3171 Q176180
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Considerando a prática interdisciplinar na construção do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.
3172 Q176178
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A educação como direito social está garantida no Artigo 205 da Constituição Federal: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A escola enquanto instituição formadora tem como função, EXCETO:
3173 Q176156
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.
3174 Q176154
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
3175 Q176133
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

3176 Q176129
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:
3177 Q176126
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.

3178 Q176110
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Acerca da interdisciplinaridade, assinale a afirmativa INCORRETA.

3179 Q176102
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Com relação à didática, é correto afirmar que

3180 Q176099
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Acerca do PNE, assinale a afirmativa INCORRETA.