451 Q145522
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Reis & Reis Auditores Associados

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

452 Q145520
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.

453 Q145518
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:

I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.

II. elabora provas contextualizadas.

III. privilegia a memorização dos conteúdos.

IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.

V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.

Estão corretas:

454 Q145516
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

455 Q145502
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

456 Q145237
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SOLER Instituição Soler de Ensino

Observe a figura a seguir:

É uma forma bem humorada de retratar a poluição:

457 Q144925
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

458 Q144923
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

459 Q144876
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.

460 Q144530
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído: