente.
b) No crime de moeda falsa, é irrelevante o elemento subjetivo em razão do risco social criado.
c) No crime de moeda falsa, é necessária a imitatio veritatis e não a perfeição da imitatio veri, exigindo-se para a configuração do delito a aptidão para enganar número indeterminado de pessoas.
d) O estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal, empresa pública federal, é da competência da Justiça Federal, sendo cabível a figura majorada pelo dano à entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

UFPR - TJ - PR - Assistente Social - 2013
Serviço Social / Geral

Mioto (2001) apresenta uma proposta de percurso operativo para compreender a lógica do processo da perícia social. Sobre o assunto, numere a coluna da direita com base nas conceituações da autora na coluna da esquerda. 1. Processo através do qual um especialista, no caso assistente social, realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer. ) 2. Instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação social vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar. ) 3. Opinião fundamentada que o assistente social emite sobre a situação social estudada, a qual deve conter os aspectos mais pertinentes da análise realizada. ) 4. Documento resultante do processo da perícia social, em que o perito ou equipe de peritos registra os aspectos mais pertinentes do estudo e o parecer emitido.

) ( ) Parecer social. ) ( ) Laudo social. ) ( ) Perícia social. ) ( ) Estudo social.

)
)

a) 4 - 3 - 1 - 2.
b) 3 - 4 - 1 - 2.
c) 3 - 4 - 2 - 1.
d) 2 - 3 - 1 - 4. )

UFPR - TJ - PR - Administrador - 2013
Administração / Geral

É direito adquirido à remuneração atualmente percebida, EXCETO quando: 1. for constituída de proventos de aposentadoria a qualquer tempo.
2. vantagens e adicionais estejam sendo percebidos em desacordo com a Constituição.
3. a remuneração recebida estiver acima do teto constitucional.
4. tratar-se do teto salarial para os cargos de Presidente da República, Governadores, Prefeitos, Ministros de Estado, Deputados Federais e Senadores. São excluídos pela Emenda 19/98 os casos:

a) 1 e 4 apenas.
b) 1, 2 e 3 apenas.
c) 3 e 4 apenas.
d) 2 e 3 apenas.

UFPR - TJ - PR - Assessor Jurídico - 2013
Direito Penal / Crimes contra a Administração Pública

Sobre os delitos de favorecimento pessoal e favorecimento real, assinale a alternativa correta.

a) O agente que auxilia pessoa acusada pela prática de crime a que é cominada pena de reclusão a furtar-se à ação da autoridade pratica, em tese, o delito de favorecimento pessoal.
b) O agente que auxilia pessoa acusada da prática de crime a furtar-se à ação da autoridade pratica o delito de favorecimento real.
c) O agente que auxilia pessoa a tornar seguro o proveito do crime é considerado partícipe do delito em qualquer caso.
d) O agente que auxilia pessoa a tornar seguro o proveito do crime pratica o delito de favorecimento pessoal.

UFPR - TJ - PR - Assessor Jurídico - 2013
Direito Penal / Crime (Teoria Geral do Crime)

Quanto a delitos em espécie, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido.
b) Aplica-se ao crime de estelionato, em que figure como vítima entidade autárquica da previdência social, a qualificadora do § 3.º do art. 171 do Código Penal.
c) A utilização de papel moeda grosseiramente falsificado não configura, em tese, o crime de estelionato, da competência da Justiça Estadual.
d) O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.)

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.