Para Zanelli (2004), o trabalho e as organizações de trab...

Para Zanelli (2004), o trabalho e as organizações de trabalho estão presentes na vida de todos. O cotidiano de cada um é enormemente afetado pelo funcionamento das organizações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I A psicologia, tradicionalmente, ocupou‐se em compreender e intervir sobre fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. De forma crescentemente explícita, ela se dá conta de que não se pode reproduzir, no campo científico e profissional, a junção entre a esfera do trabalho e as demais esferas da vida pessoal do sujeito. A compreensão do ser humano, portanto, depende da nítida separação das atividades de seu trabalho no interior das organizações (quando lidam com ocupações e profissões) e do que ocorre no vasto campo de ações do ser humano fora das organizações.

II Considerando‐se o conjunto de transformações que estão marcando o mundo do trabalho, a ideia de organização, sob o olhar da psicologia, não está, por decorrência, restrita à produção de bens no vasto mercado da competitividade globalizada e abrange também a prestação de serviços em sentido amplo, que vai, por exemplo, de hospitais a sindicatos.

III Uma das tarefas centrais da psicologia organizacional e do trabalho constitui‐se em analisar e compreender a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação, construindo, a partir daí, estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem‐estar das pessoas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Nenhum item está certo.
  • B. Apenas o item I está certo.
  • C. Apenas os itens I e II estão certos.
  • D. Apenas os itens II e III estão certos.
  • E. Todos os itens estão certos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, procurou o pronto-socorro com queixa de dor em aperto no epigástrio, que não melhorava com uso de remédios ou alimentação. Além disso, tinha diarreia não mucosanguinolenta com frequência de cinco vezes por dia, principalmente pela manhã e à noite. Hemograma normal. Foi submetido posteriormente a uma endoscopia digestiva alta que demonstrou laringe, esôfago, estômago e piloro normais, mas presença, na segunda porção duodenal, de várias erosões com fibrina em seu centro e acentuado enantema, intercalado com mucosa íntegra. Perda da nitidez dos pregueamentos. Foi realizado biópsia para anatomopatológico que indicou duodenite crônica, moderada, com infiltrado linfoplasmocitário. Há áreas de exulceração. Foi então diagnosticado com doença de Crhon (DC).

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Homens são ligeiramente mais acometidos que mulheres.

Resolva a questão aqui ›


Em relação às opções de se criar um novo desenho no AutoCAD 2007, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›


A Arquitetura Bioclimática visa promover um ambiente construído com conforto físico, sadio e agradável, adaptado ao clima local, que minimize o consumo de energia convencional e necessite de instalação da menor potência elétrica possível reduzindo, assim, a produção de poluição.

Com o objetivo de aumentar a dissipação de energia do espaço habitado em clima tropical úmido, deve‐se

Resolva a questão aqui ›