2301 Q1097874
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 8.069 de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os direitos enunciados no estatuto aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, independentemente de suas circunstâncias particulares.
( ) Considera-se criança a pessoa até onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre onze e dezessete anos.
( ) A criança e o adolescente não gozam de todos os direitos inerentes à pessoa humana, o que muda com o atingimento da fase adulta.

As afirmativas são, respectivamente, 
2302 Q1097873
Pedagogia Educação Infantil
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A escola percebe que um dos seus alunos tem a carteira de vacinação incompleta e notifica os responsáveis.

Essa atitude está 
2303 Q1097872
Pedagogia Educação Infantil
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O assistente de sala é fundamental para garantir o bom funcionamento da rotina escolar, proporcionando suporte ao professor e cuidado direto às crianças.

As opções a seguir apresentam atribuições do assistente de sala, à exceção de uma. Assinale-a.
2304 Q1097871
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 8.069 de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Com relação ao direito à educação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A escola contatará o Conselho Tutelar apenas em último caso em situações de maus-tratos parentais a um aluno.
( ) Os pais ou responsáveis poderão participar da definição das propostas educacionais da escola.
( ) A escola deverá respeitar os valores culturais próprios ao contexto social da criança e do adolescente.

As afirmativas são, respectivamente,  
2305 Q1097846
Pedagogia Legislação da Educação Educação Infantil Alfabetização e Letramento + 1
Ano: 2025
Banca: Avança SP
De acordo com a Política Nacional de Alfabetização, quando uma criança ou um adulto analfabeto se dá conta de que os caracteres alfabéticos não são meros sinais gráficos, mas que, individualmente ou em grupo, representam os sons da fala (ou os fonemas da língua, para ser mais exato), essa situação demonstra que a pessoa compreendeu qual dos princípios abaixo destacado?
2306 Q1097845
Pedagogia Educação Infantil Alfabetização e Letramento
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Na sequência foram destacadas algumas habilidades que são proporcionadas pelo letramento. No entanto, uma das alternativas refere-se à alfabetização, assinale-a:
2307 Q1097844
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Por meio das alternativas abaixo, foram destacadas algumas das características dos gêneros discursivos. Analise cada alternativa e assinale a que foi elaborada de forma INCORRETA.
2308 Q1097843
Pedagogia Legislação da Educação Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Em relação aos ciclos de aprendizagem, segundo a BNCC, na transição para o ensino fundamental, são trabalhadas as aprendizagens de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, as quais se referem a:

I – Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
II – Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
III – Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
IV – Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, p...
2309 Q1097842
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que corresponde à forma por meio da qual a criança aprende os sentidos atribuídos pela cultura às coisas, ao mundo e às pessoas.
2310 Q1097841
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática 
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Sobre a construção do conhecimento matemático e o papel da Matemática no ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
[ ] A matemática não faz parte da vida de todas as pessoas, pois depende de conhecimentos específicos para que possa ser trabalhada, ou seja, depende do nível de instrução de cada indivíduo.
[ ] A matemática não tem relação com as demai...