Questões da Banca FESMIP

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FESMIP - MPE - BA - Analista Técnico - Publicidade e Propaganda - 2011
Marketing / Geral

Dentro de uma agência de publicidade, compete ao profissional de mídia, dentre outras atividades,

a) desenvolver textos para anúncios de mídia eletrônica.
b) fazer a diagramação de anúncios de mídia impressa.
c) controlar o fluxo de informações entre os diversos setores da agência.
d) acompanhar a produção de VTs e sonorização para peças de mídia eletrônica.
e) selecionar os veículos de comunicação mais adequados para os objetivos de uma campanha publicitária.

FESMIP - MPE - BA - Analista Técnico - Publicidade e Propaganda - 2011
Marketing / Geral

A respeito do trabalho das Agências de Mídia e dos Bureaus de Mídia, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As Agências de Mídia e os Bureaus de Mídia são opções para negociação e planejamento de mídia pouco desenvolvidas no mercado de comunicação brasileiro.
( ) Enquanto as Agências de Mídia apresentam benefícios apenas em relação à redução dos custos de veiculação, os Bureaus de Mídia oferecem serviços altamente especializados e focados em assessoria e planejamento de mídia.
( ) Com base no novo acordo de autorregulamentação comercial da atividade publicitária, tanto Agências de Mídia quanto Bureaus de Mídia não têm direito à comissão de 20% concedida pelos veículos às agências convencionais.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V F V
b) V V F
c) F V F
d) F V V
e) V V V

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Marketing / Geral

Os meios de comunicação mais relevantes dentro da imprensa são os jornais e as revistas. Sobre eles, é correto afirmar:

a) Ambos possuem apelo universal, ou seja, podem alcançar todo o tipo de público, sendo adequados para produtos e serviços consumidos pelo público em geral.
b) A revista tem vida curta, enquanto o jornal tem vida mais longa, o que permite textos mais longos nas reportagens e nos anúncios feitos para o meio jornal.
c) O meio revista possui menor maleabilidade que o jornal e a preparação dos anúncios e a reserva dos espaços para veiculação em revista precisam ser executadas com maior antecedência.
d) O jornal possui maior número de leitores por exemplar que a revista e isso garante ao jornal uma circulação bem maior que a tiragem.
e) A circulação do meio revista é quase exclusivamente local, enquanto para o meio jornal prevalece a circulação nacional.

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Legislação Especial / Geral

Considerando os termos da Lei nº 7.716/89, é correto afirmar que, em razão do quanto disposto em seu artigo primeiro, serão punidos crimes resultantes de discriminação ou preconceito:

a) de raça, cor, religião ou orientação sexual.
b) de raça, etnia, religião ou orientação político-partidária.
c) de raça, etnia, religião ou procedência nacional.
d) de cor, procedência nacional, orientação político-partidária ou orientação sexual.
e) de cor, etnia, procedência nacional ou orientação sexual.

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Marketing / Geral

Sobre o meio rádio, é correto afirmar:

a) Excetuando-se algumas emissoras de grande potência, que atingem grandes áreas do território nacional, o meio rádio caracteriza-se pelo seu alcance local.
b) Não possui muita maleabilidade, já que a reserva de espaço publicitário no rádio deve ser feita com grande antecedência e não permite alterações em curto prazo.
c) Trata-se de um meio adequado para abordar temas que necessitam de muita explicação e dados técnicos, já que conta com o texto verbal detalhado e absorve a atenção total do ouvinte.
d) É um meio inadequado para se comunicar com a massa, uma vez que cobre bem grandes cidades, mas não atinge as cidades pequenas.
e) É inadequado para os anunciantes que atuam localmente, já que predomina a formação de grandes redes de rádio e o número de emissoras locais é muito reduzido.

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Legislação Especial / Direitos Humanos

A Lei nº 12.288/10, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, trouxe, no seu artigo primeiro, conceitos acerca de discriminação racial ou étnico-racial, desigualdade racial, população negra, políticas públicas e ações afirmativas para efeito do mencionado Estatuto. Analise os itens I, II, III, IV e V abaixo.
I. ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados somente pelo Estado para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
II. políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado e pela iniciativa privada no cumprimento de suas atribuições institucionais.
III. população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ), ou que adotam autodefinição análoga.
IV. desigualdade racial: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.
V. discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.

Escolha a alternativa que contempla dois itens que tratam dos conceitos que, na forma do indicado artigo de lei, tratam de discriminação racial ou étnico-racial, desigualdade racial, população negra, políticas públicas e ações afirmativas para efeito do mencionado Estatuto.

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e V.
e) IV e V.

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Legislação Especial / Legislação Ambiental

O Pacto Global defende princípios universais no que toca à Proteção Ambiental. Analise os itens I, II, III, IV e V abaixo.
I. Fixar metas contra o desmatamento.
II. Estabelecer o conceito de poluidor-pagador.
III. Garantir o mútuo auxílio entre os países nos casos de grandes desastres ambientais.
IV. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
V. Encorajar tecnologias que não agridem o meio-ambiente.

Escolha a alternativa que contempla, nos itens acima, dois dos referidos princípios universais.

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e V.
e) IV e V.

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Marketing / Geral

Na perspectiva da publicidade, para avaliar a força de um veículo impresso devem ser considerados três parâmetros: tiragem, circulação e cobertura. Sobre esse assunto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Cobertura é o número de exemplares da revista ou jornal efetivamente lidos pelo público ou, então, o número de exemplares comercializados.
( ) Circulação indica o perfil de leitor (sexo, idade, padrão socioeconômico) ou as áreas regulares de comercialização do jornal ou revista (estados, bairros e municípios).
( ) Tiragem é o número de exemplares impressos de cada edição do jornal ou revista e não é um parâmetro muito significativo, pois não expressa o número de leitores ou as características desse público.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V V V
b) V V F
c) V F V
d) F V F
e) F F V

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Legislação Especial / Ministério Público

Compete ao Conselho Superior do Ministério Público do Estado da Bahia:

a) Determinar a suspensão do exercício funcional de membro do Ministério Público, em caso de verificação de incapacidade física ou mental; representar ao Corregedor-Geral do Ministério Público acerca da instauração de processo administrativo disciplinar contra membro do Ministério Público; determinar a apuração de responsabilidade criminal do membro do Ministério Público quando, em processo administrativo disciplinar, verificar-se a existência de indícios da prática de infração penal.
b) Determinar a apuração de responsabilidade criminal do membro do Ministério Público quando, em processo administrativo disciplinar, verificar-se a existência de indícios da prática de infração penal; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; aprovar proposta de fixação das atribuições das Procuradorias e Promotorias de Justiça.
c) Representar ao Corregedor-Geral do Ministério Público acerca da instauração de processo administrativo disciplinar contra membro do Ministério Público; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; aprovar proposta de fixação das atribuições das Procuradorias e Promotorias de Justiça.
d) Determinar a suspensão do exercício funcional de membro do Ministério Público, em caso de verificação de incapacidade física ou mental; determinar a apuração de responsabilidade criminal do membro do Ministério Público quando, em processo administrativo disciplinar, verificar-se a existência de indícios da prática de infração penal; aprovar proposta de fixação das atribuições das Procuradorias e Promotorias de Justiça.
e) Determinar a suspensão do exercício funcional de membro do Ministério Público, em caso de verificação de incapacidade física ou mental; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; representar ao Corregedor-Geral do Ministério Público acerca da instauração de processo administrativo disciplinar contra membro do Ministério Público.

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Legislação Especial / Ministério Público

Clarindo Claro, Procurador de Justiça do Estado da Bahia, foi eleito para o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia. Após dezesseis meses de mandato, Clarindo Claro vem a falecer, ocorrendo, portanto, a vacância do cargo. Nessa hipótese, como ocorrerá o preenchimento do cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia:

a) O Subcorregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia assume o cargo, para exercê-lo no período restante do mandato de Clarindo Claro.
b) Um novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia será eleito pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para exercer o cargo, em um novo e integral mandato.
c) Um novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia será eleito pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para exercer o cargo, no período restante do mandato de Clarindo Claro.
d) Um novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia será eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para exercer o cargo, em um novo e integral mandato.
e) Um novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado da Bahia será eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para exercer o cargo, no período restante do mandato de Clarindo Claro.

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