Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa da FCC

Atente para as afirmações abaixo.

I. A expressão espontânea opção (4º parágrafo), empregada por Drummond, não é inteiramente redundante, pois o qualificativo espontânea reforça o caráter voluntário da escolha.

II. A alusão de Drummond ao majestoso aparelho de 92 peças (5º parágrafo) revela a contradição entre a riqueza da poeta e a simplicidade e a humildade dos temas e pessoas tratados em sua poesia.

III. A expressão cultivadamente rude (6º parágrafo), de que Cora Coralina se vale para falar de si mesma, é propositalmente paradoxal, pois rude pode significar “não cultivado”. Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e II, apenas.

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Atente para as seguintes afirmações:

I. Na frase Isso me fez lembrar uma visita que recebemos em casa, eu ainda menino, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por aonde eu ainda era menino.

II. Transpondo-se para a voz passiva a frase Socorreu- me a filha adolescente, a forma verbal resultante será tendo-me socorrido.

III. No contexto, a expressão Brasileiro é assim mesmo é um caso típico de generalização abusiva, como a que também ocorre em os alemães são pragmáticos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

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Considere as afirmativas feitas a seguir. Está INCORRETO o que consta em:

  • A.

    O adjetivo áspero está flexionado no grau superlativo, em sua forma sintética: aspérrima educadora.

  • B.

    A imprensa, arauto do progresso, e a elegância, modelo do esnobismo...

    Os segmentos grifados se classificam sintaticamente como complementos nominais das expressões a que se referem.

  • C.

    ... que acabava de ser inventado em França.

    Ruas arrasaram-se...

    As formas verbais grifadas são exemplo de voz passiva.

  • D.

    Ninguém! Absolutamente ninguém.

    O ponto de exclamação denota ênfase do autor.

  • E.

    Para que a era se firmasse fora preciso a transfiguração da cidade.

    O emprego da forma verbal grifada denota ação passada, anterior a outra, também passada.

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Aos primeiros, tudo: destaque, nome completo, cobertura constante etc. Aos outros, silêncio ou, quando muito, críticas azedas. Desta forma valorizam-se falsos valores e cometem- se graves erros de avaliação.

Considerado o trecho acima, afirma-se com correção:

  • A.

    A forma verbal implícita em cada uma das duas frases iniciais é “concedem-se”.

  • B.

    Os dois-pontos introduzem uma síntese coerente e precisa das coisas referidas genérica e informalmente por tudo.

  • C.

    Ao encadear dois segmentos, a conjunção ou vem reposicionar o primeiro termo na argumentação, colocando-o, então, como a primeira de duas possibilidades.

  • D.

    Ao caracterizar o silêncio, a expressão quando muito equivale a “no máximo”.

  • E.

    O emprego simultâneo de valorizam-se e valores constitui redundância condenável, visto que, nesse caso, o excesso não confere maior vigor ao que se exprime na frase.

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Há uma passagem em A era dos impérios de Eric Hobsbawm em que o historiador exprime a sua perplexidade em face do discurso sobre a diferença entre “partes avançadas e atrasadas, desenvolvidas e não desenvolvidas do mundo”:

Considerado o fragmento acima, a alteração que mantém o sentido original e o respeito às regras do padrão culto escrito é a proposta em:

  • A.

    colocação de uma vírgula após a palavra impérios.

  • B.

    substituição de em face do discurso por “frente o discurso”.

  • C.

    substituição de em face do discurso sobre a diferença por “face à face com o discurso a cerca da diferença”.

  • D.

    substituição de “partes avançadas e atrasadas, desenvolvidas e não desenvolvidas do mundo” por “partes mundiais avançadas e atrasadas, desenvolvidas e não desenvolvidas”.

  • E.

    substituição de em que o historiador exprime a sua perplexidade em face do discurso por “na qual o historiador exprime a própria perplexidade diante do discurso”.

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O tratamento dado ao mito em uma obra de referência, como o dicionário de onde foi extraído o verbete sobre Narciso, implica algumas características do texto, tais como

  • A.

    a ordem direta na construção das frases e a redução dos episódios a um núcleo mínimo essencial.

  • B.

    o predomínio do tempo presente e a preferência pela argumentação em detrimento da narração.

  • C.

    a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa e a ordem direta na construção das frases.

  • D.

    a inexistência de adjetivação e a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa.

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Atente para as afirmações abaixo.

I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção.

II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se.

III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    II, apenas.

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No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar.

É correto afirmar que a articulação lógica entre as afirmativas iniciais do texto se estabelece com base na noção de

  • A.

    finalidade e explicação.

  • B.

    constatação e causa.

  • C.

    consequência e finalidade.

  • D.

    causa e consequência.

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Permanentemente as pessoas se apropriam e refazem discursos pré-existentes, gerando novos significados, devolvendo à audiência novos textos, que se recombinam com outros, gerando uma infinita cadeia de textos e de significados. Isso vai dos textos a conversas cotidianas. Desse modo, quando os diversos tipos de textos dialogam entre si ocorre

  • A.

    o discursivismo.

  • B.

    a intertextualidade.

  • C.

    o estruturalismo.

  • D.

    o simbolismo.

  • E.

    a iconicidade.

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Atenção: As questões de números 29 e 30 referem-se à tirinha abaixo.

Sobre as características gerais da tirinha, é correto afirmar:

  • A.

    Há um predomínio tão grande das falas das personagens nos dois quadrinhos iniciais e no último que as imagens ficam em segundo plano na fruição da tirinha pelo leitor.

  • B.

    O humor provém não apenas do teor da pergunta final de Miguelito a Mafalda, mas também do fato de a curiosidade ter se mantido inarticulada durante um bom tempo.

  • C.

    O início da tirinha só faz sentido como continuação de uma tirinha anterior, já que não há qualquer menção ao fato de que Mafalda lia um livro para Miguelito.

  • D.

    Mais do que humor, o que se vê na tirinha é o estranhamento provocado por situações incongruentes, como a mistura entre a leitura e o jogo de boliche.

  • E.

    O terceiro e o quarto quadrinhos são absolutamente dispensáveis, pois não contêm nenhuma fala dos personagens e, assim, nenhuma nova informação.

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