4691 Q679112
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Maria, mãe de um menino de 7 anos, procura a Defensoria Pública em busca de uma representação contra o Estado a fim de conseguir uma medicação, não disponibilizada pelo SUS, indicada para tratamento do filho diagnosticado com uma doença rara.

Na situação hipotética, a equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) deve informar e orientar Maria

4692 Q679111
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em situação hipotética, a psicóloga da Defensoria Pública informa à equipe multidisciplinar ter recebido mais uma mãe que, depois de longa procura, não teve acesso à escola especial para o filho com Transtorno do Espectro Autista − TEA e diz não ter condições financeiras para cuidar do filho.

Com base na Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na atuação da Defensoria, nesses casos, a equipe deve decidir por

4693 Q679110
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A partir dos pressupostos epistemológicos do Construcionismo Social, para o estudo, análise e intervenção em situações de violência, compreende-se que
4694 Q679109
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por
4695 Q679108
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

A partir da reflexão de Tamayo (2005) acerca da influência dos valores sobre o comportamento nas organizações, julgue os itens a seguir.

I Os valores funcionam como guias que têm influência central sobre as percepções e os julgamentos específicos, tais como a percepção da retaliação no trabalho. Os valores induzem valências sobre objetos e situações. Dessa forma, conduzem a percepção a respeito da importância positiva ou negativa de um evento em uma situação específica. O pressuposto de que os valores induzem à atribuição valorativa de importância dada a um evento específico não exclui o reconhecimento de que as avaliações subjetivas também possam ser influenciadas por outros fatores.

II Os valores sofrem influência de concepções ideológicas, mas são, também...

4696 Q679107
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Segundo Bittencourt (2004), as competências pessoais conduzem à necessidade crescente de formar e valorizar o profissional para oferecer respostas mais rápidas às demandas do mercado e da organização, por meio de uma postura aberta à inovação, com base em um perfil criativo e flexível. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.
4697 Q679106
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Para Zanelli (2004), o trabalho e as organizações de trabalho estão presentes na vida de todos. O cotidiano de cada um é enormemente afetado pelo funcionamento das organizações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I A psicologia, tradicionalmente, ocupou‐se em compreender e intervir sobre fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. De forma crescentemente explícita, ela se dá conta de que não se pode reproduzir, no campo científico e profissional, a junção entre a esfera do trabalho e as demais esferas da vida pessoal do sujeito. A compreensão do ser humano, portanto, depende da nítida separação das atividades de seu trabalho no interior das organizações (quando lidam com ocupações e profissões) e do que ocorre no ...

4698 Q679105
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Com base nos pressupostos de Robbins (1998) sobre a entrevista psicológica, julgue os próximos itens.

I Entre todos os mecanismos de seleção que as organizações usualmente utilizam para diferenciar candidatos ao trabalho, a entrevista psicológica costuma ser o recurso menos frequentemente usado e, geralmente, seus resultados tendem a possuir menor peso de influência na decisão de seleção.

II A entrevista de curta duração, causal e composta de perguntas aleatórias provou‐se um mecanismo de seleção ineficaz. Os dados coletados nessas breves entrevistas são geralmente tendenciosos e frequentemente não relacionados ao futuro desempenho no cargo.

III É mister salientar a importância do papel do entrevistador nesse método de seleção. Os entrevistador...

4699 Q679104
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Acerca dos pressupostos relativos à análise do trabalho de acordo com Spector (2010), julgue os itens que se seguem.

I Análise do trabalho é um método utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Não há apenas uma única maneira de realizá‐la. Muitos métodos fornecem diferentes tipos de informações sobre as atividades e os requisitos para desenvolvê‐las.

II Na análise do trabalho, a tarefa é o componente principal de um trabalho. Para que cada tarefa seja concluída com êxito, uma ou mais funções associadas precisam ser realizadas. Uma função é uma parte completa do trabalho, que envolve algum objetivo particular. Cada função pode ser subdividida e...

4700 Q679103
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Com relação ao contexto histórico de atuação dos pesquisadores em psicologia organizacional e do trabalho (POT) segundo Siqueira (2008), assinale a alternativa incorreta.