Questões da Banca CONPASS

Encontre Questões da Banca CONPASS com o filtro abaixo,

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Sobre os piretróides leia os itens abaixo a marque a opção correta:

a) As piretrinas, tal como a aletrina, são ésteres sintéticos do ácido crisantêmico.
b) As piretrinas purificadas são líquidos não polares, viscosos, facilmente decompostos pela luz ultravioleta, pelo ácido e pelo álcali, são insolúveis em água e muito solúveis em querosene.
c) Os piretróides exercem seus efeitos modulando a cinética dos canais de cálcio, essa ação resulta em descargas repetitivas ou na despolarização das membranas e subseqüente morte dos parasitas.
d) A aletrina e a resmetrina são considerados piretróides de segunda geração, se apresentam como líquidos leitoso solúvel em água.
e) A permetrina é um piretróide de primeira geração e apresenta-se como liquido leitoso ou pó escuro, solúvel em álcool.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Marque o item que apresenta substancias ectoparasitas que apresentam maior índice de segurança:

a) Cipermetrina, lindano e malation.
b) Triclofon, cialotrina e malation.
c) Fenvalerato, metoxiclor e fanfor.
d) Cialotrina, lindano e diclovos.
e) Cialotrina, ciflutrina e fenvalerato.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Os carbamatos são ectoparasitas largamente utilizados e recomendados em várias espécies animais. Sobre esse importante grupo de substancia, marque a opção incorreta.

a) Os carbamatos competem por locais enzimáticos ativos utilizando o processo conhecido por carbamilação, reação que bloqueia a ação da enzima provocando modificações estruturais.
b) Quando a ligação juntando a substancia carbamato e a AChE é hidrolizada, a enzima completamente ativa é liberada.
c) O carbaril é um carbamato que apresenta-se na forma sólida, cristalino, branco, com baixa solubilidade em água.
d) A carbaril está presente em xampus, sprays, na forma de pó e em gotas otológicas para o controle de pulgas, carrapatos e piolhos.
e) O propoxur é virtualmente insolúvel em água e prontamente solúvel em solventes orgânicos polares.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

A dosagem a administrada em um animal de 145kg, em que é necessário prescrever tetracilcina, 15g/kg/pv de 8 em 8 horas durante 9 dias e:

a) 4350mg
b) 6525mg
c) 58725mg
d) 5872mg
e) 39150mg

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Quantidade de comprimidos que deverão ser prescritos para um animal de 35kg, em que é necessário prescrever cefalexina, 30/kg/pv de 12 em 12 horas durante 12 dias. A concentração encontrada no mercado farmacêutico é de 300mg/comprimido.

a) 105 comprimidos
b) 84 comprimidos
c) 1050 comprimidos
d) 2100 comprimidos
e) 210 comprimidos.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

São aminoglicosideos que possuem maior índice terapêutico:

a) Gentamicina e neomicina.
b) Cefalotina e tobramicina.
c) Tobramicina e netilmicina
d) Diidroestreptomicina e estreptomicina.
e) Netilmician e estreptomicina.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Antifúngico que é biotransformado no fígado por odealquilação e n-dealquilação sendo que somente 1% é excretado de maneira integra na urina, podendo ser recomendado em pacientes com insuficiência renal.

a) Miconazol
b) Cetoconazol.
c) Clotrimnazol.
d) Econazol.
e) Fluoconazol

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Leia as opções abaixo e marque a alternativa correta.

I- A cristalúria presente nos pacientes que fazem tratamento com sulfas tem sua origem quando esta substancia pouco solúveis são encontradas na luz tubular renal, sendo esse efeito devido à reabsorção tubular passiva e pela secreção tubular da sulfa.
II- As tetraciclinas não causa irritação tecidual e entre seus efeitos adversos estão incluídos manifestações gastrointestinais, quando administrada por via intramuscular e subcutânea, sendo indicadas para animais jovens e em crescimento.
III- A sulfanilamida, uma amida do ácido sulfanilico, tem como derivados as sulfonamidas que tem sua ação ligada a síntese do ácido fólico e, portanto as bactérias que não requerem ácido fólico para o seu crescimento ou que são capazes usar de ácido fólico pré formado não são sensíveis a esse reagente.
IV- São derivados do fenamatos: ácido tofenamico, suprofeno, salicilato de sódio, diclofenaco, felbinaco.
V- Fazem parte do grupo dos nitroimidazóis e são utilizados como antiprotozoários: metronidazol, tinidazol, dimetridazol, ronidazol e ipronidazol.

Marque a opção correta;

a) Estão corretas as alternativas I, III e IV
b) Estão incorretas as alternativas I, II, III, e V
c) Estão corretas as alternativas III, IV e V.
d) Estão corretas as alternativas I, III e V
e) Estão corretas as alternativas I, IV e V.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Sobre a absorção das drogas é correto afirmar, exceto:

a) Solubilidade da forma farmacêutica, vias de administração e das propriedades físico - químicas das drogas são fatores importantes para absorção de drogas.
b) A absorção da maioria das drogas dos locais de injeção intramuscular e subcutânea é rápida quando administrada como soluções aquosas, sendo determinada principalmente pela vascularidade do local de injeção.
c) É preciso um equilíbrio entre a solubilidade aquosa (necessário para aumentar o trânsito pelas membranas através do trato gastrointestinal, bem, como por outras membranas do organismo), e a lipossolubilidade (necessário para as drogas dissolver-se no liquido intestinal e para a distribuição nos líquidos extracelulares corpóreos).
d) A associação de drogas pode influenciar na absorção de uma das drogas presentes na formulação, isso acontece com frequência com drogas que alteram o suprimento sanguíneo ou a permeabilidade capilar.
e) A capacidade de uma droga administrada por via tópica ser absorvida depende de três eventos consecutivos: ela ser dissolvida e ser liberada do veiculo; penetrar na camada de queratina e células da epiderme e ser captada pelo suprimento sanguíneo capilar.

CONPASS - Prefeitura de Extremoz - Médico Veterinário - 2013
Veterinária / Geral

Sobre o ciclo da Leishmaniose leia os itens abaixo e marque a opção correta:

I- A L. chagasi apresenta ciclo biológico do tipo heteroxênico, envolvendo como transmissor as fêmeas do L. longipalpis e os hospedeiros caninos e humanos.
II- O ciclo no flebotomíneo inicia-se após o inseto picar o vertebrado infectado, ingerindo com o sangue, células do sistema fagocítico mononuclear parasitadas pelas formas promastigotas presentes no local da picada.
III- No trato digestivo do flebotomíneo, as formas promastigotas diferenciam-se em amastigotas procíclicas, sendo que essas formas são encontradas no sangue recém ingerido e ficam encobertas por uma matriz peritrófica que as protege da ação das enzimas digestivas.
IV- A matriz peritrófica fornece proteção por tempo necessário para que cerca de 50% das procíclicas se diferenciem em formas mais resistentes enquanto que a outra metade da carga parasitária é destruída pelas proteases nos primeiros dois dias após a infecção do flebotomíneo.
V- As formas procíclicas sobreviventes se multiplicam e se diferenciam em nectomonas, formas delgadas e grandes do parasito que escapam do confinamento da matriz peritrófica pela ação das quitinases para se fixarem às células epiteliais do intestino médio.

Marque a opção correta;

a) Estão corretas as alternativas I, III e IV
b) Estão incorretas as alternativas II, III, e V
c) Estão corretas as alternativas I, II, IV e V.
d) Estão corretas as alternativas I, II e III.
e) Estão corretas as alternativas I, IV e V

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.