228381 Q967400
Algoritmos e Estrutura de Dados Algoritmos Conceitos Básicos e Algoritmos
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
A Figura 2 abaixo apresenta um algoritmo escrito no software VisuAlg 3.0:

Imagem associada para resolução da questão Figura 2 – Algoritmo escrito no software VisuAlg 3.0


Ao executar o algoritmo da Figura 2, se forem lidos os números 6, 3, 8 e 1, o que será impresso?
228382 Q967399
Arquitetura de Software E-mag (modelo de acessibilidade de governo eletrônico)
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Segundo o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), em sua versão 3.1, qual das alternativas abaixo deve ser desencorajada no desenvolvimento de sítios e serviços eletrônicos no governo federal?
228383 Q967398
Arquitetura de Software MVC (Model-view-controller)
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
No padrão de arquitetura de software conhecido pela sigla MVC, as letras V e C significam, respectivamente, View (Visão) e Controller (Controlador). Qual o significado da letra M?
228384 Q967397
Arquivologia Administração de Arquivos Acesso à Informação
Ano: 2022
Banca: IBFC
De acordo com Bellotto (2008), “a justificativa para a organização de arquivos públicos está na ordem direta do interesse dos quatro tipos fundamentais de consulentes que deles fazem uso”. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo. 

I. O administrador, isto é, aquele que produz o documento e dele necessita para sua própria informação, na complementação do processo decisório.
II. O cidadão interessado em testemunhos que possam comprovar seus direitos e o cumprimento de seus deveres para com o Estado.
III. O pesquisador, seja o historiador, o sociólogo ou o acadêmico – em busca de informações para trabalhos de análise de comportamentos e eventos passados, podendo ser incluído nessa categoria o estudioso em geral.
IV. O cidadão comum, aqui não mais o int...
228385 Q967396
Arquivologia Conceitos Fundamentais Conceitos e Definições
Ano: 2022
Banca: IBFC
Sobre o conceito de fundo de arquivo, este pode ser aberto ou fechado (DUCHEIN, 1982- 1986). Com base no assunto exposto, assinale a alternativa correta.
228386 Q967395
Arquivologia Protocolo Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário
Ano: 2022
Banca: IBFC
Assinale a alternativa incorreta sobre as rotinas técnicas de recebimento e classificação de documentos em um serviço de protocolo.
228387 Q967394
Arquivologia
Ano: 2022
Banca: IBFC
O Art. 3º da Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, define:

“Considera-se ______ o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua ______, tramitação, uso, ______ e arquivamento em fase ______ e ______, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

228388 Q967393
Arquivologia Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário Ciclo Vital /Teoria das Três Idades
Ano: 2022
Banca: IBFC
Na obra “Arquivos Modernos: princípios e técnicas” (2006), Schellenberg fundamenta a teoria de valores primários e secundários dos documentos de arquivo, base das estratégias de avaliação de documentos para transferências, eliminações e recolhimentos. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta.
228389 Q967392
Arquivologia Conceitos Fundamentais Ciências Auxiliares (Diplomática, Paleografia)
Ano: 2022
Banca: IBFC
Leia abaixo, o trecho retirado da obra “Como fazer análise Diplomática e Tipológica de documentos de arquivo” (BELLOTTO, 2002). 

“Enquanto a ______ é o objeto da Diplomática, a Tipologia Documental, representando melhor uma extensão da diplomática em direção à ______, tem por objeto o ______, entendido como a “configuração que assume a espécie documental de acordo com a ______ que a gerou”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

228390 Q967391
Arquivologia Conceitos Fundamentais Conceitos e Definições
Ano: 2022
Banca: IBFC
Sobre o conceito de Identificação Arquivística, Rodrigues (2012) ressalta que se trata de “uma metodologia de pesquisa que se desenvolve, nos parâmetros do rigor científico, como tarefa preliminar e necessária às funções arquivísticas de classificação, avaliação, descrição e também para o planejamento da produção documental”. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. Consiste em estudar analiticamente o documento de arquivo e o vínculo que mantém com o órgão que o produziu.
II. Consiste em um diagnóstico da realidade da situação do acervo arquivístico, apenas para fins estatísticos.
III. É realizada a partir de um conjunto de atividades integradas em duas etapas: identificação de órgão produtor (elemento orgânico e funcional) e identificação de tipos d...