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CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Administrador - 2014
Questões de Administração / Geral

A ciência da Administração foi sendo construída com base em pressupostos e paradigmas de cada época de seu desenvolvimento, de acordo com os aspectos que se mostravam mais importantes. A correlação adequada entre a Teoria da Administração e a(s) variável(is) enfatizada(s) na criação dessa teoria é a seguinte:

  • A. Administração Científica - Tarefas
  • B. Teoria Clássica - Pessoas
  • C. Teoria da Burocracia - Ambiente
  • D. Teoria Estruturalista - Pessoas e tarefas
  • E. Teoria Neoclássica - Hierarquia e ambiente

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Assistente em Administração - 2014
Questões de Legislação Especial Federal / Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

Como é denominado o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos em lei?

  • A. Conselho Tutelar
  • B. Defensoria Pública
  • C. Juizado da Infância
  • D. Ministério Público
  • E. Vara de Família

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Arquiteto e Urbanista - 2014
Questões de Legislação Especial Federal / Legislação Ambiental

O estudo Prévio de Impacto de Vizinhança — (EIV) é um dos instrumentos de política urbana previstos no Estatuto da Cidade. A comparação entre os objetivos do estudo de impacto ambiental (EIA) com os objetivos do estudo de impacto de vizinhança (EIV), mostra que

  • A. a elaboração do EIV substitui a elaboração e a aprovação do estudo prévio de impacto ambiental (EIA).
  • B. os estudos são antagônicos e tratam de assuntos semelhantes.
  • C. o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um corolário do EIA.
  • D. não há diferença entre a abrangência, o conteúdo e as licenças decorrentes dos dois estudos.
  • E. na maioria das situações, são estudos complementares, e é preciso que ambos sejam realizados.

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Auditor - 2014
Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO / Orçamento Público

O processo orçamentário no Brasil se desenvolve de forma cíclica, com a participação dos poderes, nas fases de planejamento, apreciação e aprovação, execução, controle e prestação de contas. Embora seja colocado como uma das fases do processo orçamentário, o controle permeia as demais fases do processo. A realização de audiências públicas durante o processo orçamentário e a avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual são, respectivamente, exemplos de controle

  • A. externo e interno
  • B. externo e social
  • C. interno e externo
  • D. social e externo
  • E. social e interno

Para prevenir os congestionamentos broadcast e outros efeitos colaterais indesejados das ligações em loop, foi criado o Spanning Tree Protocol (STP) pelo IEEE-802.1d, que utiliza um algoritmo Spanning Tree, baseado no fato de um switch ter mais de uma maneira de se comunicar com um nó. Nesse processo, esse protocolo determina o melhor caminho e bloqueia os outros, além de memorizar os outros caminhos, caso o caminho principal esteja indisponível. Posteriormente, por meio do IEEE-802.1w, surgiu o Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP), definindo regras para que os links alterem rapidamente o estado de encaminhamento, gerando mensagens BPDUs em vez de apenas retransmitir os BPDUs do Root. Nesse sentido, qual o principal objetivo do Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP)?

  • A. Melhorar o nível de tolerância a falhas.
  • B. Melhorar o tempo de convergência da rede.
  • C. Diminuir o nível de broadcast.
  • D. Diminuir os domínios de colisão.
  • E. Otimizar o uso dos links de transmissão de pacotes.

O Decreto nº 5.840, de 13/07/2006, institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –– PROEJA. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I – O PROEJA abrange cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e de educação profi ssional técnica de nível médio.

II – O PROEJA pode ter seus cursos e programas articulados ao ensino fundamental, considerando as características da clientela a ser atendida.

III – O PROEJA deverá oferecer seus cursos e programas a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. III, apenas
  • D. I e II, apenas
  • E. I, II e III

  • A. Corr = 0
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

À luz das normas da Circular Bacen no 3.461/2009, que estabelece regras de conduta quanto às atividades suspeitas de lavagem de dinheiro, as instituições financeiras que não tiverem efetuado comunicações nos termos da norma, em cada ano civil, deverão prestar declaração, atestando a não ocorrência de transações passíveis de comunicação, por meio do Sistema

  • A. de Controle de Atividades Financeiras
  • B. de Comunicação ao Ministério da Fazenda
  • C. de Registro de Operações do Banco Central
  • D. do Banco Central de apoio ao Judiciário
  • E. especial de Informações ao Ministério Público

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Administrador - 2014
Questões de Administração / Liderança

Um executivo de empresa do setor automotivo foi encarregado de liderar um projeto muito importante para a empresa, resultante de um contrato recentemente fechado. Caso seja bem sucedido, o projeto influenciará muito o futuro da organização, uma vez que possibilitará que outros contratos sejam conseguidos pela empresa. Para realizar o projeto, o executivo decidiu utilizar o estilo de liderança autocrática, o qual lhe possibilitará, na condução de sua equipe,

  • A. fixar as diretrizes, sem a participação do grupo, determinando as providências e as técnicas para a execução das tarefas.
  • B. debater com o grupo as diretrizes, estimulando e dando assistência aos seus membros, sempre que necessário.
  • C. dividir o poder de decisão com o grupo, minimizando, assim, sua responsabilidade pelos resultados alcançados.
  • D. delegar as decisões ao grupo, sem exercer qualquer tipo de controle, deixando o grupo à vontade para produzir.
  • E. integrar suas atividades com as dos subordinados, passando a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais.

  • A. 4ð.10−7
  • B. 2,0.10−3
  • C. 3,0.10−2
  • D. 3,2.10−2
  • E. 5,0.10−2

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