26771 Q702977
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: MSConcursos
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
26772 Q702976
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

A frase acima permanecerá correta caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por

26773 Q702975
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O verbo entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:
26774 Q702972
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

“O tempo escasseia e os mesmos exatos 60 minutos que a física diz que uma hora contém viram uma fração ínfima do tempo de que precisamos.”

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado na frase apresentada está grifado em

26775 Q702968
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 11.

Na linha 13, a forma verbal “começaram” está flexionada no plural porque concorda com o núcleo do sujeito da oração, o termo “séculos”.
26776 Q702967
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
A sequência dominante do texto apresenta verbos flexionados no
26777 Q702966
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

Em relação ao elemento linguístico [1], afirma-se:

I Deveria estar flexionado no plural porque concorda com o sujeito correntes de filósofos e ativistas.

II Está flexionado no singular por se tratar de um verbo impessoal e utilizado no sentido de existir.

III Se for substituído pelo verbo existir, este deve ser flexionado no plural.

IV Se for substituído pelo verbo existir, este deve ser flexionado no singular

Das afirmativas, estão corretas

26778 Q702964
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para palavras e expressões destacadas do texto, julgue os itens que se seguem.

“apresentam” (linha 28) por apresentem
26779 Q702963
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Considerando o trecho “Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza, escreveu, em O primeiro homem: ‘A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma’” (linhas de 19 a 22), julgue os itens a seguir no que se refere às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto.

Para se referir à pobreza, que tão bem conhecera, Camus criou a seguinte oração: “A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma”. Nessa oração, o verbo escolhido pelo escritor francês é de ligação e está flexionado no plural para concordar com o sujeito, que é composto.
26780 Q702962
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
Quanto à flexão para o plural, assinalar a alternativa NCORRETA: