Questões da Banca TJ - PR

Encontre Questões da Banca TJ - PR com o filtro abaixo,

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Sobre a necessidade de financiamento externo da economia brasileira após 1994, considere as seguintes afirmativas: 1. O hiato de recursos foi ampliado.
2. O hiato de recursos, que nas décadas anteriores tinha sido determinante importante do endividamento externo, passou a ser determinado pelo influxo de capital.
3. A estabilidade inicial de preços após o Plano Real atraiu grande entrada de investimentos greenfield, o que garantiu o aumento da oferta e da competição internas.
4. A política econômica da chamada âncora cambial incluía a elevação das taxas de juros internas, resultando numa nova estrutura de entrada de capitais com maior participação dos fluxos de portfólio. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

A década de 90 do século XX foi marcada no Brasil por reformas econômicas (promovendo a privatização de empresas estatais e maior abertura comercial e financeira ) e pelo Plano Real (promovendo apreciação cambial e elevação da taxa de juros). Alguns de seus impactos mais notáveis foram: 1. redução da dívida pública interna.
2. déficits nas transações correntes.
3. barreiras ao aumento dos preços de bens comercializáveis produzidos internamente, através da competição com produtos importados.
4. aumento do incentivo ao investimento produtivo financiado internamente. São impactos notáveis nessa época: )

a) 1, 3 e 4 apenas.
b) 1, 2 e 4 apenas.
c) 1 e 2 apenas.
d) 2 e 3 apenas.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Ao longo da implantação do Plano de Metas pelo Governo Juscelino Kubitschek, houve na economia brasileira: 1. Maciças importações de bens de capital em função da disponibilidade de financiamento externo.
2. Ampliação do investimento direto estrangeiro e da tomada de empréstimos junto a credores externos.
3. Aumento substancial das exportações de bens industrializados, principalmente automóveis, em função dos investimentos nacionais e estrangeiros na indústria de bens duráveis e de elevada complexidade tecnológica.
4. Aumento do investimento de estatais nos segmentos de insumos básicos, energia elétrica e malhas viária e ferroviária. Fizeram parte da economia brasileira nesse período:

a) 1 e 2 apenas.
b) 1 e 3 apenas.
c) 2, 3 e 4 apenas.
d) 1, 2, 3 e 4.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Quando da emissão de dívida na forma de debêntures, o credor receberá juros acrescidos de prêmio: 1. em títulos emitidos e resgatados ao par.
2. em títulos emitidos abaixo do par e resgatados ao par.
3. em títulos emitidos ao par e resgatados acima do par. O credor receberá juros acrescidos de prêmio nos casos:

a) 1, 2 e 3.
b) 1 e 2 apenas.
c) 1 e 3 apenas.
d) 2 e 3 apenas.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Direito Internacional / Soberania Internacional

Sobre o tema blocos econômicos, assinale a alternativa correta.

a) A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é formada pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante a Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília. A UNASUL tem-se revelado um instrumento útil para a solução pacífica de controvérsias regionais e para o fortalecimento da proteção da democracia na América do Sul.
b) A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é um bloco comercial latino-americano criado formalmente no Chile. O bloco agrupa Chile, Colômbia, México e Peru. Em maio de 2013, foi decidido acolher a Costa Rica como membro pleno.
c) A Aliança do Pacífico é um bloco comercial com sede nas Filipinas, do qual fazem parte os países asiáticos e a Oceania, criado para fortalecer o livre comércio entre os países participantes e incrementar as exportações para outros países.
d) O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), por ser uma zona de livre comércio, estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias entre Estados Unidos e Canadá.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Considerando planos equivalentes de financiamento, com mesmo montante de principal, mesma taxa de juros e mesmo prazo, o plano que ao fim envolve o menor valor de desembolso é:

a) o plano com pagamento de uma única parcela no final do prazo.
b) o plano com pagamentos anuais de juros e pagamento do principal no final do prazo.
c) o plano baseado no sistema de amortizações constantes.
d) o plano baseado no modelo de taxa efetiva.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Entre os sistemas orçamentários, o que permite maior aproximação com a participação cidadã direta é:

a) o de base-zero.
b) o de base incremental.
c) o de planejamento, programação e orçamento.
d) o voltado para a prática.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Um financiamento foi realizado e sua liquidação se dará no prazo de 10 anos pelo sistema de amortizações constantes. Os valores serão atualizados por um índice teórico de preços (ITP). Considere duas situações de inflação no período: uma com inflação crescente, outra com inflação decrescente. Em ambos os casos o ITP final é idêntico, o mesmo ocorrendo com a média e a dispersão das taxas de inflação anual. É correto afirmar que as somas dos valores anuais do fluxo de caixa em moeda corrente nas duas situações:

a) serão idênticas, independentemente da taxa de juros aplicada ao financiamento.
b) serão diferentes, com a soma sendo maior no caso da inflação crescente.
c) serão diferentes, com a soma sendo maior no caso da inflação decrescente.
d) serão diferentes apenas no caso de inflação zero.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Assinale a alternativa que apresenta um marco entre os primeiros esforços de planejamento econômico no Brasil, resultando em grande parte dos trabalhos técnicos do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

a) O Plano Salte, voltando a atenção do Estado para as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia.
b) O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, voltando a atenção do Estado para iniciar o processo de industrialização por substituição de importações.
c) O Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico e Social, elaborado em conjunto com o IPEA, e que buscava o auxílio de empresas estrangeiras para consolidar setores industriais estratégicos.
d) O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo, que criou novos ministérios específicos para atuarem em setores importantes da economia.

TJ - PR - TJ - PR - Economista - 2013
Economia / Geral

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as diferentes etapas do planejamento no setor público brasileiro: ( ) De 1934 a 1945, no Estado Novo, com a implantação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
( ) De 1946 a 1956, com tentativas de implantação de um órgão central de planejamento e esforços de reorganização administrativa do poder central.
( ) Entre 1956 e 1963, com a tentativa de coordenar órgãos do poder central em função de planos de ação.
( ) Os governos militares após 1964 através do PAEG e dos PNDs I e II.
( ) As décadas de 1980 e 1990, com a criação do Ministério do Planejamento e de Superintendências de Desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V - F - V - F - V.
b) V - V - V - V - F.
c) F - V - F - F - F.
d) F - F - F - V - V.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.