Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), o nutricionista colocou ovo cozido (300 porções) em seu cardápio. Em sua ficha técnica de preparação, recomendava submeter o ovo à cocção, em temperatura de ebulição, por dez minutos (tempo ideal para a cocção de ovos naquela região). Porém, naquele dia, o nutricionista não acompanhou seus funcionários na produção. Na hora do almoço, uma consumidora chegou ao local e chamou o nutricionista para dizer que a preparação estava com odor desagradável e gema de coloração esverdeada e que ela achava que estava estragada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.
Os ovos apresentaram coloração esverdeada porque já estavam armazenados há muito tempo e estavam velhos.Determinado paciente de trinta e cinco anos da idade foi encaminhado por seu cardiologista a um nutricionista. Na consulta nutricional, ele relatou que sabe que sua alimentação não é muito saudável e afirmou que quer mudá-la. Disse que lê muito a respeito de alimentação saudável, gosta de cozinhar e preparar seus próprios alimentos, porém não tem tempo para fazer compras e se planejar, além de não ter horário disponível em sua agenda para praticar uma atividade física.
Considerando a situação hipotética e o modelo transteórico ou modelo de estágios de mudança de comportamento, julgue os itens subsecutivos.
O paciente mencionado está no estágio de decisão do processo de mudança do comportamento.Um paciente de cinquenta anos de idade e histórico de uso abusivo de álcool procurou uma unidade hospitalar. De acordo com a anamnese do paciente, o médico registrou queixas de hiporexia, náuseas e vômitos. No exame, foram observadas ascite, icterícia e perda muscular. O paciente foi internado com quadro de confusão mental e com hipótese diagnóstica de cirrose hepática alcoólica.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente apresenta risco nutricional.