Questões da Banca UFPB

Encontre Questões da Banca UFPB com o filtro abaixo,

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, analise as proposições a seguir. I.O elevado grau do pensamento mítico na Grécia Antiga fez com que os gregos satisfizessem suas interrogações e problemas e por isso não se dedicaram à filosofia. II.Os primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos, apesar de terem deixado muitas obras escritas, não contribuíram muito na tradição filosófica. III.As primeiras escolas filosóficas surgiram nas chamadas colônias gregas, posteriormente ocorre um florescimento na Grécia propriamente continental. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as proposições I e III estão corretas.
b) Apenas as proposições II e III estão corretas.
c) Apenas a proposição III está correta.
d) Apenas a proposição I está correta.
e) Todas as proposições estão corretas.

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos são tomados como pilares do início dessa divergência. Assinale a alternativa que se refere a esta questão:

a) Anaximandro e Anaxímenes
b) Heráclito e Parmênides
c) Demócrito e Empédocles
d) Demócrito e Parmênides
e) Empédocles e Heráclito

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". Assinale a alternativa que indica o autor desta frase:

a) Zenão de Eléia
b) Górgias de Leontinos
c) Hípios de Élis
d) Anaxágoras de Clazômena
e) Protágoras de Abdera

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:

a) O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
b) O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
c) O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
d) O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
e) O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:

a) Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.
b) Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.
c) Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.
d) Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
e) Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:

a) Timeu
b) Fedro
c) Fédon
d) Ménon
e) A República

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

A partir da filosofia de Platão sobre política é INCORRETO afirmar:

a) Os filósofos são aqueles homens que podem governar a pólis com justiça.
b) Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
c) Conceito de política e de justiça são interdependentes quando se fala da pólis.
d) Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontad
e) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa. E Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente,alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura) .

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Na filosofia moderna tem-se uma constante discussão sobre as relações entre indivíduo e Estado. No livro "O Leviatã", um dos pensadores, entre os chamados contratualistas, expõe suas idéias políticas. Indique a alternativa que corresponde ao autor deste livro:

a) John Locke
b) Thomas Hobbes
c) Jean-Jacques Rousseau
d) François M. Voltaire
e) Nicolau Maquiavel

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

Jean-Jacques Rousseau deixou-nos uma grande contribuição no campo da política, do moral e da educação. Referente a este último campo, temos uma bela obra deste pensador francês. Identificando a obra mencionada assinale a alternativa correta:

a) O Educador
b) Contrato Social
c) O Leviatã
d) O Príncipe
e) Emílio

UFPB - Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia - 2003
Filosofia / Geral

A Europa, no século XIX, foi marcada por fortes lutas entre as classes econômicas. Neste ambiente de exploração, dois pensadores tiveram suas obras fortemente marcadas por uma concepção de ideologia como instrumento de dominação. Assinale a alternativa correta:

a) G. W. Hegel e Karl Marx.
b) Ludwig Feuerbach e Friedrich Engels.
c) Ludwig Feuerbach e Karl Marx.
d) Friedrich Engels e Karl Marx.
e) G. W. Hegel e Friedrich Engels.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.