A partir da reflexão de Tamayo (2005) acerca da influênci...

A partir da reflexão de Tamayo (2005) acerca da influência dos valores sobre o comportamento nas organizações, julgue os itens a seguir.

I Os valores funcionam como guias que têm influência central sobre as percepções e os julgamentos específicos, tais como a percepção da retaliação no trabalho. Os valores induzem valências sobre objetos e situações. Dessa forma, conduzem a percepção a respeito da importância positiva ou negativa de um evento em uma situação específica. O pressuposto de que os valores induzem à atribuição valorativa de importância dada a um evento específico não exclui o reconhecimento de que as avaliações subjetivas também possam ser influenciadas por outros fatores.

II Os valores sofrem influência de concepções ideológicas, mas são, também, fortemente influenciados pela cultura na qual as pessoas estejam inseridas. São crenças individuais sobre estados finais de existência e sobre comportamentos desejáveis e têm como característica o fato de serem importantes no nível individual e societal. Assim, a maneira das pessoas reagirem diante de resultados e eventos da vida cotidiana é frequentemente influenciada por seus valores. No contexto organizacional, os valores são capazes de descrever o que é importante para os empregados individualmente e para a organização como um todo.

III Os valores influenciam diferentes tipos de comportamentos no trabalho e sinalizam situações de mudança organizacional. Os valores relacionam‐se diretamente aos mais diversos aspectos do comportamento humano, podendo influenciar, de forma mais elaborada, tanto os comportamentos pró‐sociais quanto a percepção das ações negativas vivenciadas no sistema organizacional. Dessa forma, indivíduos que compartilhem os mesmos valores tendem a apresentar aspectos similares das funções cognitivas, pois classificam e interpretam situações e eventos com base em uma mesma estrutura de valores, além de possuírem um sistema comum de comunicação.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis