Na taxonomia dos modelos de avaliação de bibliotecas digitais, existem três abordagens com diferentes orientações: a abordagem baseada nos conteúdos, a abordagem baseada nos serviços e a abordagem baseada nos usuários.
Os elementos de avaliação, em qualquer dos modelos, são:
A iniciativa de open archives constitui um marco na história do desenvolvimento da comunicação científica e, por conseguinte, da publicação eletrônica e das bibliotecas digitais.
No que tange às bibliotecas digitais, essa iniciativa promoveu a
Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.
Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva