Acerca de gestão em saúde, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Albrecht, o bom planejador deve executar o orçamento conforme previamente estipulado, não cabendo a redistribuição de recursos.
Acerca de gestão em saúde, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Albrecht, o bom planejador deve executar o orçamento conforme previamente estipulado, não cabendo a redistribuição de recursos.
A respeito da organização, da estrutura e do funcionamento dos sistemas de saúde, julgue os itens a seguir.
Os acordos estabelecidos entre a instituição e a população são, na maioria das vezes, implícitos e não-sistematizados.
A respeito da organização, da estrutura e do funcionamento dos sistemas de saúde, julgue os itens a seguir.
A avaliação dos serviços de saúde tem por objetivo conhecer o nível de satisfação da população atendida e pode ser de estrutura, de processo ou de resultado. Quando se deseja medir as modificações ocorridas na situação do problema abordado, faz-se uma avaliação de processo.
Julgue os itens seguintes, acerca das modalidades de planos de saúde do servidor público.
Cabe à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a supervisão dos contratos e dos convênios, assim como a participação nas reuniões do conselho deliberativo das operadoras, abstendose de fazer proposições.
A respeito da organização, da estrutura e do funcionamento dos sistemas de saúde, julgue os itens a seguir.
Entre os instrumentos utilizados para avaliar a adequação na organização de serviços de atenção à saúde estão os inquéritos domiciliares, que representam a obtenção de informações relativas a toda população e que se caracterizam como dados secundários.
As estatísticas de mortalidade são, em geral, feitas com base em dados originados das declarações de óbito (DO), as quais contêm informações relevantes acerca da identificação e característica do falecido, sobre as circunstâncias da morte, entre outras. Com relação às características e finalidades da DO no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Para todas as mortes por causas externas (homicídios, acidentes e suicídios), é o médico legista do IML que deve emitir a DO — sempre que existir IML na localidade. Essa determinação, no entanto, não se aplica quando o tempo entre o evento violento e a morte for superior a 30 dias.
A campanha de erradicação da varíola, que ocorreu entre 1966 e 1973 no Brasil, foi o marco da institucionalização das ações de vigilância epidemiológica, que se consolidou com o controle da poliomielite na década de 80. A partir desses eventos, a vigilância epidemiológica teve um papel essencial na reorganização do sistema de saúde brasileiro. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
A lista nacional de notificação de doenças e agravos é elaborada considerando-se, como parâmetros, a magnitude, o potencial de disseminação, a severidade e a relevância social e econômica da doença.