6491
Q599988
No que concerne à formação profissional, às influências teórico-metodológicas e às formas de intervenção desenvolvidas pelo serviço social no século XX, assinale a opção correta.
6492
Q598724
Art. 38. Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:
I - reserva de pelo menos _______ das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima?
6493
Q598723
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a _______ mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante. Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima?
6494
Q598647
A expressão questão social começou a ser utilizada para identificar o intenso pauperismo a que era submetida grande parte da população, reflexo do processo de industrialização na Europa Ocidental no final do século XVIII (Netto,2001). Com base no texto acima, assinale a assertiva correta acerca da questão social:
6495
Q598646
O limite entre a busca do conhecimento para a garantia e efetivação de direitos e a invasão de privacidade de maneira arbitrária é tênue (Fávero,2009). Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção do assistente social, assinale a assertiva correta:
6496
Q598645
Dentre os seminários e congressos, qual representou um momento de ruptura com o monopólio conservador e da suposta postura de “neutralidade da profissão”?
6497
Q598644
Acerca dos três momentos característicos da renovação do Serviço Social Brasileiro, segundo Netto (2011), qual vertente teórica representa “a intenção de ruptura”?
6498
Q598643
No contexto da utilização da Tecnologia da Informação (TI) pelos profissionais do Serviço Social, a expressão “modernização conservadora” é comumente utilizada para designar a
6499
Q598642
Considerando a pesquisa, Percepções sobre desigualdade e pobreza: o que pensam os brasileiros da política social (LAVINAS, 2014), o posicionamento majoritário da população brasileira com relação às questões da pobreza, desigualdade e políticas sociais é pela
6500
Q598641
O gráfico, a seguir, discutido por Lavinas (2014, p. 28), apresenta a opinião de brasileiros sobre algumas políticas sociais em vigor. Com base nas informações apresentadas no gráfico, a maioria
