
Em relação ao caso clínico apresentado e aos aspectos diversos a ele pertinentes, julgue os itens seguintes.
As últimas diretrizes brasileiras de diabetes recomendam que, no plano alimentar de um paciente com diabetes, a quantidade total de carboidratos não seja inferior a 130 g/dia e o percentual de carboidratos em forma de sacarose não ultrapasse 5%.
Em relação ao caso clínico apresentado e aos aspectos diversos a ele pertinentes, julgue os itens seguintes.
A alimentação do indivíduo com diabetes deve ser variada e ter como objetivos manter seu peso saudável, uma proporção adequada de sua gordura corporal, e seus níveis de pressão arterial e lipídios séricos adequados, além de contribuir para prevenir e alcançar metas de controle da glicemia, tanto no jejum quanto antes e após as refeições.Um homem com trinta e nove anos de idade foi encaminhado para avaliação e tratamento, com diagnóstico clínico de obesidade e síndrome metabólica. Ele apresenta índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m2, altura de 170 cm e circunferência da cintura de 120 cm. Possui padrão alimentar irregular, com presença de todos os grupos de alimentos, mas com baixa frequência de consumo de frutas e hortaliças. Realiza três refeições principais por dia (desjejum, almoço e jantar), sem regularidade de horários, geralmente fora de casa, e não pratica atividade física regular.
Acerca desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Como a glicemia de jejum sérica acima de 100 mg/dL é critério obrigatório pa...Um homem com trinta e nove anos de idade foi encaminhado para avaliação e tratamento, com diagnóstico clínico de obesidade e síndrome metabólica. Ele apresenta índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m2, altura de 170 cm e circunferência da cintura de 120 cm. Possui padrão alimentar irregular, com presença de todos os grupos de alimentos, mas com baixa frequência de consumo de frutas e hortaliças. Realiza três refeições principais por dia (desjejum, almoço e jantar), sem regularidade de horários, geralmente fora de casa, e não pratica atividade física regular.
Acerca desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
O paciente do caso em tela apresenta IMC de grau II, limítrofe para obesidad...Um homem com trinta e nove anos de idade foi encaminhado para avaliação e tratamento, com diagnóstico clínico de obesidade e síndrome metabólica. Ele apresenta índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m2, altura de 170 cm e circunferência da cintura de 120 cm. Possui padrão alimentar irregular, com presença de todos os grupos de alimentos, mas com baixa frequência de consumo de frutas e hortaliças. Realiza três refeições principais por dia (desjejum, almoço e jantar), sem regularidade de horários, geralmente fora de casa, e não pratica atividade física regular.
Acerca desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Indivíduos com IMC igual ou acima de 30 kg/m2 são considerados obesos e apre...Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), o nutricionista colocou ovo cozido (300 porções) em seu cardápio. Em sua ficha técnica de preparação, recomendava submeter o ovo à cocção, em temperatura de ebulição, por dez minutos (tempo ideal para a cocção de ovos naquela região). Porém, naquele dia, o nutricionista não acompanhou seus funcionários na produção. Na hora do almoço, uma consumidora chegou ao local e chamou o nutricionista para dizer que a preparação estava com odor desagradável e gema de coloração esverdeada e que ela achava que estava estragada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.
A cor esverdeada deve‐se à ligação do enxofre presente na clara com o ferro presente na gema. O sulfeto d...