Questões de Concursos » Administração Pública » Questão nº. 3 ×

Dados do concurso: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Disciplina: Administração Pública | Assunto: Geral


No final do século XIX e início do século XX, cresceu a percepção de que o campo de atuação do Estado deveria expandirse e assimilar as demandas sociais básicas, tais como saúde, legislação trabalhista e educação. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.

A a) Aumento dos gastos militares e corrida armamentista.

B b) Proteção das indústrias nacionais e luta pela abertura de novos mercados aos produtos nacionais.

C c) Criação de uma burocracia profissional, melhorando a performance do setor público e eliminando o patrimonialismo administrativo.

D d) Criação de impostos sobre grandes fortunas e de legislação contra cartéis e prática oligopolística.

E e) Limitações legais na jornada de trabalho e proibição do trabalho infantil.

Questões de Concursos » Administração Pública » Questão nº. 2 ×

Dados do concurso: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Disciplina: Administração Pública | Assunto: Geral


Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre o Estado, seu conceito e sua evolução, relacionadas a seguir. ( ) Por Estado entendese um grupo de pessoas que vivem num território definido, organizado de tal modo que apenas algumas delas são designadas para controlar uma série mais ou menos restrita de atividades do grupo, com base em valores reais ou socialmente reconhecidos e, se necessário, na força. ( ) Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ( ) Um Estado é caracterizado pela participação da população nas decisões de governo, seja diretamente ou através de representantes. ( ) O Estado moderno surgiu na Idade Média, como uma resposta ao fim do Império Romano e às invasões constantes dos bárbaros na Europa Ocidental. ( ) Uma das características de um Estado é o monopólio do uso da violência em seu território, bem como o de taxar seus habitantes e emitir moeda. Escolha a opção correta.

A a) V, F, V, V, F

B b) F, V, F, V, V

C c) V, V, F, F, V

D d) V, F, V, F, F

E e) F, F, V, V, V

Questões de Concursos » Administração Pública » Questão nº. 1 ×

Dados do concurso: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Disciplina: Administração Pública | Assunto: Geral


Na tipologia dos sistemas de governo levase em conta a estrutura de poder e as relações entre os vários órgãos dos quais a Constituição solicita o uso do poder. A seguir são apresentadas afirmações sobre os principais sistemas de governo. Selecione a opção que define de forma incorreta os referidos sistemas.

A a) O presidencialismo é um sistema de governo republicano que, assentado em rigorosa separação de poderes, atribui ao Presidente da República grande parte da função governamental e a plenitude do Poder Executivo.

B b) No sistema parlamentar de governo o poder legislativo assume as funções do poder executivo, criando um conselho de ministros entre os seus membros para a administração do Estado. O presidente ou monarca tem apenas o papel de chefedeEstado, representando o país perante outras nações.

C c) O princípio ou doutrina da separação dos poderes baseia a divisão dos poderes do governo em critérios funcionais e não territoriais, pressupondo não só a existência de funções distintas de governo, como também o seu desempenho por diferentes autoridades.

D d) No sistema parlamentar de governo, o Poder Executivo é exercido pelo chefe de Estado (Monarca ou President

E e) e por um governo, cujo chefe, geralmente chamado de primeiroministro, é nomeado pelo chefe de Estado, sendo o Ministério coletivamente responsável perante o Parlamento.

E e) Um traço peculiar ao parlamentarismo é o poder que tem o governo de dissolver o Parlamento, enquanto no sistema presidencialista isso normalmente não é possível constitucionalmente.

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.