Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem da VUNESP

Estudos sobre a docência na universidade, realizados no final do século passado e outros mais recentes, deste século, apontam a importância dos vários saberes da docência: os da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos. Analisando a relação dos saberes da experiência ou da prática com os demais saberes no ensino superior, é possível afirmar que o(a)
  • A. subordinação das experiências docentes e o ajuste das aulas aos saberes da Pedagogia e do ensino, de um lado, e de outro, aos saberes científicos específicos da área de docência garantem que a teoria molde a prática, regule seus procedimentos e elimine as dificuldades cotidianas.
  • B. análise crítica dos saberes da experiência, construídos nas práticas, deve ocorrer confrontando-os e ampliando- os com base nos saberes da educação, da Pedagogia e do ensino, de modo que o docente construa uma identidade epistemológica decorrente dos saberes científicos e do ensinar.
  • C. professor precisa dominar os conhecimentos específicos de sua disciplina e os de sua área especializada de pesquisa, pois são eles os norteadores da prática docente cotidiana. Aos saberes pedagógicos cabe a função primordial de especificar as melhores técnicas que serão aplicadas nas aulas.
  • D. professor precisa dominar os conhecimentos específicos de sua disciplina e os de sua área especializada de pesquisa, pois são eles os norteadores da prática docente cotidiana. Aos saberes pedagógicos cabe a função primordial de especificar as melhores técnicas que serão aplicadas nas aulas.
  • E. análise crítica dos saberes da experiência deve estar focada na elaboração dos planos de ensino e de aulas dos professores, valendo-se, para isso, dos fundamentos da Pedagogia e dos saberes científicos, pois são os planos bem elaborados que garantem aulas e cursos sem dificuldades.
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Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do século XX e intensificados dos anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo avançar e, para isso, deve
  • A. ser um excelente expositor para que o aluno se inspire no seu modelo de saber e reproduza com precisão os conhecimentos transmitidos em aula, os quais serão utilizados em suas pesquisas, estágios, atuação profissional e até na pós-graduação, se for o caso.
  • B. organizar aulas que evitem conflitos, divergências e discussões de modo que o aluno se sensibilize em relação ao objeto de conhecimento e desenvolva respeito e admiração em relação aos saberes do mestre.
  • C. evitar, em aulas iniciais de seus cursos, a apresentação de filmes e outros recursos audiovisuais, pois eles desconcentram os alunos do aprender e impedem a mobilização para o conhecimento, o que não acontece com tais recursos quando o curso está mais avançado.
  • D. desafiar, estimular e ajudar o aluno na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem, o que requer um clima favorável à interação, ao questionamento, à divergência e adequado aos processos de pensamentos críticos e construtivos.
  • E. restringir, em classes numerosas, o trabalho pedagógico a partir das necessidades dos alunos, buscando mobilizá- los para o conhecimento, a partir da relevância dos conteúdos da disciplina para seu futuro êxito profissional.
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Ivete, Técnica de Assuntos Educacionais numa universidade pública, a pedido da Pró-Reitoria acadêmica, colocou em discussão com seus professores a possibilidade de participação dos estudantes de ensino superior na avaliação de sua própria aprendizagem. Após algumas sessões de leitura, estudo e debates de textos de especialistas sobre essa questão, o grupo decidiu favoravelmente a essa participação, levando em conta que
  • A. o conjunto dos alunos do ensino superior é suficientemente maduro e já sabe o que quer, podendo oferecer ao corpo docente dados ricos para a reformulação tanto da prática de ensino quanto dos procedimentos e instrumentos de avaliação.
  • B. desse modo, calar-se-iam os numerosos alunos que se queixam a respeito da correção de provas e trabalhos, alegando falta de critério objetivo por parte dos docentes, como também evitar-se-iam reclamações à coordenação e à ouvidoria, oferecendo tranquilidade aos professores.
  • C. a carga de trabalho e de responsabilidades que pesa sobre os professores, em relação à avaliação da aprendizagem e às tarefas que ela implica seria significativamente aliviada, permitindo-lhes dedicarem-se com mais afinco ao ensino e à pesquisa.
  • D. a interferência dos aspectos subjetivos e emocionais dos docentes nas avaliações seria minimizada com a participação dos estudantes de ensino superior nesse processo que, provavelmente, avançaria em precisão, objetividade e lisura.
  • E. da contribuição dos alunos, na análise e avaliação de sua própria aprendizagem, podem-se extrair subsídios para docentes reorientarem práticas de ensino ou alimentarem seus programas de formação continuada sobre ensino-aprendizagem e práticas de estudos dos estudantes.
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Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que “o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária...”. Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,

  • A.

    ainda que os desafios colocados para os alunos sejam impossíveis de serem atingidos, sua importância está na motivação que proporciona.

  • B.

    os temas escolhidos pelo professor são trabalhados pela turma tendo em vista a transmissão de um rico patrimônio cultural.

  • C.

    para que o aluno aprenda os conteúdos do programa, o projeto deve se tornar uma simples estratégia de motivação.

  • D.

    parte-se de temas que são de interesse da turma e a metodologia é bastante ativa.

  • E.

    desconsidera-se a vinculação do trabalho por projeto com a intencionalidade do trabalho educativo como um todo.

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Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  • A.

    aleatório; desenvolvimento e afinidade.

  • B.

    aleatório; maturação e faixa etária.

  • C.

    desenvolvimento; afinidade e maturação.

  • D.

    faixa etária; desenvolvimento e afinidade.

  • E.

    faixa etária; desenvolvimento e agilidade.

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Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.

•________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.

•________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

•________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.

•________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa

  • B.

    Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica

  • C.

    Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica

  • D.

    Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa

  • E.

    Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica

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Um dos objetivos do registro reflexivo de todo o trabalho educativo é

  • A.

    a sistematização das rotinas e a avaliação normativa das competências de alunos e professores.

  • B.

    criar comunidades de aprendizagens e coletar e sistematizar dados científicos.

  • C.

    sistematizar o conjunto dos processos e resultados, visando análise, avaliação institucional e encaminhamentos futuros.

  • D.

    sistematizar os processos de avaliação de desempenho e eficiência do atendimento ao pré-escolar.

  • E.

    atender as exigências burocráticas dos órgãos oficiais e instituir um mecanismo de controle sobre o trabalho educativo.

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A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  • A.

    Educação Infantil como política redistributiva.

  • B.

    família nuclear.

  • C.

    criança como sujeito de direitos.

  • D.

    Educação Infantil como política compensatória.

  • E.

    bem-estar social.

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  • A.

    I – a; II – e; III – d; IV – c; V – b.

  • B.

    I – c; II – a; III – d; IV – e; V – b.

  • C.

    I – b; II – e; III – c; IV – d; V – a.

  • D.

    I – d; II – c; III – a; IV – e; V – b.

  • E.

    I – a; II – b; III – c; IV – d; V – e.

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Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    jogos … corporeidade … disputas … coletividade

  • B.

    conteúdos … elaboração … conceitos … ação

  • C.

    projetos … argumentação … opiniões … democracia

  • D.

    planejamentos … relação … projetos … individualidade

  • E.

    métodos … sistematização … procedimentos … resposta

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