
Com relação a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

Com relação a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A relação sintático-semântica entre os dois períodos iniciais pode ser explicitada pela substituição de ponto final por vírgula, e pela inserção da expressão tanto é assim que antes de “Poucos discordam”, com as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Transpondo-se a frase enquanto lia esse texto tão sugestivo para a voz passiva, a forma verbal resultante será
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Estão corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase:
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Está correta a articulação entre os tempos e modos verbais na frase:




O texto apresentado constrói-se de forma impessoal. Em que passagem o(s) verbo(s) NÃO se apresenta(m) de forma impessoal?
Assinale a alternativa em que o tempo e o modo do verbo grifado estejam classificados incorretamente.
Análise da foto do satélite Nova frente fria avança rapidamente pelo país e se associa às áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste e o Centro- Oeste, causando chuva moderada a forte no centro-norte do MS, sul do MT, centro-sul de GO, centro-norte e leste de SP e Triângulo Mineiro; chuviscos isolados no centro-leste de SC, leste do PR, Sudeste e Centro-Oeste (exceto no norte de MG e ES), a nebulosidade fica variável. A TRIBUNA/ Santos, QUARTA-FEIRA, 4 de janeiro de 2006.
Assinale a alternativa cujo verbo grifado apresente a mesma regência verbal do verbo associar no trecho acima: