76661 Q943054
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise as assertivas abaixo acerca da dimensão investigativa no exercício profissional, nos termos de Yolanda Guerra, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A intervenção na perspectiva de ação de prática missionária, que adotou a metodologia de caso, grupo ou comunidade, garantiu o estatuto de maioridade intelectual para a profissão, além de possibilitar aos seus protagonistas uma contribuição efetiva às diversas áreas de conhecimento, permitiu se conectar às demandas da classe trabalhadora.
( ) O significado que o trabalho profissional do(a) assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção.
( ) A ne...
76662 Q943053
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa abaixo que é extraída corretamente do primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social, elaborado/promulgado em 1947.
76663 Q943052
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise abaixo as assertivas acerca do Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662/1993:

I. O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional é um princípio fundamental do Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993.
II. Compete aos Conselhos Regionais, nas áreas de suas respectivas jurisdições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, e funcionar como órgão julgador de primeira instância.
III. Constitui direito do(a) Assistente Social a participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

Quais estão corretas?
76664 Q943051
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise as assertivas abaixo que destacam reflexões de José Paulo Netto:

• “(...) enquanto _______, o Serviço Social é indivorciável da ordem _________ – ela cria e funda a profissionalidade do Serviço Social” (Paulo Netto, 1996, p. 70).
• “(...) a partir de meados dos anos 80, patenteia-se que a perspectiva da ____________ não é apenas um vetor legítimo do processo de renovação do Serviço Social no Brasil – evidencia-se o seu potencial criativo, instigante, e, sobretudo, produtivo” (Paulo Netto, 2005, p. 267).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
76665 Q943050
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise as assertivas abaixo que destacam reflexões de Marilda Villela Iamamoto:

• “O serviço social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista ___________” (IAMAMOTO, 1997, p. 77).
• “Dispondo de uma dimensão _____________ – enraizada na produção social contraposta à apropriação privada do trabalho –, a questão social atinge visceralmente a vida dos sujeitos numa luta aberta e surda pela ____________, no embate pelo respeito aos direitos civis, sociais e políticos e aos direitos humanos” (IAMAMOTO, 2018, p. 72).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
76666 Q943049
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa INCORRETA acerca da Lei nº 8.069/1990 (ECA).
76667 Q943048
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa INCORRETA acerca da Lei nº 8.742/1993 (LOAS). 
76668 Q943047
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto Contrarreforma da Previdência Social sob o comando do capital financeiro, Maria Lucia Lopes da Silva (2018), da Revista Serviço Social e Sociedade nº 131.
76669 Q943046
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
De acordo com o Código de Ética de 1993, o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população, trata-se de um(a): 
76670 Q943045
Não definido
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


De olho na geração alfa


Por Viviane Martins




(Disponível em: https://exame.com/colunistas/viviane-martins/de-olho-na-geracao-alfa-que-logo-chega-aomercado-de-trabalho/ – texto adaptado especialmente para esta prova).



Assinale a alternativa que apresenta palavra ou expressão que possa substituir corretamente a expressão “em que” (l. 34) sem causar...