Analise as afirmativas a seguir sobre as questões da cotidianidade, alienação moral e ethos profissional, abordadas no livro Código de Ética do/a Assistente Social Comentado:
I. A vida cotidiana se reproduz a partir de uma dinâmica que exige o espontaneísmo, o pragmatismo, a heterogeneidade e a repetição acrítica de modos de vida e de valores, o que remete à impossibilidade da suspensão da cotidianidade.
II. Dadas as peculiaridades das demandas atendidas, a herança conservadora da profissão e a influência da ideologia dominante na vida cotidiana, o assistente social não está imune aos apelos moralistas e preconceituosos que rondam o imaginário social.
III. A práxis é uma ação prática e social consciente mediada por valores emancipatórios que visa interferir na r...
A complexidade das ações dos assistentes sociais reside em um conjunto de fatores que as tornam altamente variáveis, imprevisíveis e sujeitas a contínuas transformações.
Assinale a alternativa que não representa um desses fatores.
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Para Iamamoto (2007), a investigação, quando compromissada em libertar a verdade de seu confinamento ideológico, é certamente um espaço de resistência e de luta. Neste sentido, a investigação é uma atividade fundamental para:
( ) Subsidiar a construção de alternativas críticas ao enfrentamento da questão social. ( ) Imprimir padrões de excelência acadêmica à instituição universitária, através de convênios para prestação de serviços.
( ) Subsidiar a consolidação de propostas profissionais que fortaleçam a ruptura com o conservadorismo.
( ) Contribuir para a formulação de políticas sociais alternativas aos dogmas sociais.
( ) Formar novas gerações de pesquisadores, voltadas à educação terc...
Ainda que exista distinção mínima entre assessoria e consultoria em serviço social, é unânime a consideração de sua importância em articular e preparar uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um especialista que venha a assisti-la teórica e tecnicamente. Sobre o que é assessoria e consultoria no serviço social, observe os itens a seguir:
I é sinônimo de supervisão
II é abandono do trabalho assistencial
III não é sinônimo de toda e qualquer ação extensionista
IV assessoria não é mera militância política
Estão CORRETOS os itens