Bravo (2006) indica-nos uma série de eventos afetos ao desenvolvimento histórico e social da Saúde no Brasil. Dentre esses eventos, a autora cita as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs). Considerando as colocações da autora sobre as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), julgue os itens abaixo:
I. O presidente das mesmas era nomeado pelo presidente das empresas e os patrões e empregados participavam paritariamente da administração.
II. As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas empregadoras e pelos empregados.
III. A criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) aconteceu em 1923 por meio da Lei Elói Chaves.
IV. As CAPs eram organizadas pelo Estado, de modo que só os grandes estabelecimentos tinham condições de mantê-las.
Es...
Granemann (2006) recupera o desenvolvimento histórico-social das políticas sociais no Brasil. De acordo com a autora, podemos afirmar que:
I. O marco de expansão das políticas sociais no Brasil foi a Constituição de 1988.
II. O período de maior expansão das políticas sociais no Brasil foi no contexto da Ditadura.
III. No Brasil, nos anos 1990, tivemos a consolidação do Estado de Bem-Estar Social.
IV. Nos anos 1990 e 2000 as políticas sociais foram assoladas pelas onda neoliberalizante.
Estão corretas: