2501 Q145940
Pedagogia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

2502 Q163622
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: ADVISE

Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:

2503 Q163620
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:

2504 Q163618
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:

2505 Q163616
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:

2506 Q163613
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:

2507 Q163611
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

2508 Q163596
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No ambiente escolar, a gestão democrática consiste

2509 Q163526
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.

a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.

b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.

c. ( ) Parecer é um instrumento de comu...

2510 Q163506
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: ADVISE

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor: