1691 Q615511
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos

Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

I - Segundo o eu lírico do poema, o que define um poeta é alguém que não é alegre nem triste, quem canta porque o instante existe e cuja vida está completa.

II - A palavra “instante”, no primeiro verso, não está relacionada apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas.

III - “Eu canto porque o instante existe / E a minha vida está completa”. Nos versos acima, “porque” (verso 1) é uma conjunção coordenativa explicativa; “E” (verso 2) é conjunção coordenativa aditiva.

IV - A palavra “fugidias” (2ª...

1692 Q615510
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos
Na terceira estrofe, há uma figura de linguagem nas palavras: desmorono / edifico, permaneço / me desfaço, se fico / passo. Ela representa as dúvidas ou as incertezas do eu lírico, ou ainda o que ele não consegue ou não quer definir sobre si mesmo. Falamos de:
1693 Q615509
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos

De acordo com o texto, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - O eu lírico afirma que seu amor não é estranho, não é marcado pela contradição, nem pelos opostos.

II - O eu lírico do poema afirma que o amor se alegra com o sofrimento do ser amado, como se isso desse ao sentimento um valor maior.

III - Segundo o poema, o amor deseja a resistência do coração. Ela proporciona a eterna aventura em que persiste o eu lírico. Ele prefere essa situação a ter uma vida mal-aventurada.

IV - O que é importante nesse maior amor, não é o “ser amado”, mas o próprio sentimento, o “estar apaixonado”. Por isso, a realização faria o amor acabar....

1694 Q615494
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Diretoria de Esino da Marinha
Assinale a opção que sintetiza a ideia principal do texto.
1695 Q615493
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Diretoria de Esino da Marinha

Assinale a opção que identifica corretamente o tipo de estrutura argumentativa do enunciado abaixo,

1696 Q615492
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Diretoria de Esino da Marinha
Que opção apresenta a característica do comportamento humano sugerida pelo dito popular "Se o falar é prata, o silêncio é ouro"?
1697 Q615491
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em relação às ideias apresentadas no fragmento “Prazer e Vocação”, marque a alternativa INCORRETA:
1698 Q615490
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Nas assertivas abaixo, marque “V” para a(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final responda o que se pede.

( ) No oitavo parágrafo do texto, os sentidos de “armadilhas” e de “benefício”, respectivamente, no contexto em que se inserem são certezas e risco.

( ) Constituem critérios para as escolhas: preferências, renúncias, desafios e satisfação.

( ) Semanticamente, o pensamento de Albert Schweitzer está ratificado em “Não se pode ser bom pela metade”.

( ) Uma característica apresentada pela vida que é justificativa para a necessidade de se fazer escolhas é a instabilidade.

Marque a alternativa que contém a sequência de r...

1699 Q615489
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
O texto foi dividido em dois momentos. No primeiro, “Tempo de Escolher”, é CORRETO afirmar que:
1700 Q615488
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
De acordo com o texto, uma característica apresentada pela vida que é justificativa para a necessidade de se fazer escolhas é: