Durante a rotina de um laboratório de microbiologia, um técnico precisou isolar e cultivar micro-organismos exigentes que não crescem em meios de cultura comuns. Para isso, ele utilizou um meio preparado com sangue de cavalo, carneiro ou coelho, submetido a um aquecimento controlado em banho-maria a 80-85°C por 15 minutos. Esse processo promove a lise das hemácias, liberando nutrientes essenciais como hemina e hematina, fundamentais para o crescimento desses micro- -organismos. Com base nessas informações, o meio de cultura utilizado pelo técnico foi o Ágar:
A maioria das micobactérias conseguem reduzir o telurito de potássio a telurito metálico. A quantidade em miligramas necessária para o preparo de 50 mililitros de uma solução 0,2% de telurito de potássio é equivalente a:
Dado: PM K2TeO3 = 253,79 g/mol
Em um laboratório de bioquímica, é necessário preparar uma solução de hidróxido de sódio e uma de ácido clorídrico, ambas com concentração de 0,5 mol/L, em um volume final de 1 L. Para tanto, estão disponíveis todos os equipamentos e a vidraria necessários, bem como água destilada, hidróxido de sódio puro em escamas e uma solução de ácido clorídrico a 5 mol/L, com densidade de 1,19 g/mL.
Tendo a situação hipotética precedente como referência, julgue o item a seguir, considerando que a massa molar do NaOH seja igual a 40 g/mol.
O uso de um balão volumétrico é adequado para o...
A respeito de análises bromatológicas e análises microbiológicas de alimentos, julgue o item a seguir.
A determinação de lipídeos em alimentos pode ser feita por método de extração com solventes orgânicos, utilizando-se, por exemplo, éter aquecido.