As sub-regiões zona da mata, meio-norte, agreste e sertão fazem parte de que região do Brasil?
A região Nordeste do Brasil é formada por quais estados?
A falta de água para consumo humano deverá ser o principal problema ambiental deste milênio. Estudo publicado pela revista Science em julho de 2000 indica que 1,75 bilhão de pessoas já enfrentam severa escassez de água no planeta. Segundo projeções dos cientistas, até 2025 3,3 bilhões de pessoas já não terão mais água para irrigação. As áreas mais atingidas são:
Entre as grandes conferências mundiais que, nas derradeiras décadas do século XX e geralmente sob os auspícios das Nações Unidas, procuraram debater temas fundamentais para a vida das sociedades, destaca-se a realizada em Kyoto, no Japão, cujo Protocolo então adotado propõe
As afirmativas sobre a água doce estão corretas, EXCETO:
As alternativas abaixo estão relacionadas com a biodiversidade, EXCETO:
O Protocolo de Kyoto tem o objetivo de:
Tsunami é uma onda ou série de ondas causada por uma perturbação que desloca uma imensa massa d'água de sua situação normal de equilíbrio. De acordo com os estudos realizados, essa onda poderá ser provocada por terremotos (como é o caso do que atingiu Ásia e África, em dezembro de 2004) em que o solo submarino sofre grande desnivelamento, deslizamentos de terra, tanto no fundo do mar quanto na costa, erupções vulcânicas, explosões nucleares ou queda de corpos celestes, como meteoritos e asteróides no mar. Em 26 de dezembro de 2004, no oceano índico, na costa da Sumatra, no sul da Ásia, países foram afetados pelo tsunami, provocando uma das catástrofes mais colossais da história. Indaga-se: Dos países abaixo relacionados, indique aquele que não fora atingido:
Nos termos da Constituição do Estado, será levado em conta, prioritariamente, na instalação das unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, o seguinte:
A economia do Maranhão e do Piauí vem apresentando um certo crescimento, nos dias correntes de 2006, graças, como ocorreu no Centro-Oeste brasileiro e mesmo no Sul, ao desenvolvimento de agronegócios, centrados na exportação de