Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.
A retirada das vírgulas que separam a expressão "no término deste exercício" (l.2) não comprometeria a correção gram...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base na organização do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 16, a substituição dos travessões por parênteses ou por duas vírgulas preservaria a coerência da argumentação e respeitaria as regras gramaticais.
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Analise a pontuação do trecho seguinte: "Motivo alegado pelas autoridades: o estrangeiro não pode entrar porque é mutilado e tem mais de 60 anos de idade." Os dois pontos usados têm a função de indicar a introdução de uma: